sábado, 25 de setembro de 2010

Melhores perspectivas a Sul


O Observador Cetelem analisou em Setembro de 2009 o moral dos europeus, estabelecendo um paralelismo entre um antes e um pós crise. Já em 2010, coloca-se a questão de como estão a reagir os portugueses. Ó Observador Cetelem procura agora responder à mesma através da análise das perspectivas para os próximos meses.
Influenciados pela actual situação socioeconómica em que se encontra o país, os Portugueses parecem ter-se deixado contagiar por uma onda de pessimismo generalizado que afecta homens e mulheres de todas as idades e classes sociais.
A preocupação dos portugueses é visível quando questionados sobre a forma como avaliam a situação actual do país. Numa escala de 0 a 10 são unânimes as opiniões que avaliam Portugal com uma nota de 3.65, sendo que são os homens que avaliam a situação de uma forma mais severa (3.59).
Apesar da visão pessimista que todos os portugueses partilham, são os mais velhos que parecem mais desanimados. De geração para geração as perspectivas negativas vão-se acentuando. Os jovens (18-24 anos) são os mais optimistas, atribuindo uma classificação de 4.48, que contrasta com a dos mais velhos (55-65 anos), que se situa nos 2.82.
No entanto, analisadas as perspectivas de cada um dos inquiridos poder-se-á dizer que é na região Sul (Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), que os portugueses revelam uma visão menos negativa da actual situação do país, a qual é avaliada em 3.98. Não menos negativa encontra-se a avaliação efectuada a Norte (3.71) e Centro (2.92).
Apesar do poder económico de cada família ser um factor preponderante na forma de encarar a actual situação do país, a verdade é que quase todos os inquiridos, independentemente da classe social, atribuem uma classificação baixa ao país. No entanto, observamos alguns contrastes. As classes sociais C2 e D (média-baixa e baixa) são as mais pessimistas com uma nota de 3.29. Por sua vez, as classes AB e C1 (alta, média alta e média) atribuem uma nota de 3.76, que se situa acima da média.

Ray Moynihan fala sobre o fenómeno “Disease mongering” na UAlg


Com o objectivo de aumentar a capacidade crítica dos participantes interessados em conhecer ou aprofundar o seu conhecimento sobre o fenómeno de “disease mongering”, realiza no próximo dia 29 de Setembro, no Anfiteatro Verde (Edifício 8), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, um seminário sobre “Disease mongering” ou “Propaganda da doença”, proferido por Ray Moynihan.
Jornalista australiano, autor e investigador respeitado internacionalmente, Ray Moynihan publicou extensamente sobre marketing farmacêutico, relação entre médicos e indústria, decisão informada baseada na evidência e “disease mongering”.
Esta acção visa alargar os limites diagnósticos de doenças pré-existentes e/ou a sua perigosidade (ou mesmo inventar/criar doenças) e promovê-las publicamente, visando auferir lucro através da comercialização de medicamentos e/ou procedimentos médicos a elas ligados
O seminário é dirigido a médicos, farmacêuticos, enfermeiros, professores e estudantes de medicina, farmácia, enfermagem e ciências biomédicas, outros profissionais de saúde, jornalistas e responsáveis da área da saúde
Horário: 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

Município de Lagos comemora Centenário da República


No próximo dia 5 de Outubro de 2010 é proclamado o primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal, efeméride que será assinalada a nível nacional e que pretendem evocar historicamente os acontecimentos de 1910 e honrar a memória daqueles que se entregaram à causa da República e da sua proclamação.
Lagos, com a riquíssima história que detém, neste período, nunca se poderia manter à margem destas Comemorações. Assim, no início do ano, a Câmara Municipal de Lagos, adjuvada por munícipes que quiseram também participar na organização das mesmas, formou um grupo de trabalho com o intuito de tornar esta data numa oportunidade única de celebrar a República.
Recorde-se que, para além das diversas exposições, tertúlias, conferências, concertos e a plantação da Árvore do Centenário (no Parque da Cidade, no Dia Mundial da Árvore), que decorrerem no município ao longo do ano no âmbito destas Comemorações, a autarquia participou, também, na construção de uma plataforma onde todos os interessados são convidados a colaborar – Wiki Lagos da República, disponível em www.lagosdarepublica.wikidot.com. O conceito desta Wiki nasceu dos ideais republicanos de partilha e conhecimento. Mais do que um mero repositório de informação local, desejou-se tornar este espaço numa plataforma de comunicação a vários níveis e que espelhasse a realidade tanto local, como nacional. Antes do mais, reflecte o estudo do espólio da Câmara Municipal de Lagos, já existente, e nunca antes divulgado.
Agora, e como ponto alto destas comemorações, para assinalar o dia em que se completam 100 anos desta importante data, a autarquia voltou a organizar um conjunto de actividades de âmbito protocolar e cultural que vão desde exposições, música, homenagem, apresentação de um livro e que culminam na inauguração da Escola EB 2/3 Tecnopolis de Lagos, em simultâneo com outras 99 escolas do país.
De referir que já para este próximo Domingo, dia 26 de Setembro, a Academia de Música de Lagos, em co-produção com a Câmara Municipal de Lagos e a Fundação Mário Soares, organizou uma Conferência, que Mário Soares irá proferir a propósito do "O Centenário da Implantação da República". Esta iniciativa terá lugar pelas 18h, no Centro Cultural de Lagos. A Conferência contará igualmente com um concerto de violino / acordeão, com a prestação de João Pedro Cunha (violino) e Gonçalo Pescada (acordeão).
O evento é pago, sendo que a receita reverterá integralmente para a Fundação Mário Soares. As reservas para a conferência e concerto, poderão ser efectuadas para o Centro Cultural de Lagos (282 770 450) ou para a Academia de Música de Lagos (282 082 786 ou 919 804 662).