segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Lançamento de livro sobre Maria de Olhão e inauguração de exposição “Mercados de Olhão”



A obra “Biografia de Maria Odete Leonardo da Fonseca – Maria de Olhão”, será lançada na próxima sexta-feira, dia 12, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Olhão. Antes, pelas 18h00, procede-se à inauguração da exposição documental “Os Mercados de Olhão”, no Museu da Cidade.
A vida e obra de Maria Odete Leonardo da Fonseca, olhanense célebre mais conhecida por Maria de Olhão, podem ser descobertas através da obra “Biografia de Maria Odete Leonardo da Fonseca – Maria de Olhão”, que a Câmara Municipal decidiu editar por proposta do autor, José Honrado Miranda.
Maria de Olhão, pseudónimo que adoptou para escrever sobretudo em jornais regionais e locais, faleceu há cerca de um ano. Viveu grande parte da sua vida em Lisboa onde se dedicou ao ensino – licenciou-se em Filologia Clássica – a deficientes visuais, mas nunca esqueceu a sua terra. Esta biografia, que perpetua a obra e o modo de pensar a sociedade de Maria de Olhão, foi escrita por outro ilustre olhanense e amigo da biografada, José Honrado Miranda. Reside em Lisboa desde 1939, onde fez carreira na Segurança Social, é autor de várias obras e está ligado ao jornalismo há várias décadas.
“Os Mercados de Olhão” é o título da exposição documental que estará patente a partir de dia 12 no Museu da Cidade. Tem por base a documentação que o Arquivo Histórico tem sob sua custódia relativa a este edifício. Esta mostra pretende traçar um fio condutor da história dos mercados de Olhão, desde a sua edificação, no século XIX, até ao edifício que conhecemos hoje, inaugurado em 1916.
Trata-se de uma proposta para olhar de forma diferente um dos ex-libris da cidade olhanense, à volta do qual existe documentação variada que agora se dá a conhecer.

Macário Correia diz que vai "Arrumar a Casa"


"A Câmara Municipal de Faro realiza na próxima quarta feira, dia 10 de Fevereiro, uma reunião na qual serão apresentadas um vasto conjunto de propostas que visam munir a instituição de ferramentas normativas indispensáveis para uma mais produtiva organização interna e para um relacionamento mais transparente com os munícipes. Sem regras não há clareza. Sem regras abre-se caminho para decisões discricionárias que podem ferir o interesse público e a gestão rigorosa do dinheiro dos contribuintes", informa a edilidadfe em nota de imprensa que transcrevemos.
"Estas propostas são estruturantes. Por um lado, regulam o funcionamento interno da Câmara com vista a uma estrutura mais ligeira, ágil e desburocratizada, em que cada colaborador conhece a função que lhe está cometida e os circuitos de decisão que o devem conduzir. Numa palavra, uma organização concebida e pensada para servir a comunidade com zelo, diligência e sentido de responsabilidade. Por outro, os regulamentos que conformam o relacionamento da Câmara com os particulares: venda ambulante, utilização e cedência de instalações desportivas, normas de apoio ao associativismo cultural e desportivo, urbanização e edificação, tabela de taxas e licenças, normas de cedência de viaturas a instituições, que em alguns casos não existiam e que noutros estavam desactualizados e sem aplicação.
É básico criar normas para que a actuação da Câmara esteja subordinada a critérios objectivos, claros e iguais para todos, o que é uma garantia de imparcialidade nas decisões a tomar. Os regulamentos são as leis das autarquias. Faro vai ter melhores leis.
Além deste esforço para produzir normas, a Câmara preparou um Plano de Prevenção da Corrupção e Infracções Conexas. Este plano, em face da legislação em vigor que fixava um prazo de 90 dias para a sua elaboração e aprovação, deveria ter sido apresentado ao Conselho de Prevenção da Corrupção a 10 de Outubro de 2009. Tal não foi observado e o plano que ora se submete teve que ser gerado de raiz, pois não foram dados quaisquer passos no sentido de o conceber em tempo útil e será actualizado com base nas alterações orgânicas que se estão a promover.

Em agenda:

• Regulamento de Organização Interna dos Serviços Municipais;
• Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças;
• Regulamento de Venda Ambulante;
• Regulamento Geral de Gestão, Utilização e Cedência de Instalações Desportivas Municipais;
• Regulamento da Urbanização e Edificação do Município de Faro;
• Contratos de Gestão dos Espaços Verdes, das áreas balneares e dos núcleos urbanos das ilhas do concelho de Faro;
• Revisão de representações internacionais;
• Plano de Prevenção da Corrupção e Infracções Conexas;
• Normas de Apoio ao Associativismo Desportivo;
• Normas de Apoio ao Associativismo Cultural".

Lagos: VIII Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade



Inscritos mais de 300 atletas de 10 países

Patinadores dos vários cantos do mundo juntam-se nas “Terras do Infante” para mostrar o que é adrenalina!
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro decorre a VIII edição do Torneio Internacional de Patinagem de Velocidade “Terras do Infante”, um evento organizado pelo Roller Lagos Clube de Patinagem, Federação de Patinagem de Portugal, Associação de Patinagem do Algarve e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

Nas últimas edições, o Torneio tem contado com a participação de atletas internacionais dos Estados Unidos da América, Chile, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Finlândia e Portugal, com mais de 250 atletas em cada edição.
A oitava edição conta já com a inscrição de mais de 300 atletas de 10 países.

As provas decorrem em Lagos, nos dias 13 e 14. No dia 13 decorre a prova de estrada, com início pelas 15h00, na Avenida dos Descobrimentos e no dia 14 será a vez da prova de Pista, que terá lugar a partir das 10h00 na Pista da Escola Secundária Júlio Dantas.
Refira-se a propósito que em virtude da realização da prova no dia 13, o trânsito na Avenida dos Descobrimentos (entre a rotunda D. João II e a bomba da Repsol) será encerrado, entre as 14h00 e as 20h00.
No dia 15 ainda terá lugar a Meia Maratona, pelas 11h00 entre Vila do Bispo e Sagres. A Cerimónia de Encerramento terá lugar no Pavilhão Municipal de Lagos, pelas 16h00, onde decorrerá a Entrega de Prémios aos 5 primeiros de cada escalão da classificação geral e prémios monetários para os 5 primeiros Juniores e Seniores Femininos e Masculinos.

Programa:
► Dia 13 | 15h00 às 20h00 (1ª jornada - Prova de Estrada – 1.400mts.)
Local: Avenida dos Descobrimentos
► Dia 14 | 10h00 (2ª jornada - Prova de Pista – 250mts.)
Local: Escola Secundária Júlio Dantas
► Dia 15 | 16h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios
Local: Pavilhão Municipal de Lagos

Informações actualizadas em www.rollerlagos.com.

1ª SEMANA DA PROTECÇÃO CIVIL EM LOULÉ



De 1 a 6 de Março, realiza-se no Município de Loulé a 1ª Semana da Protecção Civil, no âmbito das comemorações do Dia Nacional de Protecção Civil.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço de Protecção Civil, e conta com a parceria de várias entidades e instituições que, durante estes dias, vão informar e sensibilizar a população com a realização de um conjunto de actividades.
Nesse sentido, está prevista a realização de uma exposição de meios, simulacros, palestras e diversas acções de sensibilização, nomeadamente através da distribuição de material informativo.
Mais uma vez a Autarquia de Loulé aposta num evento que pretende consciencializar a comunidade para a importância da acção de cada um dos seus membros em matéria de Protecção Civil.

IPJ e FDTI comemoram Dia Europeu da Internet Segura



Dia 9 de Fevereiro na Loja Ponto JA do IPJ em FARO!

A Comissão Europeia declarou o dia 9 de Fevereiro como o Dia Europeu da Internet Segura com o intuito de alertar para os riscos inerentes à utilização deste meio pelos mais jovens.
A comemoração do Dia da Internet Segura incentivou a organização de actividades, no sentido de apoiar a celebração da data e promover e contribuir para o desenvolvimento de uma utilização responsável e segura da Internet.
Nesse sentido, o Instituto Português da Juventude, I.P. e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação vão promover uma iniciativa denominada “ Happy Day Internet Segura”, no dia 9 de Fevereiro.
Esta iniciativa, consiste na realização de sessões de sensibilização gratuitas, com a duração de 45 minutos, abertas ao público em geral e em especial aos jovens.
Para frequentar estas sessões basta fazer uma marcação previa e aparecer na loja Ponto JA de Faro, entre as 10h00 e as 22h00.
As sessões de sensibilização têm como objectivos alertar, informar e consciencializar os jovens para uma utilização responsável e segura da Internet e contribuir para a sensibilização dos portugueses, concretamente dos jovens, para a sociedade do conhecimento.
Os conteúdos destas acções terão especial enfoque na segurança, nas regras de pesquisa , na utilização de fontes de informação específica , na validade da informação e fiabilidade das suas fontes, na comunicação online e redes sociais, nos riscos e ameaças na utilização da Internet e nas recomendações práticas para aumentar a segurança, reduzindo os riscos.

ALBUFEIRA E LINZ CONTINUAM APROXIMAÇÃO





Visita reforça laços e promove objectivos para 2010
A geminação com a cidade austríaca que em 2009 ostentou o título de Capital Europeia da Cultura continua de pedra e cal. Na passada semana, uma delegação de Albufeira voltou a visitar Linz para traçar alguns objectivos no âmbito da cooperação institucional e da promoção turística.
A Feira de Turismo que decorre anualmente na cidade austríaca de Linz voltou a contar com a presença de um stand promocional do Município de Albufeira. Trata-se de uma iniciativa que decorre do Protocolo de Geminação com esta cidade austríaca, a terceira mais importante deste país. Mais uma vez, os responsáveis pelos dois municípios estiveram juntos para delinear algumas acções que continuem a dar corpo a esta Geminação. O Desporto, a Cultura, a Tecnologia e o Turismo serão as áreas a desenvolver ao longo do ano.
A comitiva que visitou Linz incluiu o Presidente da Câmara, Desidério Silva, o Cônsul da Áustria no Algarve, Eduardo Vieira, o Chanceler do mesmo consulado, Gunter Wacek e o Vice-Presidente da Apal, Honório Teixeira.
Além da visita a Linz, a comitiva teve oportunidade de realizar contactos institucionais com os autarcas das cidades de Bad Ischl e St. Wolfgang, ambas situadas na região de Salzkammergut. Aproveitando ainda a estadia neste país, a comitiva apresentou também cumprimentos ao Embaixador de Portugal na Áustria, Manuel Monteiro Curto.
Recorde-se que a Geminação entre Albufeira e Linz foi oficialmente estabelecida em Janeiro de 2008. Em virtude deste acordo entre ambas as cidades, várias iniciativas têm sido levadas a cabo, nomeadamente no âmbito do Desporto, da Cultura e do Turismo.

Carnaval na Aldeia: PADERNE “100” STRESS



A Aldeia Histórica de Paderne escolheu o tema “100 Stress” para o Carnaval deste ano. Será de 14 a 16, com a promessa de contagiar todos os foliões de Carnaval. O corso carnavalesco percorrerá as principais artérias da Aldeia, entre as 15 e as 18 horas, contando para o efeito com a participação de diversas associações locais.
O Carnaval de Paderne tem mantido acesa a tradição e, este ano, volta a sair para a rua com o entusiasmo de quem o faz pela primeira vez. Muita música e muito riso, é garantia certa.
Entretanto, as crianças e os séniores do Centro Paroquial de Paderne vão dar vida a um desfile carnavalesco pelas ruas da Aldeia Histórica na Segunda-feira, dia 15, às 10h00. É pois a alegria e a cor de regresso á praça pública, pela voz e imaginação das crianças e seniores.
...e funcionário autárquicos de Albufeira com TOLERÂNCIA DE PONTO – TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL
À semelhança de anos anteriores, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Desidério Jorge da Silva, concedeu tolerância de ponto aos funcionários do Município, no próximo dia 16 de Fevereiro, Terça-feira de Carnaval.
Por este motivo, os serviços municipais encontrar-se-ão encerrados, retomando o normal funcionamento no dia seguinte.