segunda-feira, 2 de maio de 2011

"ALGARVE TEM SEIS ANOS DE HUMILHAÇÃO" - Mendes Bota

"As próximas eleições legislativas de 5 de junho têm uma dupla função: “SANÇÃO E SOLUÇÃO! Sanção, porque é o momento de fazer o balanço da actividade de quem governou, de fazer o escrutínio entre o que se prometeu e o que se cumpriu. E, neste aspecto, os seis anos de governação de José Sócrates, representaram para o Algarve, seis anos de humilhação". Afirmou, esta segunda-feira, Mendes Bota, na apresentação da lista de candidatos a deputados do PSD, que lidera, pelo círculo de Faro.

MENDES BOTA FALOU DE "ANOS DE HUMILHAÇÃO" DO ALGARVE

CANDIDATOS ESCUTAM CRÍTICAS E ACUSAÇÕES DO SECRETÁRIO-GERAL DO PSD AO GOVERNO DE JOSÉ SÓCRATES
Na presença do secretário-geral do partido, Miguel Relvas, o cabeça de lista dos sociais-democratas pelo Algarve elogiou a "experiência profissional e política" dos restantes candidatos efetivos, Pedro Roque, Elsa Cordeiro, Cristóvão Norte, Carlos Silva Sousa, Maria Correia Conceição, Bruno Inácio, Alberto Almeida e Maria Domingos.

MIGUEL RELVAS ACUSA GOVERNO DE ANDAR EM CAMPANHA
"Foram seis anos de seca de investimento público, de perda brutal de fundos comunitários (mais de mil milhões de euros) nunca compensados, foi um PIDDAC sempre em perda que é hoje um quinto do que foi em 2003, de uma burocracia que asfixiou o investimento privado e um saldo sócio-económico catastrófico, uma autêntica crise tutti-sectorial, onde todos os sectores básicos da economia do Algarve estão em falência, e o desemprego atingiu números recorde nunca anteriormente registados", enfatizou Mendes Bota.

ROSA MENDES, MANDATÁRIO DA LISTA, ELOGIA MENDES BOTA

"FORAM ANOS DE PÃO E CIRCO"

Praticamente sem se deter, o cabeça-de-lista desafiou, recordando: "É o momento de recordar a célebre Agenda para o Algarve, com uma listagem de promessas feitas pelo Partido Socialista aos algarvios em 2005, e cujo triste saldo se reduz hoje a uma autêntica Agenda Zero. Foram anos de Pão e Circo para enganar os algarvios. Hoje, tiraram-nos o pão, e do circo só fica a recordação das tendas com que José Sócrates veio repetidamente ao Algarve anunciar obras que não se concretizaram".
E as questões não se fizeram esperar: Onde é que está o Hospital Central do Algarve, a Faculdade de Medicina, os Pólos e Centros Tecnológicos, as segundas fases dos Pólis de Albufeira, Lagos ou Silves, a renovação da ferrovia regional, a navegabilidade do Arade e do Guadiana, o Plano Regional de Intervenção Turística?".

"ALGARVE E VIA DO INFANTE TÊM ESPECIFICIDADES DIFERENTES"

Já sobre as portagens na Via do Infante, a Algarve Press Mendes Bota continuou em tom crítico, sublinhando a "falta de requalificação da EN 125, sem esquecer a promessa de mau pagador de jamais em tempo algum se impor portagens na Via do Infante, uma promessa do PS" - "O PSD sempre defendeu que nas SCTUS se deveriam pagar portagens, mas também não nos esquecemos que o Algarve e a Via do Infante têm especificidades diferentes", rematou.
"Sobre este e outros assuntos ninguém pode ganrantir o que quer que seja, porque o sistema político português é centralizador e a força dos representantes das regiões é muito pequena", admitiu o político.
"EXISTEM RESTRIÇÕES EXCESSIVAS À PESCA ARTESANAL"
Utilizando o mesmo tom para se referir ás pescas no Algarve, Mendes Bota assumiu: "Sempre fui um defensor da pesca artesanal, com gerações de história. Tal como tenho defendido os pescadores da Costa Vicentina, entendo que nas restantes zonas litorais existem restrições excessivas das autoridades para com a pesca artesanal".
Para que não restem dúvidas sobre o principal adversário político, Bota aponta o dedo acusador: "O País está na bancarrota e existe um responsável principal. Sócrates tem que pagar pelo mal que fez a Portugal. O ilusionismo mediático não conseguirá apagar os 620.000 desempregados, as 64 empresas que fecham em cada dia que passa, os quatro PEC’s falhados ou a duplicação da dívida externa em seis anos".
Utilizando um discurso de construtor civil, Mendes Bota explica o que, na sua opinião, deve acontecer no próximo dia 5 de Junho: "Os portugueses terão que decidir a adjudicação da construção do edifício Futuro de Portugal. É inadiável essa decisão. E, em cima da mesa, só existem dois empreiteiros com alvará para o efeito. Um deles, todas as obras que fez, esborralharam, caíram em ruínas, em derrocada. O outro, embora com alvará de construção, está a concorrer à sua primeira obra. Precisamos de projectista novo, de um novo construtor, de um novo modelo de construção. Se não mudarmos agora, iremos ficar soterrados nos escombros de um edifício chamado Portugal sem Futuro", concluiu.
Por seu turno, Miguel Relvas, aproveitando as palavras elogiosas do mandatário da lista, António Rosa Mendes, professor doutor da Universidade do Algarve e antigo Comissário de Faro, Capital da Cultura, que fez uma descrição do percurso político de Mendes Bota, a quem apelidou de "senador do Algarve", com "muitas décadas em defesa coerente da região, e do valor acrescentado da sua actividade como parlamentar, em defesa dos direitos humanos, batendo-se pela igualdade de oportunidades e contra a violência sobre as mulheres", explicou: “Acedemos ao pedido da direção do PSD/Algarve, liderada por Luís Gomes, para que fosse um algarvio a liderar a lista e será Mendes Bota, cujo trabalho é reconhecido, bem como a outro pedido, colocando Pedro Roque, líder dos Trabalhadores Sociais-Democratas como n.º 2, para dar maior atenção à questão do desemprego, que afeta o Algarve".
Para o secretário-geral do PSD, “mais importante do que anunciar datas de apresentação do programa eleitoral do PSD, é o engenheiro José Sócrates que deve explicar como é que a dívida pública portuguesa passou de 80 mil milhões de euros para 160 mil milhões de euros em seis anos”.
Miguel Relvas aproveitou ainda para acusar os ministros socialistas de não estarem a governar, afirmando que "fazem diariamente dois mil quilómetros pelo País em inaugurações de campanha".

Portimão: Dead Combo & Orquestra das Caveiras, Kaki King e Frankie Chavez em Maio no TEMPO

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão garante em Maio o seguimento de uma temporada artística de grande qualidade, com destaque para a oferta variada no campo musical, composta por três concertos de reportório contemporâneo, entre outras propostas.

No dia 7 de Maio, às 21h30, aos Dead Combo junta-se o colectivo Royal Orquestra das Caveiras, para apresentarem um espectáculo muito especial. Este projecto vem associar à sonoridade inovadora da guitarra eléctrica de Tó Trips e ao contrabaixo de Pedro Gonçalves, um conjunto de três sopros, uma bateria e um piano.
O espectáculo realiza-se no Grande Auditório Nuno Mergulhão e os bilhetes custam 10 euros, com descontos de 50% para jovens até aos 30 anos, podendo ser adquiridos na bilheteira do TEMPO.

Também no espaço do Grande Auditório, no dia 17 de Maio, às 21h30, poderá assistir ao concerto da cantora, guitarrista e compositora Kaki King, a primeira mulher a ser eleita Guitar God pela revista “Roling Stone”, tendo sido também nomeada para um Globo de Ouro pela sua contribuição na banda sonora do filme “Into the Wild”, realizado por Sean Penn em 2007.
Depois de em 2010 ter lançado o álbum “Junior”, Kaki King virá a Portugal para dois concertos únicos e a solo - no TEMPO e no Centro Cultural de Belém –, numa espécie de retorno às suas origens acústicas, visto ser a sua primeira digressão sem banda desde 2005.

Os bilhetes têm o preço único de 10 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO ou através da Ticketline.
No dia 20, às 22h00, o Café Concerto acolhe Frankie Chavez, um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, sendo considerado a mais recente revelação blues do sul da Europa e que, ao vivo, actuará em formato de one man band, munindo-se de várias guitarras com diferentes afinações, de uma bateria improvisada e de vários pedais de efeitos.
Além de abordar instrumentos típicos do blues, uma das características únicas da sua sonoridade é o facto de ter reinventado a abordagem da guitarra portuguesa, num concerto com entrada gratuita, sendo a lotação limitada a 150 pessoas.
A restante programação do TEMPO para o mês de Maio está disponível no sítio da Internet em www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Quarteira: Equipa de Basquetebol em Cadeira de Rodas do "Tubarões" acaba por falta de apoios

"Infelizmente, é com grande tristeza que comunicamos o fim da equipa de Cadeira de Rodas no nosso Clube, esta difícil decisão por nós tomada, apesar de exploradas todas as alternativas, deve-se ao facto de terem terminado os apoios financeiros atribuídos pelas autarquias, das quais eram provenientes os nossos atletas, nomeadamente os municípios de Loulé, Albufeira, Olhão e Silves, não restando outra hipótese", lamenta o clube "Tubarões", através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra.


"Como é do vosso conhecimento, esta equipa constituída por atletas deficientes motores, exigia custos acrescidos para a sua existência, no que diz respeito às cadeiras de rodas (elevados custos de aquisição e manutenção ao nível de peças), transporte dos atletas oriundos de várias localidades, manutenção e combustível da carrinha adaptada, equipamentos dos atletas, custos com o enquadramento humano e técnico e participação no campeonato nacional da 1ª divisão (a qual implicava elevados custos nas deslocações de âmbito nacional, refeições e eventuais estadias).
Assim, e face a toda a situação financeira vivida pelo nosso Clube, de quebra de receitas e apoios autárquicos específicos para esta equipa, não nos resta outra alternativa senão terminar com a existência desta equipa, que tão carinhosamente criámos em 2006, e apoiámos desde então, mesmo pondo em causa os recursos para outras treze equipas do clube, de modo a dar resposta a uma população tão especifica e tão esquecida por todos, mesmo na esfera desportiva.
Para terminar a nossa exposição, convém realçar os 15 atletas que já constituíram esta equipa e os resultados desportivos que a mesma obteve, ao nível da Taça de Portugal (participação nas meias finais) e da subida à 1ª divisão do campeonato nacional.
O Clube Basket de Quarteira Tubarões quer agradecer a todos que apoiaram esta equipa desde o seu inicio e, principalmente, a todos os atletas que aqui encontraram uma diferente forma de viverem a sua limitação, com objectivos desportivos e de prática de exercício físico devidamente enquadrado, na manutenção de um estilo de vida saudável", conclui a nota de imprensa do "Tubarões".

O Presidente da Direcção

Artur Figueiras

Ecoteca de Olhão recebe: MúsicA'brincar

O dia 7 de Maio está reservado mais uma vez, para o público assíduo das actividades da ECOTECA de Olhão, no Algarve, mas o fim-de-semana de 21 e 22 de Maio está programado para visitar outras localidades fora da região onde a músicA'brincar nasceu, espectando a mesma receptividade que tem vindo a ter por parte do tão carinhoso público Algarvio.

A músicA'brincar é um projecto musical infantil, que tem o intuito de promover a compreensão musical nos bebés e nas crianças em idade pré-escolar. A abordagem é feita de acordo com as várias fases de desenvolvimento do bebé e da criança, e tem como requisito fundamental a participação dos pais.

As oficinas musicais são orientadas pela dinâmica e boa disposição da Inês Rosa e do Francisco Brazão, naturais do Algarve. A par está Inês Morais, a dar também corpo a esta iniciativa, promovendo e coordenando as sessões, de forma a assegurar as condições mínimas necessárias para que todos possam desfrutar, e tudo funcione bem.
A formação musical, a empatia com as crianças, a criatividade e a vontade de brincar, foram o mote para juntar estes três amigos, e levarem-nos a criar este projecto, que persiste desde 2005.


A músicA'brincar – oficinas musicais em família está a entrar no seu sexto ano de actividade, e vai pela primeira vez passar a fronteira Algarvia, para dar a conhecer as suas actividades no centro do país.
A avaliar pelo número de inscrições e participantes nas oficinas que têm vindo a realizar, são muitos os pais que cada vez mais se preocupam em proporcionar aos seus filhos o contacto com a música, desde muito cedo.
Promover a compreensão musical através de actividades que estimulam o sentido do ritmo e da melodia; criar um programa de tempos livres interactivo em família (entre pais e filhos), que seja estimulante e alegre; apresentar aos pais mais uma forma de aproximação e melhor conhecimento mútuo; proporcionar e promover, através de encontros musicais, o contacto e relacionamento entre pais que partilhem das mesmas ideias e objectivos e satisfazer algumas curiosidades que podem ajudar os pais a seguir o melhor caminho para estimular os seus filhos, através da música, são os objectivos principais que se pretende atingir com a realização das oficinas de músicA'brincar, em família.

Albufeira: AUTARQUIA APOSTA NA FORMAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

‘Oportunidades novas para quem a idade não conta’ é o nome do projeto desenvolvido pelo Município de Albufeira que, desde 2005, tem vindo a possibilitar a formação profissional e a certificação escolar dos seus funcionários. Ao todo, já são 155 os trabalhadores que viram reconhecidas e aumentadas as suas competências de nível básico e secundário.

Distinguido com uma Menção Honrosa no 1.º Concurso Nacional de Boas práticas na Administração Local 2007, o projeto ‘Oportunidades novas para quem a idade não conta’ continua a ser uma referência em matéria de Formação.

Este projeto surge no âmbito do Plano de Formação iniciado pela autarquia em 2004, que tem permitido aos seus funcionários frequentarem ações de formação nas mais diversas áreas.

Ao longo dos últimos sete anos, a iniciativa ‘Oportunidades novas para quem a idade não conta’ possibilitou a certificação escolar e a formação profissional a 155 trabalhadores autárquicos com menores habilitações literárias e de faixa etária mais elevada (101 do nível básico e 54 do nível secundário). O projeto tem como parceiros a Associação In Loco, que conduz os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), e o Centro de Novas Oportunidades, responsável pelas Unidades de Formação Modular Certificada, que aliam a componente académica à formação profissional.
Para José Carlos Rolo, vice-presidente do Município, “a validação de competências e a aquisição de novos conhecimentos permitem uma melhoria da qualificação dos Recursos Humanos da autarquia, interferindo de forma positiva no desempenho dos funcionários. Esta é também uma maneira de motivar os trabalhadores, aumentando a sua auto estima”.
Refira-se que no próximo dia 9 de maio, a Câmara Municipal irá realizar uma cerimónia de Entrega de Certificados a todos os alunos do projeto, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 14h30.

Atletismo: ANA CABECINHA foi 8ª em Sesto San Giovanni (Itália)

Ana Cabecinha marchadora do Clube Oriental de Pechão, obteve este domingo o 8º lugar no GP Sesto San Giovanni – Milão/Itália, a atleta completou os 20km marcha no tempo de 1h34.03

Participaram 35 atletas de 14 países, ente os quais a Campeã Olímpica, Bi-Mundial e Europeia Olga Kaniskina (Rússia) que viria a vencer mais uma prova do Challenge Mundial de Marcha, desde o início da prova que a russa se isolou coma Espanhola Beatiz Pascual, mais atrás as Portuguesas, outra Russa, a Lituana e as Romenas perseguiam o duo da frente, a meio da prova Ana Cabecinha passou em 6º Lugar com 45.50 no entanto viria a “quebrar” um pouco terminando na 8ª posição (1h34.03).

O pódio foi preenchido pela atleta Russa Olga Kaniskina 1h29.32 pela Espanhola Beatriz Pascula 1h30.16 e na 3ª posição a Portuguesa Inês Henriques 1h30.29
“… Em virtude das minhas últimas semanas de treino o resultado até que foi positivo, tenho tido muitas dificuldades em treinar convenientemente, em virtude de um problema de saúde da minha mãe (hospitalizada), tem me afectado muito mesmo, até estou surpreendida comigo ao ter terminado a prova… tento treinar e aplicar-me para poder chegar bem à Taça da Europa, mas não tem sido fácil, tentarei estar o melhor possível em Olhão para representar condignamente o meu país…, referiu a Ana”
Vamos continuar o período de treino em altitude (Porto de Navacerrada – Madrid) até ao dia 6, regressando a Portugal para participar provavelmente na Taça FPA de Marcha (Faro – 7 de Maio) e principalmente na Taça da Europa de Marcha a ter lugar em Olhão no dia 21 de Maio.
A participação da marchadora na prova Italiana só foi possível devido aos vários apoios, nomeadamente: do Município de Olhão, da ATA – Associação de Turismo do Algarve, da Lusitania Seguros e da Federação Portuguesa de Atletismo.

Albufeira: BONSAI EM EXPOSIÇÃO

Os apreciadores da arte Bonsai têm a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, numa mostra que reúne vários exemplares destas pequenas árvores milenares. O evento conta com o apoio da autarquia.
O Espaço Multiusos de Albufeira (EMA) é o local escolhido para receber a 4ª Exposição do Clube Bonsai do Algarve, nos próximos dias 14 e 15 de Maio.


Espaço Multiusos acolhe mostra, dias 14 e 15 de maio
A mostra irá divulgar diversas espécies de bonsai, algumas delas autóctones da região, que têm vindo a ser trabalhadas por membros do clube algarvio.

Para além da exposição, o certame inclui uma Demonstração de Bonsai, a cargo da especialista Maria João Simões, e o Concurso ‘Novo Talento CBA 2011’, cujo vencedor representará o Clube Bonsai do Algarve no Congresso Nacional deste ano.

De salientar que a arte do Bonsai nasceu na China há mais de 1700 anos, tendo, no entanto, sido impulsionada pelos japoneses. Estas pequenas árvores são, hoje, verdadeiros objetos de culto em todo o mundo e são passadas de geração em geração, conquistando cerca de 20 milhões de novos adeptos por ano.

Tavira: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO FESTIVAL DE GASTRONOMIA DO MAR

A oitava edição do Festival de Gastronomia do Mar que decorrerá, de 07 a 22 de Maio, em quinze restaurantes do litoral concelhio.
O polvo e o atum são já uma presença assídua na confecção dos pratos que integram este evento, proporcionando aos estabelecimentos aderentes a possibilidade de aliarem a criatividade à arte de cozinhar.

O Chef Leonel Pereira esteve, no Mercado da Ribeira, em Tavira, para a apresentação da oitava edição do Festival de Gastronomia do Mar que decorrerá, de 07 a 22 de Maio, em quinze restaurantes do litoral concelhio.

O polvo e o atum são já uma presença assídua na confecção dos pratos que integram este evento, proporcionando aos estabelecimentos aderentes a possibilidade de aliarem a criatividade à arte de cozinhar.

Na cidade de Tavira responderam ao convite da Câmara Municipal os restaurantes “Aladino”, “Albacora” (Hotel Vila Galé Albacora), “Alfarroba”, “A Ver Tavira”, “Brisa do Rio”, “Doca”, “Mouraria”, “Quatro Águas”, “Ponto de Encontro”, “Portas do Mar”, “Rive Gauche”, assim como “Casa do Abade”, “Casa do Polvo – Tasquinha”, “Vale d’ El Rei” (Aldeamento Pedras d’ El Rei) e “Vincent”, na freguesia de Santa Luzia.

O público habilita-se a ganhar um fim-de-semana “Perto do Mar” no Monte da Eira, num dos hotéis do Grupo do Vila Galé, no Aldeamento Pedras da Rainha e num dos empreendimentos Pousadas de Portugal.

A realização do Festival de Gastronomia do Mar vai de encontro à filosofia de vida instituída pelo movimento internacional “Cittaslow”, do qual Tavira faz parte.

A adesão a este estilo pressupõe que se saboreie os prazeres da vida de um modo tranquilo, preservando a tradição e a qualidade gastronómica das pequenas cidades.

Faro assinala Dia da Europa com construção de bandeira gigante


Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Faro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR Algarve, assinala-se no dia 9 de Maio, o Dia da Europa com várias iniciativas que se vão concentrar no Jardim Manuel Bívar, Jardim da Alameda e na CCDR Algarve.

Como ponto alto do programa destacamos a construção da Bandeira da Europa com balões pelos alunos das escolas do concelho, coordenada pelo Centro Europe Direct da CCDR Algarve. Esta actividade realiza-se no Jardim da Alameda, deverá reunir mais de três centenas de alunos das Escolas do concelho e terá o seu ponto alto pelas 11h30 m.

Em 2011 uma parte da comemoração do Dia da Europa será centrada em temas caros aos jovens, e em especial na Campanha "Juventude em Movimento - Aposta em Ti", promovida pela Comissão Europeia, que aposta na divulgação dos serviços e instrumentos europeus ao dispor dos jovens para realizarem os seus sonhos, partilharem experiências, viajarem, alargarem conhecimentos, partilharem e desenvolverem talentos, reforçarem competências e alcançarem os seus objectivos.

À semelhança dos anos anteriores haverá animação de rua, jogos, múltiplas actividades dirigidas às crianças e ainda um Seminário Debate em sala sobre a experiência do Parlamento Europeu Jovem.

O Presidente da Câmara Municipal de Faro e Membro do Comité das Regiões, Engº Macário Correia e o Gestor do PO Algarve 21 e Presidente da CCDR Algarve, Dr. João Faria entre outras entidades irão participar nos momentos chave.

Estas Comemorações são apoiadas pelo o QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007 - 2013, uma nova geração de Apoios Europeus ao Desenvolvimento do País e da Região, pelo Programa Operacional do Algarve - PO Algarve 21, IPJ Delegação do Algarve, Administração da Região Hidrográfica do Algarve- ARH, Universidade do Algarve e Águas do Algarve.