terça-feira, 31 de agosto de 2010

Maria Isabel Duarte Pacheco relembrada na Toponímia de Bensafrim


A Vila de Bensafrim conta com mais uma designação toponímica. A placa descerrada no passado Sábado, dia 28 de Agosto, constituiu uma singela, mas sentida, homenagem a Maria Isabel Duarte Pacheco, uma filha de Bensafrim relembrada por todos os presentes como uma pessoa dinâmica, curiosa, de mentalidade avançada para a sua época, mas que, acima de tudo, gostava de fazer o bem e de ajudar quem mais precisava.

A D.ª Pachequinha, como carinhosamente era tratada, nasceu em 1897 e viria a falecer em 1997, na terra a que sempre se dedicou. Ao longo de um século de vida ocupou-se essencialmente da administração dos trabalhos agrícolas nas propriedades da família, tendo vivido também em Angola, para onde partiu na companhia do seu marido, por motivo da carreira familiar deste. Em África interessou-se pela cultura local, intervindo com o seu saber e experiência em prol da melhoria da qualidade de vida das populações.
A sua generosidade e a persistência com que transmitiu aos seus descendentes esses princípios e valores foram os traços de personalidade mais acentuados pelos familiares presentes na cerimónia, designadamente a filha mais velha, D.ª Estela Duarte Estanislau Pacheco de Oliveira, e a neta mais velha, Maria Teresa Estanislau Cunha e Costa.

Na intervenção que proferiram, João Luís Gomes, Presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim, Maria Joaquina Matos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, e Júlio Barroso, Presidente do Município de Lagos, salientaram ainda a generosidade e sentido de responsabilidade dos descendentes e herdeiros da D.ª Pachequinha, patente na doação de terrenos que permitiu a implantação do loteamento municipal destinado à construção de moradias para jovens de Bensafrim.

A cerimónia, que contou com larga participação dos familiares e de moradores, decorreu em simultâneo com a nona edição da FETAAL – Feira de Tradições e Artes do Algarve que no final de Agosto anima a Vila e Freguesia de Bensafrim.