segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DO TÉNIS DE MESA ALGARVIO



ASSOCIAÇÃO DE TÉNIS DE MESA DO ALGARVE
RECICLAGEM E EXAMES DE PROMOÇÃO A ÁRBITRO NACIONAL
Oportunamente esta Associação divulgará o local e a hora em que terão lugar a Reciclagem e os Exames referidos.
Todos os interessados em participar nos respectivos Eventos, deverão desde já dar a conhecer a esta Associação.

III OPEN INTER. DE TÉNIS DE MESA “RIO ARADE” / FATACIL 2010VI TORNEIO INTER. DE TÉNIS DE MESA “CIDADE DE LAGOA” / FATACIL 2010
NOMEAÇÃO DE EQUIPA DE ARBITRAGEM

A realizar em Lagoa no Pavilhão Jacinto Correia, nos dias 06 e 07 de Março próximo, em Lagoa.

CONSULTE O NOSSO SITE EM: www.atmalgarve.com

Lagos recebe a 36º Volta ao Algarve em Bicicleta no dia 18


No próximo dia 18 de Fevereiro, Lagos acolhe a final da 2ª etapa da 36ª Volta ao Algarve em Bicicleta, organizada pela Associação de Ciclismo do Algarve.

A prova, um dos eventos desportivos mais importantes a nível nacional, estará nas estradas do Algarve entre os dias 17 e 21 de Fevereiro, será disputada em cinco etapas, contando com a presença 23 equipas e 182 ciclistas.

A representação portuguesa estará a cargo da Barbot/Siper, LA/Rota dos Móveis, Madeinox/Boavista, CC Loulé/Louletano/Orbitur/Aquashow e Palmeiras Resort/Tavira.
O contingente de conjuntos do ProTour será liderado pela Astana e a RadioShack.

Lagos irá receber a 2.ª etapa, que terá início em Vila do Bispo. A chegada dos ciclistas está prevista para as 15h40, perto da Escola Secundária Gil Eanes, mais concretamente, junto à rotunda a caminho do Porto de Mós (Atalaia).

A 36ª Volta ao Algarve em Bicicleta termina no dia 21 com um contra-relógio individual entre Lagoa e Portimão.

Aulas de Oriental para principiantes em Lagoa


A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa, vai abrir mais uma classe de Dança Oriental para principiantes, dirigida por Gabriela Sharifa, com início previsto a 19 de Fevereiro de 2010.

A professora, através da Conservatória de Karlruhe (Alemanha), teve o seu primeiro contacto com a Dança Oriental, paixão que transformou a sua vida, vivendo intensamente os mais diversos cursos, seminários e workshops. Tem dedicado a sua vida à Dança Oriental, primeiro como aluna, bailarina e, desde 1992, como professora e coreógrafa. Aprendeu a arte com vários professores, entre os quais: Momo Kadous (Egipto), Kathryn Ferguson [Estados Unidos da América (EUA)], Suzanna del Vecchio (EUA), Lilo Fried (Alemanha), Veera Dastan (Pérsia), Amel Tafsout (Algéria), Shareen el Safy (Egipto/EUA), Raqia Hassan (Egipto), Manis Sjahroeddin (Indonésia/Alemanha), Feyrouz (EUA/Alemanha), Hossein Fayazpour (Pérsia) e Zaza Hassan (Egipto/França).

Segundo Gabriela Sharifa, "executar este tipo de dança é somente uma pequena parte de um todo relacionado com o que esta ancestral dança tem para oferecer." A Dança Oriental basea-se no livre fluir da energia da vida e junta o corpo à mente em uma só unidade. A formadora acrescenta que, "nenhuma mulher ou homem deverá se envergonhar em relação à sua idade ou peso pois é irrelevante para a Dança Oriental.

As aulas iniciár-se-ão com os movimentos fundamentais e básicos em Dança Oriental, depois numa fase mais avançada, trabalhár-se-ão, a dança com véus, ritmos arábicos, solo com tambores, e diversas coreografias. Os participantes deverão trazer vestuário que lhes permita uma boa mobilidade e flexibilidade de movimentos, um lenço com medalhas e um véu.

As aulas iniciár-se-ão a 19 de Fevereiro de 2010 e decorrerão na sede da Ideias do Levante, todas as Sextas-feiras, das 18h30 às 19h30, para um máximo de 15 participantes.

Portimão: Ciclo de música clássica dedicado a Schumann continua na Igreja do Colégio


Por ocasião da passagem do 200º aniversário do nascimento de Robert Schumann e dos 350 anos da colocação da primeira pedra da Igreja do Colégio, a Câmara Municipal de Portimão promove neste edifício religioso um ciclo de concertos de música clássica, inspirado na vida e obra daquele compositor alemão e que decorrerá ao longo de 2010.
Objecto de recente requalificação por parte do Município de Portimão, a Igreja do Colégio reúne as melhores condições para acolher eventos culturais e artísticos, em particular concertos de música clássica, possuindo características acústicas excepcionais.
O próximo concerto está marcado para 21 de Fevereiro, às 18h30, com actuação do duo musical “Projecto XXI”, composto pelo clarinete António Rosa e pelo pianista António Oliveira, fazendo parte do programa a "Aria", de Joly Braga Santos, e os temas de Schumann "Três Romanzas" op.94, "Arabesque" op.18 (Piano Solo), "Funf Stucke im Volkston" op.102 e "Fantasiestucke" op.73.
O “Projecto XXI”, que se tem vindo a apresentar em recitais por todo o país e também além-fronteiras, realiza com regularidade gravações para a RDP Antena 2 e há três anos apresentou o seu primeiro CD, integralmente composto por músicas de compositores portugueses contemporâneos, estando neste momento a preparar um segundo trabalho discográfico.

Portal das Bibliotecas do Município de São Brás de Alportel à distância de um click!



A partir de agora, em qualquer hora e a qualquer lugar esta www.sba-bibliotecas.pt é a porta para todas as bibliotecas do município de São Brás de Alportel.
A Rede de Bibliotecas de São Brás de Alportel é um projecto que integra todas as bibliotecas escolares, a Biblioteca Municipal, mas também o Centro de Documentação da Associação IN LOCO, a Biblioteca do Centro Infantil António Calçada e o fundo documental do Museu do Trajo de São Brás de Alportel.
A criação do Portal da Rede das Bibliotecas do município de São Brás de Alportel facilita o livre acesso on-line a toda a população em geral e em especial à comunidade escolar de todos os recursos de informação, estudo e lazer, disponíveis nas bibliotecas.
À distância de um simples click pode aceder a:
> Recursos bibliográficos; informações e documentos existentes em todas as bibliotecas da rede;
> Conteúdos e ferramentas educativas de suporta a currículos;
> Recursos de suporte à actividade dos professores, educadores e pais;
> Conteúdos e recursos que fomentam a literacia e a educação de adultos;
> Serviços em prol da educação e cultura, disponíveis a toda a comunidade são-brasense;
> Apoios de promoção e divulgação de projectos em prol da leitura, em particular do Plano Nacional de Leitura;
Tudo isto e muito mais na sua biblioteca preferida no ciberespaço em www.sba-bibliotecas.pt

Mais de 5000 adultos certificados pelos Centros Novas Oportunidades do Turismo de Portugal




Só em 2009, mais de mil formandos obtiveram certificação - Turismo de Portugal
Os três Centros Novas Oportunidades (CNO) do Turismo de Portugal, instalados nas Escolas de Lisboa, Coimbra e Algarve, certificaram um total de 5300 adultos ao longo dos últimos oito anos, ao nível do ensino básico e secundário. Mais de 50 por cento dessas certificações ocorreram nos últimos três anos, quando cerca de 2900 candidatos dos dois níveis de ensino concluíram os seus estudos.
Se no ano de abertura, apenas 50 adultos foram certificados nos centros da rede escolar do Turismo de Portugal, só no ano passado mais de 1100 formandos obtiveram aqui a sua certificação escolar e/ou profissional. O número de adultos certificados pelos CNO do Turismo de Portugal tem vindo a crescer sistematicamente desde 2001, quando este Instituto aderiu à rede dos então Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
Seja pelas necessidades pessoais e profissionais da população adulta ou pelas novas exigências do mercado empregador, há cada vez mais interessados em regressar à escola, o que justifica um reforço do investimento do Estado na sua formação. A melhoria, certificação e validação de competências nas Escolas do Turismo de Portugal é um dos eixos prioritários da sua estratégia de abertura e relacionamento com as comunidades envolventes, contribuindo para o seu desenvolvimento social e económico.
Os CNO do Turismo de Portugal estão abertos a todos os adultos que preencham os requisitos e aos profissionais do sector que queiram ver as suas competências certificadas até ao 12.º ano de escolaridade. O objectivo é contribuir para aumentar o nível de qualificação escolar e profissional da população adulta através da valorização da aprendizagem ao longo da vida, realizada em contextos formais e informais.
O Turismo de Portugal incentiva a inscrição dos profissionais do sector do Turismo nos seus CNO, para reforçar a sua qualificação, em articulação com a formação continua de activos existentes nas escolas. As equipas dos CNO estão, actualmente, a adaptar os conteúdos programáticos de todos os cursos das Escolas do Turismo de Portugal para que os profissionais do sector do Turismo obtenham a sua validação de forma rápida a eficaz, valorizando todos os que investiram na sua formação ao longo da vida.
Os Centros Novas Oportunidades do Turismo de Portugal são tutelados pela Agência Nacional das Qualificações, cumprindo as orientações constantes na Carta de Qualidade, que servem de indicadores de qualidade para os CNO.

36ª Volta ao Algarve em Bicicleta termina na Zona Ribeirinha de Portimão


A festa de consagração dos melhores ciclistas na 36ª Volta ao Algarve em Bicicleta Crédito Agrícola vai ter lugar na Zona Ribeirinha de Portimão, onde no dia 22 de Fevereiro, a partir das 12h20, termina a 5ª e última etapa, um difícil contra-relógio que deverá definir o pódio.

A derradeira etapa de uma das mais mediáticas provas do calendário velocipédico nacional vai ligar Lagoa a Portimão num contra-relógio de 17,2 Km, com a partida do primeiro ciclista prevista para as 12h00, do recinto da FATACIL.

Os ciclistas passam pelas localidades de Saliços, Sesmarias, Ferragudo e Parchal, entram em Portimão pela ponte metálica e cortam a meta, instalada em frente à Casa Inglesa, a partir das 12h20, o que irá determinar algumas alterações ao trânsito,

Assim, das 11h30 às 16h00 vai haver condicionalismo do tráfego rodoviário que entra em Portimão pela ponte férrea, enquanto o sentido Portimão-Lagoa estará fechado. NO mesmo horário, também a Rua Serpa Pinto ficará interditada entre a ponte e a rotunda do Sapal, o mesmo sucedendo com as artérias perpendiculares àquela rua. Em toda a Zona Ribeirinha de Portimão, o estacionamento ficará condicionado a partir das 09h00 do dia 20, sendo completamente interditado no dia da etapa, das 09h00 às 16h00.

Por outro lado, e em paralelo com a Feira da Volta, funcionará junto à meta, das 12h00 às 16h30, uma área de animação destinada ao público, a qual inclui mini-basket e aeróbica.

A edição deste ano, que começa no dia 17, conta com a presença de algumas referências do pelotão mundial, com destaque para o espanhol Alberto Contador, que triunfou no Algarve em 2009 e que venceu o Tour em 2007 e 2009 e o Giro e a Vuelta em 2008, e para corredores do nível de Robbie McEwenn, Samuel Sanchez, Levi Leipheimer, Sebastien Chavanel, Andreas Klöden, ou Gert Steegmans, além dos portugueses Manuel Cardoso, Tiago Machado, Rui Costa e Sérgio Paulino, num total de 184 corredores e 23 equipas.

A 36ª Volta ao Algarve é organizada pela Associação de Ciclismo do Algarve, Union Cyclist Internationale e Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Portimão.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO "PREVENÇÃO CONTRA ROUBOS E BURLAS" EM PECHÃO



A Junta de Freguesia de Pechão, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, promove uma sessão de esclarecimento sobre prevenção contra roubos e burlas, no próximo sábado, dia 20, pelas 15h30, no salão nobre da Junta de Freguesia.
O objectivo é explicar à população de Pechão, especialmente aos mais idosos ou às faixas etárias mais vulneráveis, um conjunto de procedimentos que possam habilitar ou de alguma maneira incutir hábitos de segurança, de forma a que se faça uma acção preventiva contra os “amigos do alheio”. Neste sentido, serão abordados temas como: conselhos sobre furtos, burlas a idosos, conto do vigário e, ainda, os principais procedimentos a tomar neste tipo de ocorrências, em prol de uma freguesia mais segura.
Esta é mais uma iniciativa da Junta de Freguesia e insere-se no projecto do Gabinete de Aconselhamento e Apoio à Família.

Lagos associa-se às Comemorações do Centenário da República



“Sessão Pública de Apresentação do Projecto Wiki Lagos da República”

No próximo dia 5 de Outubro de 2010 é proclamado o primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal, efeméride que será assinalada a nível nacional.
Lagos, com a riquíssima história que detém, neste período, nunca se poderia manter à margem destas Comemorações. Assim, a Câmara Municipal de Lagos, adjuvada por munícipes que quiseram também participar na organização das mesmas, formou um grupo de trabalho com o intuito de tornar esta data numa oportunidade única de celebrar a República.
Neste âmbito, decorreu no passado dia 11 de Fevereiro, uma Sessão Pública para dar conhecimento da programação de Lagos para assinalar esta data.
A sessão contou com as presenças de diversos convidados de várias áreas, estando igualmente presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, o Director Regional Adjunto da Educação do Algarve, Eduardo Dias e, em representação da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, esteve presente a Prof. Doutora Fernanda Rollo.

Recorde-se que, a nível nacional, as Comemorações do Centenário da República procuram mobilizar um vasto leque de instituições e actores, instâncias centrais, regionais e locais da administração, universidades, escolas e centros de investigação, entidades empresariais, fundações, associações, entre outras, bem como a população em geral, nomeadamente, os mais jovens. Estas comemorações têm uma dimensão nacional e pretendem evocar historicamente os acontecimentos de 1910 e honrar a memória daqueles que se entregaram à causa da República e da sua proclamação.
O Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, começou por lembrar que “Lagos participou activamente na implementação da República, até porque já tinha movimentos republicanos antes mesmo da implantação deste marco histórico no país”.
Afirmando que “é com orgulho que Lagos se associa às comemorações nacionais desta data”, recordou que “este foi um dia muito importante de vida do país e que por essa razão será de se prestar homenagem aos 100 anos da República”.
Frisou ainda que “a plataforma Wiki Lagos da República, uma parceria bem sucedida entre a autarquia e a Escola Secundária Júlio Dantas, será onde Lagos terá o seu destaque nestas comemorações”.
Ao terminar, Júlio Barroso lembrou que na altura em que estas comemorações chegarem ao seu auge e simultaneamente ao seu fim, no dia 5 de Outubro, estarão a arrancar as Comemorações dos 550 Anos do Aniversário da Morte do Infante, a serem assinaladas pelos Municípios de Lagos, Aljezur, Vila do Bispo e Batalha. “Estes têm de ser momentos fortes e marcantes da nossa portugalidade”, reforçou o autarca.
Fernanda Rollo, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República começou por “realçar e enaltecer a participação de Lagos nestas comemorações”, frisando que “Lagos tem tido sempre uma participação activa e inovadora no seu percurso histórico”, lembrando a propósito os deputados republicanos que Lagos elegeu outrora.
Lembrando que “o programa a nível nacional foi desenvolvido com base em inúmeras parcerias, uma vez que se pretende que estas comemorações sejam para todos e não para grupos restritos”, Fernanda Rollo aproveitou para, uma vez mais, sublinhar o papel importante de Lagos e das suas parcerias com escolas locais. “Já temos Lagos no mapa da República”, disse a terminar a breve intervenção.
Eduardo Dias, Director Regional Adjunto de Educação iniciou a sua intervenção enaltecendo “a interacção cada vez mais positiva entre a Câmara Municipal de Lagos e as suas instituições de ensino”. Lembrando que “se houve algo que marcou a acção dos republicanos foi a aposta na instrução pública”, o adjunto complementou esta ideia afirmando que “a autarquia de Lagos tem feito muito para que neste concelho todos possam ter óptimas condições de ensino, e tem proporcionado a todos igualdade de oportunidades”.

Lagos da República

Na segunda parte desta sessão, foi apresentado o programa previsto ao longo do ano e a plataforma Wiki Lagos da República.
Sublinhe-se que, para além das diversas exposições, tertúlias, concertos e conferências previstas para decorrerem ao longo do ano, o Município participa, também, na construção de uma plataforma onde todos os interessados são convidados a colaborar – Wiki Lagos da República.
Neste painel estiveram presentes o Prof. Doutor Rui Loureiro, Director do Departamento de Cultura, Educação e Acção Social da CML, que apresentou o programa, o Dr. José Alberto Baptista, autor de uma monografia que será lançada em Maio, no âmbito destas comemorações, e que se resume a uma primeira abordagem da vida republicana em Lagos, o Prof. Florivaldo Abundâncio, Director da Escola Secundária Júlio Dantas) e o Prof. João Barbosa, que apresentou o projecto wiki, juntamente com as técnicas superiores da CML Sara de Carvalho e Tânia Fernandes.

LAGOSDAREPUBLICA.WIKIDOT.COM
A Câmara Municipal de Lagos, em conjunto com os alunos do Curso Profissional de Informática e Gestão da Escola Secundária Júlio Dantas, desenvolveu uma plataforma de partilha de informação, disponível em www.lagosdarepublica.wikidot.com.
O conceito desta Wiki nasce dos ideais republicanos de partilha e conhecimento.
Mais do que um mero repositório de informação local, deseja-se tornar este espaço numa plataforma de comunicação a vários níveis e que espelhe a realidade tanto local, como nacional. Antes do mais, reflecte o estudo do espólio da Câmara Municipal de Lagos, já existente, e nunca antes divulgado.
Para além disso, pretende-se que este espaço traduza uma recolha, mais completa possível, de tudo o que se faz e se escreve, dentro desta temática.
A plataforma acolhe artigos de opinião, artigos científicos, testemunhos particulares, fotografias, cartas e outros contributos de interesse.

Farense: Iniciados femininos vencem nos Nacionais


A equipa de Basquetebol de Iniciados Femininos do Sporting Clube Farense, que se sagrou há pouco Vice-Campeã Regional, iniciou da melhor maneira a sua participação no VI Torneio Nacional Sub 14 Femininos 1ª Fase Série Sul C, ao vencer, em casa, no pavilhão do Farense, neste Domingo, a equipa do Ginásio Olhanense por 74-40.
O próximo jogo será a 21 de Fevereiro, deslocando-se ao reduto do Juventude de Vila Real Santo António. O 1.º classificado irá disputar uma segunda fase, onde serão apuradas as duas equipas que irão participar da derradeira Fase Final para apuramento do Campeão Nacional.
O Sporting Clube Farense lembra que, apesar dos bons resultados que as equipas de basquetebol do clube têm obtido e da projecção que dão ao clube e à cidade, não estão a ser patrocinadas nos seus equipamentos, pelo que, desde já alertamos os empresários farenses e algarvios no sentido de ajudarem e apoiarem o basquetebol do clube.

Tavira: “Temas de História de Arte do século XX” em workshop


A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos recebe, nos dias 20 e 21 de Fevereiro, o segundo módulo do workshop “Temas de História de Arte do século XX” orientado por Delfim Sardo, a decorrer entre as 11 horas e as 13 horas e as 14h30 e as 16h30.

O presente curso, inserido no projecto valados, uma rede intermunicipal de centros de formação e de criação na área das artes do espectáculo, pretende fazer um panorama diversificado das temáticas que atravessam a arte do século XX.

O curso é estruturado em três módulos: o primeiro dedicado às vanguardas artísticas do modernismo; o segundo ao ciclo de eventos que vão da pintura americana da década de cinquenta ao nascimento do minimalismo; e, finalmente, um terceiro dedicado ao alargamento dos procedimentos artísticos no contexto da utopia de uma arte em sentido amplo.

Os temas a desenvolver no segundo módulo são:

- O expressionismo abstracto. Jackson Pollock, Barnett Newman, Mark Rothko, De Kooning.
- Um critico: Clement Greenberg.
- Entre Rauschenberg, John Cage e Merce Cuningham; Ad Reinhardt. Yves Klein e a exposição Le Vide. Lúcio Fontana e a exposição Ambiente Nero.
- A Pop art. Richard Hamilton e o retorno de Duchamp; Andy Warhol e a Factory.
- O minimal. Donald Judd, Sol LeWitt, Carl André, Robert Morris.
- Da escultura ao espaço real.
- A aventura brasileira: dos concretos aos neo-concretos. Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Delfim Sardo é curador, docente universitário e ensaísta. É actualmente o coordenador Executivo da Comissão Instaladora do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde é também Professor de História de Arte Moderna e Contemporânea no Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras.

Desde 1990 que se dedica à curadoria de arte contemporânea, bem como à ensaísta sobre arte. Entre 2003 e 2006 foi Director do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Foi fundador e director da revista Pangloss. Entre 1997 e 2003 foi consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1999 foi o Comissário da Representação Portuguesa à 48ª Bienal de Veneza. Colabora regularmente como ensaísta para publicações sobre arte e arquitectura, em Portugal e no estrangeiro. É o comissário geral de Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010

CASA MUSEU “José Manuel Rosado” abre portas em Lagos




A CASA MUSEU “José Manuel Rosado” abriu portas no passado dia 12 de Fevereiro, perpetuando assim a memória deste sobejamente conhecido artista lacobrigense que se destacou na arte do transformismo, alcançando grande sucesso nacional com a personagem Lydia Barloff.
Na sua inauguração estiveram presentes muitos convidados e conhecidos do actor, para além do executivo municipal, do Presidente da Assembleia Municipal, do Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, o mentor desta iniciativa, e a mãe do actor, Júlia Maria do Rosado Amores que se mostrou muito emocionada e agradecida pela homenagem prestada ao seu filho.
Refira-se que este novo espaço fica localizado na casa onde o actor nasceu e viveu, tendo sido doada à Junta de Freguesia de São Sebastião, para este efeito, pela sua mãe, em 2008. Com o apoio da Câmara Municipal, a Junta de Freguesia promoveu a reconstrução e adaptação do imóvel.
A CASA MUSEU inclui muito do espólio pessoal de José Manuel Rosado, Mestre na Arte do Transformismo, Actor de Teatro, Televisão e Cinema, concentrando diversos testemunhos do que foi a sua obra, o seu trabalho e a sua arte, que agora ficarão patentes neste pequeno núcleo museológico.
A CASA MUSEU “José Manuel Rosado” fica localizada na Rua dos Alegretes, nº31 (perto da Igreja de São Sebastião). Os interessados em conhecer este espaço de homenagem deverão contactar a Junta de Freguesia de São Sebastião através do telefone 282 763 827.

Informação Complementar:
José Manuel da Graça Rosado Amôres
Nasceu em Lagos, a 12 de Fevereiro de 1952. Formou-se em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, concluindo também o Curso Superior de Teatro do Conservatório Nacional.
Iniciou a vida artística como amador de teatro em 1967. Em 1974 passou a desempenhar esta actividade como actor profissional.
A sua carreira foi reconhecida por diversas entidades, tendo recebido, entre outros, os prémios: Casa da Imprensa – 1981 e 1982 e Nova Gente – 1981 e 1983.

No Teatro foram marcantes as seguintes participações:- “O Insecticida” e “A Greve dos Choferes” – Teatro do Nosso Tempo;
- “Minha Fera Lady” – Teatro Monumental;
- A Estalajadeira” – Teatro da Graça;
- “Uma Abelha na Chuva” – Grupo de Teatro Hoje;
- “Sonho de uma noite de Verão” e “O Velho da Horta” – Teatro da Trindade;
- “O Auto da Cananeia” – Teatro Villaret;
- “Ai a Tola” – Teatro Mestre Gil;
- “Maldita Cocaína” e “De Afonso Henriques a Mário Soares” – Teatro Politeama;
- “O Principezinho” e “Romance da Raposa” – Teatro Infantil de Lisboa.

No género Café Teatro participou, entre outras, nas seguintes peças:- “Cabaretíssimo”;
- “Allo 77”;
- “A Dança das Bruxas”
- “Brilhas Tu ou Estrelo Eu?”
- “Era uma Vez”
- “Diferentíssimo”
- “Não há nada para ninguém”
- “Aí estão elas”.

Em Televisão, nos canais nacionais e na TVE, entre outros teve as seguintes participações:
- “A Birra do Morto”;
- “Passeio dos Alegres”;
- “Ao piano com Rui Guedes”,
- “Grande Noite”;
- “Ora Bolas Marina”;
- “A Senhora Ministra”
- “As Pupilas do Senhor Dr.”;
- “Cuidado com as Aparências”;
- “123”;
- “Show Biz”;
- “Jasmim o Sonho do Cinema”;
- “A Mulher do Senhor Ministro”;
- “Há Horas Felizes”;
- “O Conde de Abranhos”;
- “Cabaret”.

Destacou-se na arte do transformismo, alcançando grande sucesso nacional com a personagem Lydia Barloff.

No Cinema, participou nos seguintes filmes:- “Fúria”, produção Italo-germânica filmada em Marrocos;
- “Les Nuits D’Argel”, produção Franco-Italiana filmada em Marrocos ;
- “A Santa Aliança”, de Eduardo Geada;
- “O Espião que saiu do quente”, de César de Oliveira;
- “Iratan e Iracema, os meninos mais malcriados do Mundo”, de Paulo Guilherme;
- “O Rei das Berlengas”, de Artur Semedo;
- “A Raiz do Coração”, de Paulo Rocha.

Faleceu em Lagos a 19 de Junho de 2002, com 50 anos de idade.
Louvor Público Municipal
Recorde-se que José Manuel Rosado foi um dos cidadãos agraciados com um Louvor Público Municipal no Feriado Municipal, dia 27 de Outubro de 2008.

O Município de Lagoa congratula-se e felicita a Escola EB1/JI de Ferragudo pela Menção Honrosa atribuída pela Microsoft


O Município de Lagoa congratula-se e felicita a Escola EB1/JI de Ferragudo do Agrupamento Vertical do Parchal pela Menção Honrosa recebida no âmbito do Projecto “Desafio Segurança na Internet”, desenvolvido numa iniciativa da Microsoft, em parceria com Escolas de todo o País e Associações de Pais.
A consciencialização dos perigos que a Internet representa, no seu uso indiscriminado e sem controlo, advém da possibilidade que os alunos de todas as Escolas de Ensino Básico do 1º Ciclo e Jardins de Infância deste Concelho tiveram de, no seu quotidiano escolar, usufruir e explorar ferramentas informáticas e de acesso temporal ilimitado à Internet, com a necessária e imprescindível supervisão dos professores.
O Município de Lagoa, seguindo a filosofia de que as novas tecnologias de informação e comunicação estão na vanguarda do desenvolvimento, empenhou-se no apetrechamento das salas do 1º Ciclo e de actividades da educação Pré-Escolar, com equipamentos informáticos, instalação de redes wireless e ainda na aquisição de quarenta e três quadros interactivos e respectivos projectores para todas as salas de aula das EB1 do concelho, o que contribuiu decisivamente para que a população escolar possa hoje usar estes meios e fazê-lo em segurança de modo a torná-los num veículo de comunicação e de conhecimento.