terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Câmara de Lagoa assinou Protocolo de Parceria e Cooperação com a Associação Académica Cultural Sénior de Lagoa



No enquadramento da política municipal de desenvolvimento apoiado na vertente social e humanitária que a Autarquia vem cultivando e faz parte do seu Programa de Actividades, a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação Académica Cultural Sénior de Lagoa (AACSL), assinaram um Acordo de Parceria que visa estabelecer uma relação de cooperação entre as duas partes, no âmbito de actividades a realizar pela AACSL, com o objectivo de promover sinergias locais entre as duas entidades, tendo como objectivo criar uma interacção na dinamização de acções de solidariedade, de apoio social, de formação e de convívio para a prossecução dos objectivos de integração social, promoção cultural e combate à inactividade a todos os âmbitos.
A Autarquia, enquanto entidade parceira assume-se como colaboradora nas actividades a realizar, nomeadamente através da cedência de espaço no CEFLA - Centro de Estudos e Formação de Lagoa, para o desenvolvimento das actividades no âmbito dos objectivos do Protocolo, sendo que, como contrapartida, a AACSL desenvolverá diversas actividades de carácter social e cultural, designadamente:
- Promoverá o ensino e a discussão de matérias de carácter humanístico, científico, artístico e direito de cidadania;
- Organizará convívios culturais e recreativos;
- Promoverá visitas de estudo e excursões a locais de interesse cultural dentro e fora do concelho de Lagoa;
- Assegurará toda a gestão e organização dos processos técnico-pedagógicos e garantirá a supervisão dos serviços de acompanhamento e avaliação das actividades por si desenvolvidas.
Para que a AACSL possa manter o vínculo legal ao Protocolo, deverá apresentar um plano anual de actividades a desenvolver, assim como um relatório das actividades desenvolvidas durante o ano, no qual deverá constar o número de utentes que usufruíram e participaram nas actividades/acções e escalões etários, para que se possa avaliar o universo humano envolvido.
Este Protocolo de cedência de espaço e cooperação entre a Câmara de Lagoa e a AACSL tem a vigência de dois anos, sendo renovável automaticamente por períodos idênticos se não for denunciado nos termos do Protocolo.

Debate «A Ria de Alvor e Nós»


«Numa sociedade aparentemente dominada pela Economia, valerá de facto a máxima de que tudo tem um preço?» Este será um dos temas a desenvolver no debate integrado no Bioblitz «A Ria de Alvor e Nós», marcado para sábado, dia 4 de Setembro, às 21h30, na Tenda Blitz, na zona ribeirinha de Alvor.
O debate, integrado na programação do Bioblitz Alvor 2010, contará com a intervenção do Prof. Dr. Henrique Miguel Pereira, do Centro de Biologia Ambiental, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pela avaliação para Portugal do Millenium Ecosystem Assessment.
Henrique Miguel Pereira desenvolve o seu trabalho na área da biodiversidade, serviços do ecossistema, modelação, gestão de áreas protegidas e alterações globais.
O outro interveniente será o Eng. Marcial Felgueiras, dirigente da associação A Rocha, que há mais de 20 anos vem desenvolvendo trabalho de investigação sobre a Ria de Alvor e que recentemente propôs às Câmaras de Portimão e Lagos um Plano Integrado de Gestão desta importante zona húmida do Barlavento algarvio.
O debate, que será moderado pelo Arquitecto Paisagista Gonçalo Gomes, membro da Liga para a Protecção da Natureza, contará ainda com a intervenção do Dr. Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão.
«Será possível colocar um preço nos serviços vitais que diariamente o Planeta presta e que sustentam a Vida? No microcosmo que permite ao solo sustentar a nossa alimentação? Na dimensão ecológica da água que mantém a vida no planeta? No fornecimento do ar que respiramos?»
«Por outro lado, se a Economia se aproximar da Ecologia e a ela aplicar os seus modelos conceptuais e funcionais, conseguiremos calcular, por exemplo, o custo das Alterações Climáticas por oposição à adopção de modelos de Desenvolvimento Sustentável?»
Durante cerca de uma hora, os intervenientes no debate e o público irão trocar ideias sobre estratégias e visões de desenvolvimento para a Ria de Alvor e os municípios que lhe ficam adjacentes.

LA FURA DELS BAUS trouxeram milhares de pessoas




Largos milhares de pessoas concentraram-se, no passado dia 29, junto à Estátua do Infante D. Henrique para assistirem a um dos maiores eventos da programação ALLGARVE 2010.

Os LA FURA DELS BAUS trouxeram a Lagos GNOSIS, uma mega produção ao ar livre, exclusivamente dedicada aos Descobrimentos Portugueses, sendo que este foi igualmente o primeiro evento a marcar o início da evocação da figura do Infante Dom Henrique e a celebração dos 550 anos após a sua morte.

O espectáculo decorreu em oito actos que duraram, ao todo, cerca de uma hora. O final da actuação foi assinalado com o tradicional fogo de artifício do Banho 29.

A espectacularidade de GNOSIS prendeu-se não só com todos os efeitos cénicos e sonoros, como também pelo facto do evento ter decorrido não no chão, mas a cerca de 20 metros de altura. Uma tarefa difícil para os 40 voluntários escolhidos num casting feito a nível local pela companhia de novo circo da Catalunha, que os treinou durante cinco dias para que pudessem dar corpo a este espectáculo.

Uma bola de oito metros de diâmetro, que simbolizava o planeta; uma estrutura com 42 bailarinos suspensos, que acabaram por formar entre eles uma rede humana, simbolizando a solidariedade; uma ampulheta gigante com uma bailarina no seu interior


e uma boneca de 12 metros de altura foram alguns dos elementos que integraram GNOSIS e que deslumbraram todos os que assistiram a este espectáculo.

De acordo com as palavras de Pêra Tanãtina, Director Artístico da Companhia, a mensagem principal do espectáculo pretendeu evocar a enorme mudança e evolução no CONHECIMENTO gerada pelos Descobrimentos, palavra que, segundo este criador artístico, exprime melhor a riqueza e importância daquele período histórico, pois muitos dos locais descobertos pelos portugueses e espanhóis nos séculos XV e XVI já estavam habitados, tendo o mais importante consistido no processo de conhecimento mútuo entre os povos.

No final, depois do fogo de artifício, centenas de pessoas acabaram a sua noite nas praias de Lagos, comemorando o Banho 29, uma manifestação de carácter popular há muito enraizada na cultura lacobrigense.

PS volta a exigir a entrega imediata das casas em Monte Gordo


Autarquia vilarealense deve aumentar o número de fogos a atribuir à população

O PS manifesta a sua total indignação pelo facto da Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) ainda não ter procedido à entrega dos 40 fogos, em Monte Gordo, praticamente um ano após a sua conclusão e exige que o faça de imediato.
Não se pode entender que depois do executivo autárquico social-democrata ter anunciado, em vésperas do acto eleitoral de Outubro passado, a entrega das chaves para depois das eleições, tenham já decorrido 10 meses e tal não tenha acontecido, obrigando as 40 famílias contempladas a continuar a viver em deficientes condições.
Por outro lado, o PS considera que a autarquia vilarealense deve aumentar significativamente o número de fogos a atribuir à população inscrita, tendo em conta as carências de habitação que se verificam no concelho e, em particular, em Monte Gordo.
Desde já o PS expressa a sua solidariedade a todos quando (des)esperam pela entrega das chaves das suas novas casas para aí poderem recomeçar uma nova etapa das suas vidas, com mais dignidade e melhores condições para educar os seus filhos. E garante a toda a população que tudo fará para que a entrega dos fogos seja imediata, sejam disponibilizados mais fogos e sejam tornados públicos os critérios de atribuição.

Maria Isabel Duarte Pacheco relembrada na Toponímia de Bensafrim


A Vila de Bensafrim conta com mais uma designação toponímica. A placa descerrada no passado Sábado, dia 28 de Agosto, constituiu uma singela, mas sentida, homenagem a Maria Isabel Duarte Pacheco, uma filha de Bensafrim relembrada por todos os presentes como uma pessoa dinâmica, curiosa, de mentalidade avançada para a sua época, mas que, acima de tudo, gostava de fazer o bem e de ajudar quem mais precisava.

A D.ª Pachequinha, como carinhosamente era tratada, nasceu em 1897 e viria a falecer em 1997, na terra a que sempre se dedicou. Ao longo de um século de vida ocupou-se essencialmente da administração dos trabalhos agrícolas nas propriedades da família, tendo vivido também em Angola, para onde partiu na companhia do seu marido, por motivo da carreira familiar deste. Em África interessou-se pela cultura local, intervindo com o seu saber e experiência em prol da melhoria da qualidade de vida das populações.
A sua generosidade e a persistência com que transmitiu aos seus descendentes esses princípios e valores foram os traços de personalidade mais acentuados pelos familiares presentes na cerimónia, designadamente a filha mais velha, D.ª Estela Duarte Estanislau Pacheco de Oliveira, e a neta mais velha, Maria Teresa Estanislau Cunha e Costa.

Na intervenção que proferiram, João Luís Gomes, Presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim, Maria Joaquina Matos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, e Júlio Barroso, Presidente do Município de Lagos, salientaram ainda a generosidade e sentido de responsabilidade dos descendentes e herdeiros da D.ª Pachequinha, patente na doação de terrenos que permitiu a implantação do loteamento municipal destinado à construção de moradias para jovens de Bensafrim.

A cerimónia, que contou com larga participação dos familiares e de moradores, decorreu em simultâneo com a nona edição da FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve que no final de Agosto anima a Vila e Freguesia de Bensafrim.

EUROPEU DE BREAMS ESTREIA-SE EM ALBUFEIRA




Campeonato de pesca desportiva de mar traz ao concelho 98 atletas de 11 nacionalidades
Durante 3 dias, Albufeira vai acolher o primeiro Campeonato Europeu de Espécies Breams realizado a nível mundial. 98 participantes de 11 países europeus vão lançar-se ao mar algarvio, em 15 embarcações, numa parceria entre a EFSA e a Câmara Municipal.
O Campeonato Europeu de Espécies Breams começa já este fim-de-semana, em Albufeira. De 3 a 5 de Setembro, a cidade irá acolher representantes de 11 países da Europa, num total de 98 participantes, para disputarem esta prova de pesca desportiva de alto mar.

A diversidade e quantidade de espécies Breams existentes na região, a par com a localização de pesqueiros perto da costa, a qualidade da oferta hoteleira e o excepcional clima, levaram à escolha de Albufeira como cidade anfitriã da prova. “O Algarve, em geral, e Albufeira, em particular, contam com a maior concentração de espécies Breams do mundo. São cerca de 18 entre pargos, sargos, choupas, douradas e ferreiras ”, explica Luís Borges, Presidente da Direcção da EFSA – European Federation of Sea Anglers. Para o representante “o papel que a autarquia desempenha no incremento deste tipo de actividade desportiva tem sido fundamental”.

Parceiro do evento, o Município de Albufeira congratula-se por ser palco desta importante prova, nunca antes realizada a nível nacional, europeu ou mundial. “Este é um projecto de complementaridade ao sol e à praia, em que se aposta numa vertente de lazer, neste caso a pesca desportiva”, salienta Desidério Silva, Presidente da autarquia, para quem “é extremamente positivo receber no concelho cerca de uma centena de atletas estrangeiros”.

A competição está agendada para o dia 4 de Setembro, Sábado, entre as 7h00 e as 16h30. No dia 3 irá decorrer a recepção dos participantes e respectivo Cocktail de Boas-Vindas e no dia 6 a entrega de prémios e Jantar de Gala.

Farense: Escolas de Futebol apresentam-se e Jogos com novos preços de bilhetes


Escolas de Futebol apresentam-se

Amanhã, dia 1 de Setembro, pelas 19 horas, as Escolas de Formação do Sporting Clube Farense vão fazer a apresentação do seu plano desportivo e de treinos aos pais dos atletas e jogadores.
As Escolas de Formação estão representadas nos escalões de Infantis A e B, Benjamins, Petizes e Traquinas.
Entretanto, as Escolas de Formação do clube vão organizar o Torneio do Centenário das Escolas.
Neste torneio vão estar presentes os escalões de Infantis A e B e Benjamins e terá lugar no dia 18 de Setembro, no Complexo Desportivo da Penha entre as 9:40 e as 19:00 horas.
Vão estar presentes as equipas do Sporting Clube Farense, Sporting Clube Portugal, Portimonense, Esperança Lagos, Louletano, Almansilense, Olhanense, Lusitano VRSA e 1ºJaneiro.

Valor dos bilhetes para a época foi definido

A Direcção do Sporting Clube Farense decidiu, face ao aumento substancial dos encargos com a organização dos jogos em casa, definir que para a época 2010/2011, em todos os jogos haverá lugar ao pagamento de bilhete de sócio, no valor de 2 euros.
Os bilhetes para os não sócios serão de 8 euros

Vendas globais de medicamentos falsos atingem 60 mil milhões de euros até ao final deste ano



O Congresso Mundial da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas, uma iniciativa da Federação Internacional Farmacêutica, com o apoio da Associação Nacional das Farmácias (ANF), vai debater o tema do combate à contrafacção dos medicamentos, amanhã, dia 1 de Setembro, das 9 às 17 horas, no Centro de Congressos de Lisboa.

Os medicamentos falsificados são uma grande ameaça para a saúde pública. Podem causar a morte, devido à falta da substância activa ou quantidade inadequada, por exemplo nas vacinas e antibióticos, ou pela presença de material tóxico. Os medicamentos contrafeitos representam mais de 10 por cento do mercado global de medicamentos e, em alguns países em desenvolvimento, estima-se que a percentagem chegue aos 50 por cento. Calcula-se também que as vendas globais de medicamentos falsos atingirá os 60 mil milhões de euros até 2010.

De acordo com António Bica, responsável no Portuguese Host Committee pela Secção de Laboratório e Controlo de Medicamentos, “a contrafacção de medicamentos é uma preocupação crescente e representa um verdadeiro flagelo nos países em desenvolvimento. Não sendo um tema central numa perspectiva estritamente nacional é, sem dúvida, importante no contexto de uma organização global, que deve assumir uma vertente de responsabilidade social para com aqueles que vivem dificuldades básicas no acesso aos medicamentos.”

O congresso vai discutir o que os governos e as suas agências, a indústria farmacêutica, universidades e associações profissionais estão a fazer, para combater a crescente ameaça da contrafacção de medicamentos para a saúde pública. O simpósio conta com a participação de farmacêuticos de vários países.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a contrafacção consiste na representação falsa da identidade, história e origem do produto, da sua embalagem ou acondicionamento. Pode ocorrer, tanto em medicamentos genéricos como de marca. A dificuldade reside, sobretudo, em distinguir quais os fármacos contrafeitos, na medida em que estes podem ser iguais aos originais.

Ilha Mágica dedica dia a Tavira


No dia 25 de Setembro, Sábado, a Ilha Mágica em Sevilha dedica o dia a Tavira, no âmbito de um protocolo de colaboração assinado com a autarquia, e convida todos os tavirenses, e demais interessados, a descobrir um mundo de diversões a preços apetecíveis.
Com saída marcada para as 8h30, na Avenida Zeca Afonso, junto ao Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, os viajantes partem à descoberta de uma ilha onde poderão deixar voar a sua imaginação e libertar as suas emoções, num dia em que Tavira também irá marcar presença no cartaz da animação.
Neste ano a Ilha Mágica apresenta novidades incríveis com novos audiovisuais em dimensão 4, o Navio Barbarroja e uma viagem num barco fantasma Além de todas estas novidades, a ilha oferece fantásticas atracções e 60 magníficos espectáculos todos os dias.
O regresso está previsto para as 21h30 (hora espanhola), após a exibição do espectáculo do Lago.
Pode adquirir o seu bilhete na recepção do Palácio da Galeria, entre as 10h00 e as 12h30 e as 15h00 e as 17h30, de Terça-feira a Sábado, até ao dia 23 de Setembro, às 12h30. Os menores de 18 anos deverão apresentar, obrigatoriamente, uma declaração de autorização dos pais/ encarregados de educação.
Observação: Não está permitido o acesso ao Parque com comida ou bebida.