sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Exército Romano invade São Brás de Alportel


O Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel foi invadido por um implacável exército romano! A invasão aconteceu hoje, dia 24 de Setembro, pelas 17h00… ponto de encontro para a Sessão de Inauguração da interessante exposição “O Exército Romano: organização, armamento e táctica militar”, uma exposição que surge no âmbito das celebrações das Jornadas Europeias do Património 2010 em São Brás de Alportel.
A edição de 2010 das Jornadas Europeias do Património celebram-se em Portugal nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, sob o tema “Património: um Mapa da História”, com o objectivo de apelar para a importância do património, nas suas diferentes manifestações, como documento do percurso espaço-tempo das sociedades, pois viajar pelas cidades, percorrer o território observando os vestígios, interpretando os cenários urbanos e rurais de acontecimentos históricos e políticos da humanização das paisagens leva a um fio condutor que liga o passado ao presente num percurso que tem continuidade no futuro.
Esta iniciativa europeia dinamizada em Portugal sob a coordenação do instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, IP), conta uma vez mais com a adesão do município de São Brás de Alportel, através de um conjunto de actividades, centralizadas no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha.
Neste espaço, estará patente desde dia 24 de Setembro de 2010 e até 24 de Julho do próximo ano esta exposição com milénios de história. “O Exército Romano: organização, armamento e táctica militar” retrata a história das legiões romanas na conquista e conservação do Império Romano, uma história que se prolongou por mais de 12 séculos de evolução de estruturas, armas e tácticas.
Ainda sob a égide destas Jornadas, no próximo domingo, dia 26, um domingo especial em que por toda a rede de cidades e vilas “Slowcities” se vive um “SundaySlow”, um domingo para viver com todos os sentidos, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha de São Brás de Alportel vai estar de portas abertas e convida todos a uma viagem ao passado.
A partir das 16h00, miúdos e graúdos são convidados a passar “Um dia com os romanos”, uma tarde diferente com diversas actividades de recriação histórica, para aprender a brincar e a valorizar o legado dos nossos antepassados.
Os visitantes podem ainda visitar o Centro de terça-feira a sábado, entre as 09h30 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h30.