sábado, 25 de setembro de 2010

Município de Lagos comemora Centenário da República


No próximo dia 5 de Outubro de 2010 é proclamado o primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal, efeméride que será assinalada a nível nacional e que pretendem evocar historicamente os acontecimentos de 1910 e honrar a memória daqueles que se entregaram à causa da República e da sua proclamação.
Lagos, com a riquíssima história que detém, neste período, nunca se poderia manter à margem destas Comemorações. Assim, no início do ano, a Câmara Municipal de Lagos, adjuvada por munícipes que quiseram também participar na organização das mesmas, formou um grupo de trabalho com o intuito de tornar esta data numa oportunidade única de celebrar a República.
Recorde-se que, para além das diversas exposições, tertúlias, conferências, concertos e a plantação da Árvore do Centenário (no Parque da Cidade, no Dia Mundial da Árvore), que decorrerem no município ao longo do ano no âmbito destas Comemorações, a autarquia participou, também, na construção de uma plataforma onde todos os interessados são convidados a colaborar – Wiki Lagos da República, disponível em www.lagosdarepublica.wikidot.com. O conceito desta Wiki nasceu dos ideais republicanos de partilha e conhecimento. Mais do que um mero repositório de informação local, desejou-se tornar este espaço numa plataforma de comunicação a vários níveis e que espelhasse a realidade tanto local, como nacional. Antes do mais, reflecte o estudo do espólio da Câmara Municipal de Lagos, já existente, e nunca antes divulgado.
Agora, e como ponto alto destas comemorações, para assinalar o dia em que se completam 100 anos desta importante data, a autarquia voltou a organizar um conjunto de actividades de âmbito protocolar e cultural que vão desde exposições, música, homenagem, apresentação de um livro e que culminam na inauguração da Escola EB 2/3 Tecnopolis de Lagos, em simultâneo com outras 99 escolas do país.
De referir que já para este próximo Domingo, dia 26 de Setembro, a Academia de Música de Lagos, em co-produção com a Câmara Municipal de Lagos e a Fundação Mário Soares, organizou uma Conferência, que Mário Soares irá proferir a propósito do "O Centenário da Implantação da República". Esta iniciativa terá lugar pelas 18h, no Centro Cultural de Lagos. A Conferência contará igualmente com um concerto de violino / acordeão, com a prestação de João Pedro Cunha (violino) e Gonçalo Pescada (acordeão).
O evento é pago, sendo que a receita reverterá integralmente para a Fundação Mário Soares. As reservas para a conferência e concerto, poderão ser efectuadas para o Centro Cultural de Lagos (282 770 450) ou para a Academia de Música de Lagos (282 082 786 ou 919 804 662).