segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Lançamento de livro sobre Maria de Olhão e inauguração de exposição “Mercados de Olhão”



A obra “Biografia de Maria Odete Leonardo da Fonseca – Maria de Olhão”, será lançada na próxima sexta-feira, dia 12, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Olhão. Antes, pelas 18h00, procede-se à inauguração da exposição documental “Os Mercados de Olhão”, no Museu da Cidade.
A vida e obra de Maria Odete Leonardo da Fonseca, olhanense célebre mais conhecida por Maria de Olhão, podem ser descobertas através da obra “Biografia de Maria Odete Leonardo da Fonseca – Maria de Olhão”, que a Câmara Municipal decidiu editar por proposta do autor, José Honrado Miranda.
Maria de Olhão, pseudónimo que adoptou para escrever sobretudo em jornais regionais e locais, faleceu há cerca de um ano. Viveu grande parte da sua vida em Lisboa onde se dedicou ao ensino – licenciou-se em Filologia Clássica – a deficientes visuais, mas nunca esqueceu a sua terra. Esta biografia, que perpetua a obra e o modo de pensar a sociedade de Maria de Olhão, foi escrita por outro ilustre olhanense e amigo da biografada, José Honrado Miranda. Reside em Lisboa desde 1939, onde fez carreira na Segurança Social, é autor de várias obras e está ligado ao jornalismo há várias décadas.
“Os Mercados de Olhão” é o título da exposição documental que estará patente a partir de dia 12 no Museu da Cidade. Tem por base a documentação que o Arquivo Histórico tem sob sua custódia relativa a este edifício. Esta mostra pretende traçar um fio condutor da história dos mercados de Olhão, desde a sua edificação, no século XIX, até ao edifício que conhecemos hoje, inaugurado em 1916.
Trata-se de uma proposta para olhar de forma diferente um dos ex-libris da cidade olhanense, à volta do qual existe documentação variada que agora se dá a conhecer.