terça-feira, 31 de agosto de 2010

LA FURA DELS BAUS trouxeram milhares de pessoas




Largos milhares de pessoas concentraram-se, no passado dia 29, junto à Estátua do Infante D. Henrique para assistirem a um dos maiores eventos da programação ALLGARVE 2010.

Os LA FURA DELS BAUS trouxeram a Lagos GNOSIS, uma mega produção ao ar livre, exclusivamente dedicada aos Descobrimentos Portugueses, sendo que este foi igualmente o primeiro evento a marcar o início da evocação da figura do Infante Dom Henrique e a celebração dos 550 anos após a sua morte.

O espectáculo decorreu em oito actos que duraram, ao todo, cerca de uma hora. O final da actuação foi assinalado com o tradicional fogo de artifício do Banho 29.

A espectacularidade de GNOSIS prendeu-se não só com todos os efeitos cénicos e sonoros, como também pelo facto do evento ter decorrido não no chão, mas a cerca de 20 metros de altura. Uma tarefa difícil para os 40 voluntários escolhidos num casting feito a nível local pela companhia de novo circo da Catalunha, que os treinou durante cinco dias para que pudessem dar corpo a este espectáculo.

Uma bola de oito metros de diâmetro, que simbolizava o planeta; uma estrutura com 42 bailarinos suspensos, que acabaram por formar entre eles uma rede humana, simbolizando a solidariedade; uma ampulheta gigante com uma bailarina no seu interior


e uma boneca de 12 metros de altura foram alguns dos elementos que integraram GNOSIS e que deslumbraram todos os que assistiram a este espectáculo.

De acordo com as palavras de Pêra Tanãtina, Director Artístico da Companhia, a mensagem principal do espectáculo pretendeu evocar a enorme mudança e evolução no CONHECIMENTO gerada pelos Descobrimentos, palavra que, segundo este criador artístico, exprime melhor a riqueza e importância daquele período histórico, pois muitos dos locais descobertos pelos portugueses e espanhóis nos séculos XV e XVI já estavam habitados, tendo o mais importante consistido no processo de conhecimento mútuo entre os povos.

No final, depois do fogo de artifício, centenas de pessoas acabaram a sua noite nas praias de Lagos, comemorando o Banho 29, uma manifestação de carácter popular há muito enraizada na cultura lacobrigense.