domingo, 28 de novembro de 2010

ANA CABECINHA 2ª Classificada na “Espada Toledana” (Espanha)





No regresso à competição a marchadora Ana Cabecinha do Clube Oriental de Pechão, obteve ontem (sábado) o 2º lugar no Troféu “Espada Toledana” a atleta completou os 5km marcha com o tempo de 22.24 sob um frio excessivo (cerca de 6ºC), participaram nesta excelente prova Espanhola 25 atletas.
A vencedora foi a atleta Espanhola natural de Guadix (Granada) Ainhoa Pinedo com 22.21 que desde o tiro de partida formou dupla com a atleta Olímpica do COPechão na frente da prova, as duas atletas mantiveram um ritmo bem elevado para esta fase da época, o “despique” deu-se até aos metros finais, arrebatando Ainhoa vantagem nos últimos 50 metros da prova, a atleta que representa AD Marathón estabeleceu assim um novo recorde do circuito, que pertencia à medalhada Olímpica Espanhola Maria Vasco com 22.23 desde 2007, Ana Cabecinha com o registo de 22.24 ficou a 1 segundo do anterior recorde, na 3ª posição, algo distante das primeiras chegou Sara Alonso (Alicante) com 24.33
Foi um bom resultado para os objectivos que a atleta tinha neste regresso à competição, atendendo ao tempo que está a treinar e á fase em que estamos na época leva-nos a encarar o futuro com grande optimismo.
Desta também para a participação das Algarvias Rita Geirinhas (12.15) quarta nos 2km para Infantis e de Filipa Ferreira (15.30) terceira nos 3km para Juvenis, ambas atletas da Escola Tomás Cabreira (Faro).
No domingo, os companheiros de Clube de Ana Cabecinha, Cláudio Rodrigues e Luís Barbosa participaram no Cross “Espada Toledana”, o Cláudio Rodrigues classificou-se na 26ª posição na Geral (17º Sénior) e Luís Barbosa ficou no 27º lugar na Geral (18º Sénior).

UALG recebe Seminário "Abrir Portas para a Inclusão"



A RALLPE – Rede Algarvia de Projectos Escolhas, está a organizar uma iniciativa conjunta com o objectivo de divulgar os projectos do Programa Escolhas no Algarve, e divulgar o próprio Programa Escolhas, a nível Nacional.
Assim, no dia 11 de Dezembro, terá lugar um Seminário de reflexão sobre a promoção da inclusão social “Abrir Portas para a Inclusão”, no Grande Auditório das Gambelas (UALG- Faro). Com este encontro pretende-se fomentar um espaço de partilha, reflexão e avaliação sobre a Educação Não formal e seu contributo para o combate ao abandono escolar e exclusão social. Serão apresentadas metodologias específicas de intervenção e divulgadas boas práticas e experiências inovadoras de intervenção social, com base no desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças e jovens em risco. No final do Seminário será apresentada, pelo grupo de teatro “Palco de Chocolate”, a peça “Porta Cigana”, sobre os percursos dos ciganos e a riqueza da sua cultura.
Nesse mesmo dia, realizar-se-á um “Tour Escolhas Algarve de Portas Abertas”, em que crianças e jovens de todos os projectos do Algarve, e a partir dos vários locais de origem, dançarão uma coreografia comum pelas ruas das suas cidades. Partirão autocarros das duas pontas do Algarve, VRSA e Lagoa, trazendo os participantes de cada projecto local, até Faro, onde se dará a concentração de todos os participantes, na iniciativa “Escolhe Dançar por um Mundo com Escolhas”, no Parque da Pontinha. Terminaremos no local do seminário, com a apresentação final e o lanche.

Sismo em Aljezur - população não sentiu


Um sismo de magnitude 3.1 (escala de Richter), com o epicentro a 35 quilómetros de Aljezur, foi registado neste sábado, 27 de novembro, nas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo informou o Instituto de Meteorologia (IM).
O sismo foi registado às 07:14, mas o IM acrescenta que "não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido".
A Rede Sísmica do Continente viria a registar 1.7 no Cabo de S.Vicente às 07:39 e novamente em Aljezur às 08:16, um registo de 1.4, valor imperceptível para os humanos.

Mostra de Filatelia em Lagos no âmbito da Celebração dos 550 Anos da Morte do Infante D. Henrique.




Mostra de Filatelia inaugurada em Lagos


No âmbito da Celebração dos 550 anos sobre a Morte do Infante D. Henrique (que se assinalou no passado dia 13 de Novembro), o Núcleo de Filatelia de Faro, em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, vai inaugurar, no próximo dia 29, uma mostra de Filatelia.
A mostra estará patente ao público até ao próximo dia 10 de Dezembro, no hall de entrada do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI.
Dois dias antes, ou seja, ontem, dia 27 de Novembro, decorreu, no Centro Cultural de Lagos, uma sessão de abertura da referida exposição filatélica com emissão de carimbo comemorativo e de selo personalizado.

Lagoa: Festival de Natal - Piscinas Municipais


Nas Piscinas Municipais de Lagoa existe uma tradição: a de se comemorar as épocas festivas, principalmente o Natal.
Dia 11 de Dezembro, as Piscinas Municipais realizarão o Festival de Natal, desta vez com ainda mais surpresas.
O Festival terá início pelas 09 horas com actividades das turmas de bebés. Seguidamente uma aula de Hidroginástica, às 10:45 que estará aberta para todos. Às 11h45 tem lugar um jogo de pólo aquático.
Para os utentes da Coluna Saudável, Pré Parto e Aquapilates, as Piscinas Municipais reservam a hora do meio-dia.
A Natação Jovem terá lugar às 15:00, juntamente com os níveis 3 e 4 da Escola Municipal de Natação integrada nas Piscinas Municipais.
Convidando todos aqueles que gostariam de experimentar uma aula de Hidroginástica, as Piscinas Municipais colocam à disposição de todos (a partir dos 14 anos) uma Mega aula de Hidroginástica às 15:55. Obrigatório o uso de touca e fato de banho apropriado.
À mesma hora, mas em piscinas diferentes, é a vez das actividades e brincadeiras já habituais das crianças do Nível 1 e uma hora depois o nível 0 e 2.
As Piscinas Municipais orgulham-se de presentear os seus utentes com actividades que têm como objectivo a actividade física, nomeadamente actividades aquáticas.