sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Algarve não tem Plano de Segurança, Bacelar Gouveia




O presidente do Observatório sobre Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) criticou ontem a ausência de um "plano de segurança" para o Algarve e a falta de "critérios objectivos" no reforço policial no Verão.
Em declarações à Lusa, o presidente da OSCOT Bacelar Gouveia, afirmou que o Algarve tem dois problemas relacionados com a segurança.O primeiro é "não ter um plano de segurança" e o segundo problema, indirectamente ligado, é a sazonalidade relacionado com o turismo, que obriga a um reforço do dispositivo policial, mas que não obedece a "critérios inteiramente objectivos"."O dispositivo policial não pode ser o mesmo no Verão e no Inverno e portanto no Verão é necessário reforçar esse dispositivo policial com agentes que vêm de outras parte do país", explicou Bacelar Gouveia.Contudo, segundo o presidente da OSCOT, às vezes não se percebe bem qual é o critério para esse reforço policial. Para Bacelar Gouveia é essencial saber se o reforço do efectivo é suficiente, "se é feito nas áreas de maior risco, saber se as áreas de intervenção da PSP e GNR são feitas com critérios objectivos ou se às vezes não é um pouco a olho".Na opinião do presidente do OSCOT, o Algarve é uma área de maior preocupação sobre os efeitos de segurança, porque tem equipamentos "altamente sofisticados" e por ser uma zona de excelência turística em várias áreas em que as pessoas estão fora da sua rotina urbana."A segurança também se avalia pelo modo como as pessoas se sentem organizadas em sociedade e vivem esses sentimentos de insegurança", comentou Bacelar Gouveia, que é também deputado do PSD.Em Outubro, o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) referiu que os empresários do sector hoteleiro têm registado a infiltração de pessoas dentro dos hotéis que conseguem "penetrar nos alojamentos e roubar dinheiro e valores facilmente convertíveis em dinheiro". Segundo o presidente da AHETA, Elidérico Viegas, "a criminalidade contra turistas tem vindo a aumentar exponencialmente no Algarve nos últimos tempos, envolvendo grupos organizados e especializados em roubos a quartos dos hotéis".Segundo Bacelar Gouveia, a abertura das fronteiras "fez intensificar o crime" no Algarve e no país em geral, nomeadamente o crime organizado e violento."Mesmo que não exista um aumento estatístico da criminalidade, aumenta o sentimento de insegurança", reflecte Bacelar Gouveia, referindo que numa sociedade organizada a segurança não é apenas um padrão que se avalia pelo número de crimes e tipos de crimes praticados.No espaço de um mês, o Algarve foi palco de vários assaltos a moradias com recurso a violência e até sequestro - em Almancil, Loulé e Faro -, sendo que em dois dos casos as vítimas eram estrangeiras.O "modus operandi" dos assaltantes tem sido comum a todos os casos, sendo que num dos assaltos - a uma casa de um casal suíço residente em Almancil -, os criminosos sequestraram o casal e violaram a mulher, de 77 anos.


Lusa

Exposição celebra Dia Nacional do Mar em Olhão







O Dia Nacional do Mar, que se celebra no próximo dia 16 de Novembro, será assinalado em Olhão, entre outras iniciativas, com uma exposição intitulada «Frota de Paz nos Mares em Guerra». A mostra estará patente no Museu da Cidade entre os dias 17 de Novembro e 31 de Janeiro de 2010.



Nesta exposição, pretende-se desvendar a vivência lendária dos homens do mar, umas vezes sob a forma de uma memória épica, outras através da evocação de tragédias que marcaram o imaginário colectivo.
Todos os homens que foram ao bacalhau e todas as mulheres que lhes viveram as viagens, recordam o drama épico da navegação e da pesca em plena Segunda Guerra Mundial.

Por fortuna e engenho de quantos viveram a tormenta de pescar bacalhau nos mares em guerra, apenas dois navios bacalhoeiros portugueses foram torpedeados por submarinos – o Maria da Glória e o Delães. Se a ‘faina maior’ comporta uma dimensão de história trágico-marítima, é nas peripécias do torpedeamento do lugre Maria da Glória, em 1942, que ela melhor se exprime. Trata-se de um acontecimento ‘total’, que tudo condensa e questiona sobre esta infindável narrativa.

A exposição «Frota de Paz nos Mares em Guerra» é uma forma de recordar a todos a participação de Olhão no contexto marítimo, realçando ainda a importância da Estratégia Nacional para o Mar, que consiste na actuação em diversas linhas de acção a nível nacional, nomeadamente a sensibilização e mobilização da sociedade para a importância do mar, a promoção do ensino e divulgação nas escolas de actividades ligadas ao mar, a promoção de Portugal, e neste caso do Algarve, como um centro de excelência de investigação das ciências do mar, a protecção e recuperação dos ecossistemas marinhos, fomentar a economia do mar ou apoiar novas tecnologias aplicadas às actividades marítimas.


Horário do Museu:
Terça a Sexta-feira – Manhã: das 19h00 às 12h00; Tarde: das 14h00 às 17h30
Sábados – das 10h00 às 13h00
Encerra à Segunda-feira

«ROADSHOW SENSAÇÃO ALGARVE»




Destino promove-se no Norte e Centro do País




O Turismo do Algarve vai reforçar a promoção do destino no Norte e no Centro do país de 16 a 19 de Novembro, num roadshow que levará as sensações do Algarve ao trade do Porto, Aveiro, Viseu e Guimarães.

O «Roadshow Sensação Algarve» aposta, em cada cidade, na realização de um workshop reservado aos profissionais do sector, que reunirá a oferta turística algarvia num espaço privilegiado para o negócio. Segue-se um jantar com ementa regional reservado ao trade e às entidades e imprensa locais.

O roadshow facilita aos hoteleiros e operadores turísticos algarvios a promoção e venda directa da sua oferta junto dos agentes de viagens locais, os quais poderão ainda informar-se sobre as últimas novidades que o destino oferece.

A iniciativa do Turismo do Algarve realiza-se num momento em que os portugueses cada vez mais desfrutam das suas férias em Portugal. A opção pela região do Algarve tem especial relevo no Norte e no Centro e é reforçada pela acessibilidade do destino, com ligações rodoviária, ferroviária e aérea ao Porto.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre Janeiro e Agosto de 2009 os turistas residentes em Portugal realizaram perto de 2,88 milhões de dormidas no Algarve, número que representa um crescimento homólogo de 5,1 por cento (mais de 139 mil dormidas do que em igual período do ano anterior). A evolução positiva dos residentes aumentou o peso do mercado interno no destino em quatro pontos percentuais, crescendo de 26 para 30 por cento do total das dormidas.