sábado, 1 de outubro de 2011

em Lagoa: exposição com concurso de rótulos de vinho

A Galeria ARTE ALGARVE na Única - Adega Cooperativa do Algarve em Lagoa, inaugura a sua segunda grande exposição colectiva a 8 de Outubro, na qual participam mais de 36 artistas com mais de 300 obras de pintura, escultura e cerâmica. No mesmo dia inaugura-se a exposição individual do famoso pintor brasileiro Saulo Silveira. Para a inauguração (início as 15h) espera-se centenas de pessoas que podem também votar num novo rótulo de vinho, 12 artistas apresentam a sua proposta.
A Galeria ARTE ALGARVE abriu em Julho as suas portas, e nos três meses seguintes teve milhares de visitantes. Ao entrar na sala principal da galeria, caminham numa sala enorme. Com mais de 1000m² coberto com uma tecto impressionante, é realmente fascinante visitar a galeria mais moderna do pais, que da nova vida a um dos edifícios antigos mais conhecidos da região, A Única Adega Cooperativa do Algarve. Passa uma envolvente brisa de vinho pelo ar, vê-se e ouve-se os trabalhadores da adega. Muitos visitantes só agora realizam, que a Adega mais Antiga da Região produz excelentes vinhos.
Os Artistas que participaram na primeira exposição ficaram muito contentes e surpreendidos, pois inúmeros quadros e esculturas foram vendidos e centenas de pessoas admiraram a exposição. A exposição colectiva decorre até 24 de Dezembro. A exposição individual de Saulo Silveira decorre até ao dia 2 de Outubro. Há um amplo parque de estacionamento e o acesso é directamente da EN 125, mesmo á entrada de Lagoa. Mais informação em www.artealgarve.net ou ligue para 925004051.

Nadador algarvio quer atravessar Estreito de Gibraltar a nado, com ida e volta em 2012

Paulo Sousa nadador da O2 - Portimão quer nadar de Tarifa, Espanha, até Punta Cires, em Marrocos e voltar, atravessando assim, duas vezes seguidas, o Estreito de Gibraltar. Uma proeza que nunca foi conseguida por um português. Paulo Sousa (da O2 - Portimão) já fez a travessia do Estreito em 2010. «Nadámos 17 quilómetros em quatro horas e meia, da Europa para África, ligando dois continentes. Isso, para um alpinista, seria o topo da montanha», assegurou.
A intenção de fazer o percurso de ida e volta do Estreito de Gibraltar, a nado, foi manifestada à ACNEG (Associação de travessia a nado do Estreito de Gibraltar), e «são eles que tratam das licenças, segurança e controlam também o meu desempenho», disse Paulo Sousa. Tudo isto implica um montante de 3750 euros. O nadador vai estar em Tarifa e assim que surgirem condições faz-se ao mar,o momento tem de ser bem escolhido pois, após meia hora a nadar, já não é possível voltar para trás. O atleta toca na rocha em Tarifa e depois não pode já tocar no barco, durante a travessia. Só tocará em terra firme em Marrocos e novamente em Espanha Por aquelas águas passam navios, há correntes, e isso é levado em conta pelo nadador algarvio. Paulo referiu que « em 2010, vimos lá vendedores de bilhetes para ir ver orcas e golfinhos, lojas com mandíbulas de tubarão daquela costa, e isso faz-nos sentir pequenos em relação ao mundo». Apesar dos perigos não há registo de nenhum acidente, e as regras da organização obrigam a que saiam da água caso seja detetada alguma ameaça. A Dupla travessia do Estreito de Gibraltar é uma iniciativa ambiciosa, que está «dependente de patrocínio que possibilite a inscrição». O atleta pensa conseguir vários pequenos apoios de 20 euros até chegar à quantia de 3750 euros. Todos os apoios serão publicados em www.o2portimao.com

Natação: Filipe Santos prepara participação no Campeonato de Europa 2011

" Filipe Santos nadador da O2 - Portimão, vai estar presente num estágio da Selecção Nacional de Síndrome de Down que ocorre em Espinho de 1 a 5 de Outubro.
O nosso atleta encontra-se em fase de preperação para o Campeonato Europeu que se realiza em Coimbra de 14 a 20 de Novembro de 2011. Ele irá nadar 3 provas, os 200 Mariposa (18/11), os 50 Livres (19/11) e os 200 Livres (20/11).
O grande objectivo para este Campeonato é, para além de tentar estar presente nas três finais, conseguir um pódio para Portugal. Até lá, quando falta um pouco mais de um mês vamos trabalhar e trabalhar!!!"

Cidades Iluministas encontram-se em Vila Real de Santo António

VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo avalia desafios na recuperação dos centros históricos. Secretário de Estado da Cultura intervém na sessão de encerramento Vila Real de Santo António recebe, nos dias 6, 7 e 8 de Outubro, o VIII Congresso Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo, um evento de entrada livre e aberto a toda a comunidade, que terá lugar no Centro Cultural António Aleixo.
O encontro é organizado pela Associação Internacional de Cidades e Entidades do Fórum do Iluminismo (AiCEi), da qual fazem parte um conjunto alargado de urbes e instituições como o Município de Vila Real de Santo António, os Ayuntamientos de Madrid e Cartagena, as Universidades de Cadiz e Oviedo ou a cidade de Nueva Guatemala de La Asunción (Guatemala). Vila Real de Santo António, que assume actualmente a presidência desta associação, quer promover um debate amplo sobre os novos desafios que se colocam à regeneração urbana, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, a coesão territorial e a actual situação económico-financeira mundial. O congresso pretende ainda ser um espaço de reflexão sobre as novas oportunidades económicas, culturais e habitacionais que hoje se colocam à rentabilização e recuperação dos centros históricos e à inserção destes espaços na economia de cada cidade ou país. Os escassos recursos actualmente disponíveis pelas administrações públicas para enfrentar os elevados custos da manutenção e recuperação do património de que dispõem, a que se somam as dificuldades na articulação de soluções entre património público e privado, serão, necessariamente, outros dos aspectos em debate.
As quase duas dezenas de painéis e apresentações em programa incluem contribuições de cidades como Havana, Lisboa (Baixa Pombalina), Porto, São Luís do Maranhão (Brasil), Madrid, Barcelona e Coimbra, que irão partilhar experiências no campo da regeneração urbana. A actualidade do tema levou Sua Ex.ª o Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva, a presidir à comissão de honra do congresso. Desta comissão faz também parte o Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas, que marcará presença na sessão oficial de encerramento dos trabalhos, no dia 7 de Outubro. O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na actualidade, um bom exemplo da arquitectura e do urbanismo do século XVIII – trata-se de uma cidade fábrica, fundada nos ideais iluministas –, cuja importância está identificada e preservada no Plano de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA. O futuro desta área, onde está projectada a instalação de um conjunto de hotéis de charme em edifícios de matriz pombalina, será, aliás, um dos temas a abordar pelo presidente em exercício da AiCEi e vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, José Carlos Barros. A AiCEi é uma associação sem fins lucrativos, de carácter internacional, que visa estabelecer uma rede de cooperação, conhecimento e de estudo entre as cidades e entidades membros, promovendo a valorização e conservação do património cultural – material e imaterial – herdado do período do «Século das Luzes». Paris, Edimburgo, S. Petersburgo e Lisboa são algumas das metrópoles que, em breve, se deverão juntar à AiCEi.

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de VRSA completa décimo aniversário

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Real de Santo António (VRSA) regista excelência na protecção de crianças e jovens, ao realizar um trabalho em rede com as diversas instituições e projectos parceiros.
As conclusões foram apresentadas durante o seminário «Protecção e Promoção da Infância: políticas públicas nacionais, regionais e locais», que esta sexta-feira teve lugar em Vila Real de Santo António e reuniu uma dezena de entidades. Durante o seminário, que se destinou a assinalar o décimo aniversário da CPCJ local, foi deixada a mensagem de que «cabe a todos os cidadãos trabalharem para a não existência de crianças em risco», compromisso que os serviços da autarquia vilarrealense já asseguram diariamente nas muitas intervenções e atendimentos diários da Divisão de Acção Social.
No encontro, foram igualmente divulgadas as valências do Sistema Nacional de Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças e caracterizadas as políticas para a sua execução. O fórum de debate terminou com a apresentação dos projectos locais que têm sido desenvolvidos no concelho, nomeadamente o trabalho realizado pelo Centro de Acolhimento Gente Pequena, o Projecto Escolhas Vivas e o Programa Integrado de Educação e Formação. Decorreram ainda actuações da tuna juvenil da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António e do grupo de Flamenco do Projecto Escolhas, actividades que se destinam a correcta ocupação dos tempos livres dos jovens vilarrealenses e a integração dos mesmos na comunidade local.