sábado, 18 de dezembro de 2010

Jornal de Monchique faz 25 anos


O Jornal de Monchique completa 25 anos de publicação regular no próximo dia 20 de Dezembro, segunda-feira.
Este órgão de comunicação escrita é o único no concelho de Monchique, é propriedade da Associação “O Monchiqueiro”- Grupo de Dinamização Cultural, e tem como objectivo dar aos seus leitores formação e informação de cariz cultural.
O JM assenta, especialmente, na carolice e entrega dos seus vários colaboradores que, a título gracioso, congregam esforços desde 1985 para que seja possível editar o jornal, sem atender a questões políticas, religiosas ou de outra ordem, primando, sempre, pela elevação do índice cultural do seu público alvo.
Para além disso, a redacção contém um importante arquivo da história local dos últimos 25 anos.

TURISMO DE NATUREZA EM DEBATE


Mais de 50 empresas de animação turística do destino foram desafiadas pelo Turismo do Algarve a participar numa sessão de trabalho dedicada ao Turismo de Natureza. Definir uma estratégia conjunta para o produto é o grande objectivo da reunião que decorre na próxima segunda-feira, dia 20, às 14h30, no auditório da entidade.
Em que condições operam os agentes de animação turística? O que fazem e como o fazem? Têm presente a «identidade de espaço» do Algarve? Como melhorar a ligação entre a oferta existente e os valores naturais do destino? Estas são algumas perguntas de partida para o encontro que contará ainda com a presença dos operadores marítimo-turísticos da região.

Muralhas do Castelo de Alcoutim estão mais acessíveis aos visitantes



As muralhas do castelo de Alcoutim, que eram praticamente inacessíveis pela carência de segurança, estão agora visitáveis.
A autarquia de Alcoutim instalou nas muralhas um guarda-corpos em aço inox de cor escura, de forma a torna-lo discreto e, inclusive, invisível a determinadas horas do dia. O objectivo foi integrar a estrutura metálica na arquitectura das muralhas, permitindo que os visitantes passem agora a desfrutar da paisagem que a altitude das muralhas oferece sobre a vila alcouteneja e a sua vizinha, Sanlúcar del Guadiana.
O Castelo de Alcoutim será ainda alvo de mais dois projectos - a colocação de protecção em parte do castelo e a construção de um passadiço no Núcleo de Arqueologia. A execução dos projectos vai deixar o castelo da vila mais funcional e acessível a todos.

Inaugurada a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila do Bispo



Vila do Bispo já tem uma Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) tendo o acto de instalação ocorrido no dia 15 de Dezembro, no Auditório do Centro Cultural na presença de representantes de várias entidades, autarcas e os membros da recém criada Comissão.
A cerimónia foi presidida pelo edil Adelino Soares conjuntamente com Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Dr. Juiz Conselheiro Armando Leandro.
Para Adelino Soares a criação deste organismo no Concelho significa um instrumento importantíssimo na protecção e acompanhamento das crianças mais vulneráveis e que toda a comunidade local deve ser responsável pelas suas crianças e jovens, todos tem o dever de comunicar às entidades com competência em matéria de infância ou juventude, às entidades policiais e ainda às comissões de protecção.
Já o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Juiz Conselheiro Armando Leandro, realçou o empenho do Município na promoção de todo o processo. Afirmou também que “as Crianças de Vila do Bispo a partir desta data, tem mais um direito, o direito de ter uma comissão que tem no centro das suas preocupações elas mesmas”. Diz ainda que “as crianças são um bem raro, são o nosso petróleo, logo não podemos perder nem uma, dai a importância desta comissão pois não basta conhecer os direitos, é preciso que estes sejam cumpridos”.
Refira-se que a CPCJ é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação ou o seu desenvolvimento integral.
Negligência, abandono escolar, exposição a comportamentos desviantes, maus tratos psicológicos e abusos emocionais são alguns dos problemas de que sofrem as crianças e jovens identificados pelas CPCJ.
De referir que a abertura da sessão esteve a cargo do grupo Anima com o tema “Fica Feliz” e ainda com os alunos do 2º ano da E,B,1 de Vila do Bispo que cantaram o “Hino da Alegria”.

Em Olhão: Ano Novo com Carlos Guilherme e Ana Sêrro


O Concerto de Ano Novo, que o Município organiza todos os anos no dia 1 de Janeiro, contará, desta vez, com a presença do tenor Carlos Guilherme e da soprano Ana Sêrro, que serão acompanhados por uma orquestra de câmara. O espectáculo do primeiro dia do ano acontece no Auditório Municipal de Olhão, às 21h30. A não perder!
Carlos Guilherme, bem conhecido dos algarvios, nasceu em Lourenço Marques. Estudou com John Labarge no Conservatório Regional do Algarve e foi cantor residente do Teatro Nacional de S. Carlos de 1980 a 1992. Aí estreou-se em “Macbeth” de Verdi. O seu repertório conta com 73 óperas, muitos recitais e concertos por todo o país e pelo Mundo.
Colaborou várias vezes com a Fundação Gulbenkian, com o Coro da Universidade de Lisboa, o Coral Luísa Todi de Setúbal, o Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra, o Coral da Sé do Porto, a Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz e o Círculo Portuense de Ópera. A partir de 1987 foi convidado para cantar noutros países tais como os Estados Unidos, Brasil, Moçambique, Bélgica, Espanha, França e Israel. Foram êxitos na sua carreira os papéis de Almaviva, Trouffaldino, Ferrando, Ottavio, Goro, Bardolfo, Lord Puff, Cassio, Herodes e outros. Gravou em CD “A Canção Portuguesa”, com Armando Vidal e mais recentemente em DVD e CD “Canções Napolitanas” com a Orquestra de Bandolins da Madeira. Apresentou-se com esta orquestra no Festival ao Largo (S. Carlos) e fez com ela uma digressão pelo Reino Unido tendo então efectuado 10 concertos em outras tantas cidades daquele país.
Cantou com todas as orquestras portuguesas e algumas estrangeiras famosas: Orquestra de Câmara de Pádua, do Comunal de Bolonha, Filarmónica de Moscovo e Sinfónicas de Budapeste, de S. Francisco, de Israel, de Pequim e de Xangai. Em Abril de 2001 estreou-se em Itália no Teatro Rossini, em Lugp, com um papel principal na ópera “Il Trionfo di Clelia” de Gluck. Em 2003 actuou em Coimbra com o renomado tenor José Carreras. Em Janeiro de 2005 actuou em Itália, nos Teatros Comunais de Ferrara e de Modena, na ópera Ariadne auf Naxos de Richard Strauss.
Em 2009, após fazer com sucesso o papel de Herodes na ópera Salomé (R.Strauss), em S. Carlos, foi artista convidado pelo Festival Mozart em A Coruña. Cantou ainda mais três óperas: Sansão e Dalila (Saint-Saens), Lo Frate Nnamurato (Pergolesi) e A Orquídea Branca (Jorge Salgueiro). A sua ligação com a música ligeira é sobejamente conhecida. "Quando o coração chora" constituiu um êxito enorme sendo-lhe atribuído o 1º disco de platina em Portugal. Mais tarde obteve novos êxitos discográficos com "Canções de Amor" (platina), "Histórias de Amor" (ouro), "Canções em Português" (prata), "Encontro" com Anabela (ouro) e outros CD. É detentor do Prémio Tomás Alcaide e de quatro prémios Nova Gente.
A soprano Ana Sêrro nasceu em Lisboa, onde começou os seus estudos musicais aos 4 anos na Academia de Amadores de Música de Lisboa. Mais tarde, ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde frequentou o curso de Canto na classe da Prof.ª Maria Cristina de Castro. Estudou ainda com a Prof.ª Maria Helena Pina Manique, Prof.ª Liliana Bizineche e com a Prof.ª Elena Dumitrescu Nentwig. Actualmente estuda com a Profª Isabel Biu.
Paralelamente aos estudos musicais, licenciou-se em Relações Internacionais pelo ISCSP, fez Pós-Graduação em Estudos Europeus na Universidade Católica de Lisboa, concluiu o Proficiency in English no Instituto Britânico e o 7e Année do Instituto Franco-Portugais.
Participou no Concurso Nacional de Canto “Luísa Todi 1992”, no Curso de Verão de Vishudda com récita final no ACARTE em Lisboa, no Curso internacional de verão de Cascais realizado no Teatro Gil Vicente, frequentou ainda um “Master Class” no ACARTE com Ileana Cotrubas e em “Master Classes” promovidos pelo Centro Nacional de Cultura e orientados pela Prof. Elena Dumitrescu Nentwig.
É membro do Coro do Teatro Nacional São Carlos desde 1999, tendo participado anteriormente em várias óperas e em corais sinfónicos. Foi também membro do Coro de Câmara “Camerata Vocal de Lisboa”.
Como solista tem cantado várias peças de oratória e realizado alguns recitais e concertos. No âmbito do Estúdio de Ópera do Conservatório Nacional, estreou-se no C.C.B. no papel de Pamina da Ópera “A Flauta Mágica” de W.A. Mozart, e como Colombina na peça “Pequena Harlequinada” de A. Salieri. Participou ainda na ópera “Street Scenes” de Kurt Weil, levada a cena no Teatro Nacional de São Carlos, na “Petite Messe Solenelle” de Rossini (concerto realizado no Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos) e na Fantasia Coral de Beethoven realizada no Teatro São Luis.
Juntamente com o quarteto “Intempore”, Ana Sêrro faz parte do “Projecto Tutti” e com eles tem participado em concertos e recitais, nomeadamente nas “Noites da Tecauto” realizadas em Torres Vedras. Em 2009 foi convidada para concertos com a Banda de Alenquer e foi solista no Concerto de Ano Novo da Banda Sinfónica da GNR realizado no Teatro Tivoli.

Projecto da UAlg distinguido com Fundo EDP Biodiversidade


O projecto Findkelp, do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), acaba de ser distinguido com o Fundo EDP Biodiversidade 2010. Este projecto foi um dos quatro seleccionados e vai agora receber um prémio de 35 mil euros.
“Findkelp – As florestas do fundo do Mar” é a designação do projecto escolhido de entre os 35 concorrentes ao Fundo EDP Biodiversidade 2010. O projecto está em curso desde 2008 e é tema de doutoramento na Universidade do Algarve, por Jorge Assis, supervisionado por Ester Serrão e Filipe Alberto no CCMAR. Tem como objectivo promover um espaço de estudo sobre as florestas marinhas de algas castanhas gigantes (kelp) e as espécies que delas dependem, ao longo da costa Portuguesa de modo a promover o seu conhecimento e conservação.
O projecto debruça-se sobre a monitorização do estado de conservação, e a compreensão dos processos que afectam a persistência, das florestas marinhas de Portugal, recorrendo a abordagens de ecologia e genética de populações.
Ester Serrão explica de uma forma mais concreta os objectivos do projecto FindKelp, “que incluem descobrir o estado actual das florestas marinhas de Portugal, o seu papel na manutenção da biodiversidade associada, o porquê do seu desaparecimento de algumas regiões, que factores influenciam a sua persistência e interligação entre manchas de floresta marinha, como repovoar as zonas desaparecidas e ainda sensibilizar a comunidade em geral para a sua importância e propor medidas de gestão para a sua conservação”.
O projecto tem muitos colaboradores, incluindo cientistas internacionais da Universidade da Califórnia e da Universidade de Paris, e conta com a participação activa de muitos voluntários, promovendo a participação pública, e a divulgação científica ao público geral.
Este fundo será uma importante contribuição para a realização das tarefas deste projecto, que inclui intensas campanhas de trabalho de campo e trabalho laboratorial, assim como para materiais de divulgação ao público.
O mesmo projecto recebeu também este ano a menção honrosa do prémio BES-Biodiversidade.

Atletismo - 20ª Escalada do Serro (S. Miguel)


Vai decorrer amanhã, dia 19 de Dezembro (Domingo), a 20ª Edição da Escada do Serro (S. Miguel) prova de atletismo com características muito próprias (com cerca de 3,8km sempre a subir até ao cimo do Serro de S. Miguel), é organizada pela Casa do Povo do Concelho de Olhão – Moncarapacho.
A partida será dada junto à Sede da Casa do Povo pelas 11horas, percorrendo os atletas cerca de 7,2km até à chagada ao cimo do Serro de S. Miguel, esta edição terá como “madrinha” a atleta do Clube Oriental de Pechão Ana Cabecinha, atleta Olímpica em Pequim onde destaca-se o seu excelente 8º Lugar nos 20km Marcha com um novo recorde nacional.
Na competição poderão participar atletas federados nacionais, estrangeiros, e atletas não federados, haverá provas para os escalões etários de Juniores, Seniores e Veteranos, cada equipa poderá inscrever um número ilimitado de atletas.
Espera-se a presença de cerca de uma centena de atletas, oriundos de várias equipas do sul do país.
Estando em disputa cerca de meia centena de prémios (troféus aos 3 primeiros de todas as categorias), prémios surpresa, bem como para as 8 primeiras equipas da classificação geral.

IKEA em Loulé, estratégia errada - PCP Loulé



A Comissão Concelhia de Loulé do PCP, através de uma nota de imprensa, que transcrevemos, "manifesta a sua preocupação face à recente formalização do processo de instalação de mais uma grande superfície no concelho de Loulé".
"Tendo em conta que Loulé é o segundo concelho do distrito com maior número de desempregados, que um estudo da Universidade Católica de 2004 conclui que por cada posto de trabalho criado numa grande superfície são destruídos 4 no comércio local, que a área está inserida na REN e na RAN, é com grande preocupação quanto ao futuro dos trabalhadores e suas famílias, da economia local e regional, que constatamos a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé (PSD) e o grupo sueco IKEA para a instalação de uma unidade comercial na zona dos Caliços-Esteval.
O PCP defende uma política integrada de desenvolvimento assente no apoio às actividades produtivas ligadas à agricultura, com a dinamização dos produtos regionais, e à pesca, uma política que dinamize o comércio local e promova o emprego com direitos, uma política que apoie as PME's. Ora, este projecto vai contra os interesses dos trabalhadores, das populações e do País. Destrói uma área que poderia ser aproveitada em termos agrícolas, irá destruir mais emprego do que aquele que promete criar e terá um forte impacto negativo na economia local e regional, levando ao encerramento de micro e pequenas empresas do sector, bem como em termos ambientais.
O concelho de Loulé tem capacidade para se desenvolver, mas esse desenvolvimento só é possível com uma política que valorize os trabalhadores e os recursos locais e não uma política que privilegie os interesses dos grandes grupos económicos como é o caso do IKEA", conclui o documento dos comunistas louletanos.

MARIZA, EXPENSIVE SOUL E ASHER LANE NO FIM DE ANO DE ALBUFEIRA

Continuam a ser divulgadas as novidades do Fim de Ano em Albufeira. Para além da actuação dos 12 concorrentes finalistas do “Ídolos”, o programa vai contar com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais. Na apresentação do evento, que decorreu ontem no Auditório da RFM, foi confirmada a presença dos Expensive Soul e dos Asher Lane. Mas a grande surpresa foi mesmo o anúncio de que Mariza também irá actuar.
Artistas estão confirmados para actuarem no “Ídolos”



Albufeira esteve envolvida em mais uma campanha de divulgação do Fim de Ano. O Auditório da RFM, no Chiado, foi o local escolhido para a acção promocional levada ontem a cabo pelo município, em parceria com a SIC e Fremantle Portugal.
Entre os presentes, destaque para o autarca de Albufeira Desidério Silva, o director de programas da estação de Carnaxide Nuno Santos, o administrador da Fremantle Portugal Francisco Ferreira de Almeida, o director de programação da RFM António Mendes, e a equipa dos “ídolos” (apresentadores, júri e concorrentes).

Após o ensaio dos cinco finalistas, Nuno Santos revelou algumas das surpresas preparadas para a última noite de 2010. Para além de uma superprodução, que contará com a actuação dos doze participantes do “Ídolos”, a Gala de Fim de Ano deste mediático programa vai receber convidados muito especiais. Fado, hip-hop e rock vão subir ao palco da Praia dos Pescadores e agitar os milhares de espectadores que visitam o concelho nesta época do ano.

Mariza é uma das presenças confirmadas. A conceituada fadista regressa a Albufeira para mais uma grande actuação, como nos tem vindo a habituar. Refira-se que a fadista vai actuar num registo diferente daquele a que nos habituou pelo que se espera uma grande surpresa. Do fado ao hip-hop, o grupo de rappers de Leça da Palmeira também irá fazer a contagem decrescente para 2011, em Albufeira. Os Expensive Soul, celebrizados pelos temas “O Amor é Mágico”, “Eu não Sei” ou “Falas disso”, preparam-se para pôr a plateia a dançar ao som de soul, reggae, hip-hop e R&B.
Directamente da Alemanha, chega-nos a banda de rock Asher Lane. Os cinco rapazes catapultados para a fama com o single “New Days”, vão interpretar alguns dos seus temas, conhecidos pelas letras intensas, que tocam o coração.
Francisco Ferreira de Almeida reforçou o carácter inédito da iniciativa que, “pela primeira vez a nível mundial, apresenta o Ídolos com este formato e para tantas pessoas”. Refira-se que em termos logísticos, vão estar envolvidas mais de três centenas de profissionais.
Já em 2011, e depois de encontrado o vencedor da segunda edição do programa, o palco ficará por conta de Diego Miranda. O DJ português mais reconhecido da actualidade tem preparado um alinhamento especial que conta com a participação de diversos vocalistas. Liliana e Katorz são já presenças confirmadas.
Mas a programação de Fim de Ano tem início já no próximo dia 30 de Dezembro, com o regresso do Paderne Medieval. Até 2 de Janeiro, a aldeia histórica de Paderne irá servir de cenário a desfiles, torneios, exibições, mercado medieval, actuações musicais e muitos outros momentos históricos.
As informações e pormenores deste programa podem ser consultadas em www.albufeira.pt

Loulé: CONCURSO “NATAL RECICLADO"


A época natalícia é uma época onde o consumo é cada vez maior, o que inevitavelmente conduz a um aumento da produção de resíduos. Deste modo, e com o objectivo de incentivar à criatividade e originalidade nesta quadra, associadas à reutilização e reciclagem de materiais e promoção da Política dos 4R`s, a Câmara Municipal de Loulé e a Centroloulé – Associação para o Desenvolvimento e Inovação do Comércio de Loulé dinamizaram a 2ª Edição do Concurso “Natal Reciclado”.
Dirigido às turmas de jardins-de-infância e escolas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Loulé, o concurso “Natal Reciclado” encontra-se dividido em duas categorias: Presépios e Árvores de Natal, e tem como objectivo a criação desses elementos recorrendo à reutilização de resíduos e materiais.
São 13 os trabalhos a concurso que os alunos das escolas EB 1 Mãe Soberana, EB 1/JI Hortas de St.º António, JI Gilvrasino, EB1 S. Lourenço, EB1 dos Caliços, EB1/JI de Querença e EB 1 de Benfarras, através da reutilização de resíduos como copos de iogurte, caixas de cartão, garrafas de plástico, canetas, jornal, e cápsulas de café, entre outros, transformaram em lindíssimas árvores de Natal e originais presépios.
Os trabalhos a concurso vão estar expostos, durante a época natalícia, em alguns dos estabelecimentos associados da CentroLoulé, para que possam ser apreciados e servir de exemplo e incentivo à reutilização e reciclagem de resíduos na época natalícia.
Os vencedores do concurso serão conhecidos no início de Janeiro de 2011.

O INSTITUTO DO CLIENTE AJUDA-O A POUPAR NAS SUAS COMPRAS DE NATAL


Em tempos de crise, o Instituto do Cliente, continua a ajudar particulares e empresas a poupar. Constantemente na procura e selecção das melhores soluções para os seus associados, consegue agora fazer com que estes poupem 5% nas suas compras de Natal.
A pouco mais de uma semana para o Natal, a compra de prendas e produtos para esta época tão especial movimenta mais euros do que em qualquer outra altura do ano. Ano após ano, por esta altura, acontece um “boom” nas vendas.
Todo o tipo de comércio está preparado há algum tempo para receber clientes. Todos eles investem anualmente em decoração natalícia para atrair cada vez mais os seus compradores.
Contudo, e dado que o Instituto do Cliente está preparado para ajudar o cliente, o primeiro conselho que é dado, é que estes avaliem muito bem o que comprar e o orçamento para essas mesmas compras, antes de as efectuar. Todas as compras que são realizadas devem seguir um critério evitando assim ultrapassar o orçamento “estipulado”, assim como “chocar” com outras compras essenciais.
Entre outros muitos conselhos, o comprar com alguma antecedência, fazer antecipadamente uma lista de presentes e depois cumprir um orçamento são regras básicas para poupar nesta época consumista.
Se este Natal pretende oferecer lembranças, faça já uma lista das pessoas e estipule um valor para as respectivas ofertas.
Se este ano, não é oportuno oferecer lembranças a todos aqueles de que mais gosta, lembre-se que o importante e a essência do Natal é o “afeto”.

GNR Fiscaliza condução sob efeito do álcool e depósitos de Ferro Velho


A Guarda Nacional Republicana, na noite de ontem, entre as 00H00 e as 06H00, desencadeou uma operação de combate à criminalidade e fiscalização rodoviária, com incidência na condução sob efeito do álcool, condução ilegal e dispositivos de iluminação.
A operação decorreu nos concelhos de Silves e Portimão, tendo sido empenhados 20 militares.
Foram fiscalizados 87 condutores e levantados 8 autos de contra-ordenação por infracções à Legislação Rodoviária.
Foram detidos 4 condutores por prática da condução sob efeito do álcool, tendo acusado TAS de 1,21 g/l, 1,72 g/l; 1,76 g/l; e 1,77 g/l.
Os detidos foram notificados para estarem presentes, no dia de hoje, ao Tribunal Judicial de Portimão, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

A Guarda Nacional Republicana de Loulé desencadeou uma operação de fiscalização de depósitos de ferro-velho/sucatas no dia de ontem, com a colaboração da Inspecção Tributária da Direcção de Finanças de Faro.
A operação teve por objectivo pôr termo à proliferação desenfreada deste tipo de espaços, que na sua maioria, operam sem qualquer licenciamento para a actividade de gestão, manipulação e desmantelamento de resíduos, havendo inclusive suspeitas de alguns locais recepcionarem material de proveniência ilícita, nomeadamente, cobre, alumínio, ferro e outros metais, actividade que tem motivado o descontentamento da população, que se tem queixado através de várias denúncias.
A operação decorreu em todo o concelho de Loulé, tendo sido empenhados 12 militares e 6 Inspectores das Finanças.
A EPNA (Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente) do Destacamento de Loulé levantou 7 autos de contra-ordenação por infracção à Legislação dos Resíduos, 10 autos de contra-ordenação por infracção à Legislação dos Canídeos.
Foi também levantado um auto de notícia por suspeita da prática do crime de receptação, tendo sido apreendido diverso material eléctrico e metais que se suspeita provenientes da prática de furtos.