terça-feira, 31 de agosto de 2010

Debate «A Ria de Alvor e Nós»


«Numa sociedade aparentemente dominada pela Economia, valerá de facto a máxima de que tudo tem um preço?» Este será um dos temas a desenvolver no debate integrado no Bioblitz «A Ria de Alvor e Nós», marcado para sábado, dia 4 de Setembro, às 21h30, na Tenda Blitz, na zona ribeirinha de Alvor.
O debate, integrado na programação do Bioblitz Alvor 2010, contará com a intervenção do Prof. Dr. Henrique Miguel Pereira, do Centro de Biologia Ambiental, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pela avaliação para Portugal do Millenium Ecosystem Assessment.
Henrique Miguel Pereira desenvolve o seu trabalho na área da biodiversidade, serviços do ecossistema, modelação, gestão de áreas protegidas e alterações globais.
O outro interveniente será o Eng. Marcial Felgueiras, dirigente da associação A Rocha, que há mais de 20 anos vem desenvolvendo trabalho de investigação sobre a Ria de Alvor e que recentemente propôs às Câmaras de Portimão e Lagos um Plano Integrado de Gestão desta importante zona húmida do Barlavento algarvio.
O debate, que será moderado pelo Arquitecto Paisagista Gonçalo Gomes, membro da Liga para a Protecção da Natureza, contará ainda com a intervenção do Dr. Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão.
«Será possível colocar um preço nos serviços vitais que diariamente o Planeta presta e que sustentam a Vida? No microcosmo que permite ao solo sustentar a nossa alimentação? Na dimensão ecológica da água que mantém a vida no planeta? No fornecimento do ar que respiramos?»
«Por outro lado, se a Economia se aproximar da Ecologia e a ela aplicar os seus modelos conceptuais e funcionais, conseguiremos calcular, por exemplo, o custo das Alterações Climáticas por oposição à adopção de modelos de Desenvolvimento Sustentável?»
Durante cerca de uma hora, os intervenientes no debate e o público irão trocar ideias sobre estratégias e visões de desenvolvimento para a Ria de Alvor e os municípios que lhe ficam adjacentes.