sábado, 8 de janeiro de 2011

Grande Prémio dos Reis: Ana Dias e Yuri Abramov vencem em Faro

Marcada pelo frio e chuva, por vezes forte, a 41ª. edição do Grande Prémio dos Reis de Faro ficou em casa na prova feminina, já que a atleta da Casa de Benfica de Faro, Ana Dias voltou a demonstrar os motivos que fazem dela a mais internacional atleta algarvia de todos os tempos. Por seu turno, o russo Yuri Abramov arrebatou o primeiro posto na prova masculina.

O ATLETA RUSSO YURI ABRAMOV (CENTR) VENCEDOR DO GRANDE PRÉMIO DOS REIS

ANA DIAS (1ª ESQª) E AS RESTANTES MELHOR CLASSIFICADAS FEMININAS

A JUVENIL CARLA COVELO (1ª. ESQª, DO CLUBE DESPORTIVO FARO XXI, ÉM UMA DAS PROMESSAS DO ATLETISMO ALGARVIO

CLUBE ORIENTAL DE PECHÃO (liderado por Ana Cabecinha, à esquerda), RECEBE, DE MACÁRIO CORREIA, A TAÇA DA CONQUISTA DO 1º. LUGAR COLECTIVO
Apesar do tempo invernoso, o Grande Prémio dos Reis atraíu centenas de espectadores ao Jardim Manuel Bivar, na baixa da capital algarvia, que aplaudiram os mais de 600 atletas de todos os escalões etários que participaram na prova.
A prova das duas olímpicas algarvias, Ana Cabecinha, do Grupo Oriental de Pechão, que acabou em terceiro lugar (22,00 minutos), e da benfiquista farense Ana Dias (21,25), foi a que mais aplausos recebeu.
A segunda classificada foi a atleta finlandesa Sandra Eriksoon (21,52).
Já a competição masculina teve como vencedor o russo Yuri Abramov, com 19,04 minutos, que relegou para segundo lugar Nelson da Cruz (19,13) e para terceiro posto Manuel Ferraz (19,24), enquanto o benfiquista Jorge Varela (19,30) não foi além do quarto lugar.
Nos veteranos a vitória foi conquistada por Felisberto Reigado (21,08 minutos), deixando Pedro Pessoa (21,18) e Carlos Calado (21,29) nos lugares seguintes.
Por equipas a vitória ficou igualmente no Algarve. Os atletas do Clube Oriental de Pechão não deram hipóteses, respectivamente, ao Centro Desportivo de Quarteira, Clube Areias de S. João e Núcleo Sportinguista de Faro.

Concerto do XVI Aniversario do Ensemble de Flautas de Loule


O Coral Ideias do Levante (Lagoa, Algarve), irá participar no próximo dia 29 de Janeiro de 2011, na Igreja Matriz de Loulé, pelas 21h30m, no Concerto do XVI Aniversário do Ensemble de Flautas de Loulé.
O Ensemble de Flautas do Centro de Expressão Artística do Município de Loulé foi constituído, em 1994, por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, com a orientação do professor Francisco Rosado procurando divulgar/promover o repertório histórico deste tipo de formação instrumental. O Ensemble de Flautas de Loulé, até ao momento, já gravou três CDs com repertório desde da Idade Média até aos nossos dias e tem participado em todas as edições dos Encontros de Música Antiga de Loulé, bem como em outros eventos culturais, como por exemplo o Festival MED.
Neste concerto de aniversário, serão interpretadas peças de vários períodos da História da Música de autores diversos, entre os quais Arcangelo Corelli, Georg Philipp Telemann, Benjamin Britten, Keith Hampton, Franz Schubert, Anton Bruckner. Serão ainda interpretadas canções tradicionais portuguesas e peças dos Beatles.

Regresso aos ensaios do Coral Ideias do Levante


Para integrar o grupo coral, não é necessária experiência a nível da música.
Francisco Brazão (director artístico do coral) salienta que os ensaios do coral não se destinam somente a trabalhar peças para apresentar ao público. Segundo o director, "o trabalho realizado durante os ensaios abrange, não só, o desenvolvimento da técnica vocal (individual e colectiva), como também, a consciencialização e aplicação da mesma."
Roberto Estorninho (presidente da direcção), congratula-se pelo trabalho desenvolvido pelo director artístico (e pelos coralistas) e convida a todos os interessados(as) com idade superior a 16 anos, a participar nos ensaios que decorrerm uma vez por semana (à Quinta-feira), das 21h00 às 23h00, na sala 13 do complexo CEFLA em Lagoa.
O grupo coral tem como objectivo, a progressão gradual quer técnica como artística do grupo, e paralela promoção cultural do Concelho de Lagoa e do Algarve, através da música coral polifónica. Interpreta um repertório bastante ecléctico visando não só diversos tipos de público, como meio de intervenção pedagógica. Dada a manifesta “flutuação” de meios humanos verificada variavelmente em cada ano lectivo, o seu director artístico procura adequar o nível e as características das peças a trabalhar em cada temporada, às especificidades do grupo.
Para mais informações, sobre o grupo coral e as suas actividades, basta visitar o site da associação em www.ideiasdolevante.net .

A vitória em etapas do Dakar por parte de Rúben Faria está ‘embruxada’!


Nova penalização para Rúben Faria…
A vitória em etapas do Dakar por parte de Rúben Faria está ‘embruxada’! Depois de perder a vitória na primeira etapa, na sequência duma penalização causada por excesso de velocidade numa zona proibida, eis que Rúben Faria voltou a ser penalizado, em virtude de não ter cumprido o tempo mínimo exigido para o reabastecimento a meio da tirada, que era de 15 minutos.
Ao que parece, o piloto da KTM só parou 5m13s’, pelo que os 9m47s em falta foram somados posteriormente ao seu tempo final na etapa, o que privou novamente da vitória na etapa, que foi dessa forma para Helder Rodrigues. Com a correção dos tempos à geral, o motard português desce è sétima posição da geral.
Fanáticos do Rally- Algarve Press

Sport Faro e Benfica com direito a topónimo na Cidade




O Sport Faro e Benfica, instituição desportiva quase centenária, passará a figurar no rol de topónimos de Faro. É uma justa e simbólica homenagem que terá lugar no próximo sábado, pelas 11h, num dos arruamentos situados na Horta do Ferragial.
Esta agremiação, 1.ª filial do Sport Lisboa e Benfica, tem desempenhado uma importante missão de serviço público, formando milhares de jovens e promovendo diversas modalidades ao longo do seu rico e prestigiante historial.