terça-feira, 1 de dezembro de 2009

BOMBEIROS ADMITEM PASSAR DIA DE NATAL À PORTA DE MACÁRIO CORREIA

Muitos comandantes, entidades miliatres e políticas não faltaram à criação e tomada de posse do comandante do FOCON de Faro
Vítor Afonso passa de 1º. a 2º. Comandante

De manhã Macário Correia deu posse a Anibal Silveira, comandante FOCON

...e o novo estandarte da nova força de Bombeiros de Faro FOCON integrou a parada e desfile

No antigo quartel do CBMF, Macário Correia e autoridades "bombeirais" almoçou com outros bombeiros FOCON



Num restaurante nos arredores de Faro, presidentes da ANBP e SNBP almoçaram com BMF






Fusão de bombeiros continua a gerar polémica em Faro

Faro passa a ter, desde hoje, uma estrutura designada Força Operacional Conjunta (FOCON), que substitui as corporações dos bombeiros voluntários e bombeiros municipais. Poupar dinheiro e rentabilizar meios humanos e materiais através de um comando único, com uma central de socorro única, tudo no quartel que até hoje pertencia ao Corpo de Bombeiros Municipais de Faro, é a aposta do edil de Faro, Macário Correia.
Iniciativas que estão a provocar polémica ao nível dos bombeiros municipais, que viram a sua corporação extinta oficialmente no dia (1 de Dezembro) que assinalava o seu 127º. Aniversário.
Assim, para assinalarem o seu descontentamento e indignação, apoiados pelos presidentes da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) e Sindicato do sector, Fernando Curto e Sérgio Carvalho, em protesto contra a decisão, que consideram conter “ilegalidades” a vários níveis, cerca de 40 Bombeiros(as) e os dirigentes associativos da ANBP e SNBP faltaram ao almoço no quartel dos BMF para assinalar a criação da FOCON, comparecendo num repasto nos arredores de Faro, onde as advertências de recurso à greve, manifestações frente à autarquia e vigília no dia de Natal em frente à residência de Macário Correia, em Tavira, foram colocadas em cima da mesa.
Em declarações à comunicação social, reagindo às afirmações de Macário Correia na tomada de posse do comandante da nova Força Conjunta (FOCON), onde o edil, recorde-se, leu um artigo publicado por um diário nacional, de 6 de Novembro passado, dando conta do apoio da ANBP e do SNBP ás suas iniciativas para a criação do FOCON, Fernando Curto foi duro na resposta: “O presidente da Câmara está a mentir, retirou frases do contexto do que discutimos na reunião que mantivemos com ele”.
Praticamente sem se deter, Fernando Curto, sempre acompanhado por Sérgio Carvalho, aproveitou para informar que “a ANBP aproveita uma reunião, amanhã, em Lisboa, com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e com o Secretário de Estado da Protecção Civil, para apresentar o caso. O mesmo se passará na quinta-feira, em Faro, num encontro com a Governadora Civil, Isilda Gomes”.
O presidente da ANBP foi mais longe na informação das tomadas de posição que vão ser desenvolvidas pela sua associação e Sindicato em defesa dos BMF: “Até final do mês poderá haver uma concentração nacional em Faro, com entrega de panfletos à população, não estando excluída uma greve, embora tal dependa do resultando dessas e de outras reuniões, incluindo uma com Macário Correia. O dia de Natal poderá ser passado à porta de casa do autarca da capital algarvia, em Tavira”.
Por seu turno, vários bombeiros não esconderam a sua posição: “Não aceitamos ser comandados por bombeiros voluntários. Temos uma formação específica que eles não possuem. Acabar com os Bombeiros Municipais de Faro é como uma firma muito grande de repente fechar e passar a integrar uma outra”.
As posições parecem extremadas. O edil Macário Correia garantiu na cerimónia matinal, frente à Câmara, de tomada de posse do comandante do FOCON, que quer “acabar com as capelinhas e alguns ciúmes”. Já o empossado, Aníbal Silveira, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Faro, afirmou que “a finalidade é a gestão de recursos humanos e materiais. Não há necessidade de haver um gasto supérfluo a nível dos meios. Como tal, a partir de agora todos os meios serão accionados por uma única central”, assumiu, ciente que a nova estrutura é composta pelo quadro activo dos dois corpos de bombeiros daquela cidade, com um total de mais de 120 elementos, 80 dos quais profissionais, sendo que as viaturas, de combate a incêndios e ambulâncias, das duas corporações também farão parte da nova força de bombeiros em Faro.

SILVES RECEBE OS DOIS ÚLTIMOS




Centro de Reprodução do Lince-ibérico, em Silves, recebe hoje os últimos dois animais, numa iniciativa que conta com a presença de Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente, às 16h30.
“Éon” e “Calabacin” serão os 15º e 16º animais a chegarem a Portugal, vindos dos centros de reprodução em cativeiro localizados em Espanha, onde integram já o programa ibérico de conservação ex-situ (fora do habitat natural) de lince-ibérico e do qual o centro de Silves faz agora parte.
O Centro de Reprodução do Lince-ibérico é um dos instrumentos estratégicos do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico, pretendendo-se que contribua, em articulação com os centros homólogos de Espanha, para o estabelecimento de uma população de lince-ibérico viável do ponto de vista sanitário, genético e demográfico e que seja composta por animais adequados do ponto de vista etológico, sanitário, reprodutivo e genético para a sua reintrodução posterior em áreas de distribuição histórica da espécie. No total, estima-se que existam hoje apenas cerca de 300-350 linces-ibéricos.
A libertação dos linces poderá ser acompanhada em directo na sala de monitorização, onde um conjunto de monitores transmite imagens captadas pelas câmaras instaladas nos cercados, permitindo visionar a operação em tempo real.
A chegada dos animais está prevista para as 16h30. A partir das 14h30, haverá a oportunidade para uma visita técnica ao Centro.

«DIA MUNDIAL DA SIDA» - 1 DE DEZEMBRO


Pelo 21º ano consecutivo assinala-se, no dia 1 de Dezembro, o Dia Mundial da Sida», efeméride que a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta como um expresso convite a «todos os cidadãos, famílias, governos e comunidade internacional, a darem os seus contributos para que os direitos sejam respeitados e os deveres assumidos».Efectivamente e ainda segundo aquela prestigiada entidade: - «Todas as pessoas – homens, mulheres, crianças, pobres, migrantes, refugiados, toxicodependentes, homossexuais...- infectados com sida têm o direito a receber o tratamento de que necessitarem, com dignidade e sem serem alvo de discriminação. Os indivíduos e as famílias têm o dever de se protegerem a si e aos outros da infecção; os governos têm a responsabilidade de promover a prevenção e a prestação de cuidados de saúde e a comunidade internacional a responsabilidade de ajudar os mais pobres».É no assumir destes propósitos que expresso a confiança da partilha de todos os algarvios na plena concretização dos mesmos, para que os elevados índices desta perniciosa infecção sejam reduzidos.

A governadora Civil de Faro
Isilda Varges Gomes

III FESTIVAL DE ÓRGÃO DE FARO FOI UM ÊXITO



De acordo com a aorganização do evento, "terminado o III Festival de Órgão eis-nos, mais uma vez, a fazer um balanço altamente positivo em termos qualitativos no que concerne à parceria encetada entre a Associação Cultural Música XXI e a Delegação Regional de Cultura do Algarve na produção e realização do mesmo.
A escolha dos intérpretes e formações instrumentais correspondeu às expectativas geradas pelo desejo de crescimento qualitativo do Festival.
Foi com satisfação redobrada que vimos os quatro concertos realizados nos órgão da Sé Catedral de Faro e da Igreja do Carmo de Faro repletos de público interessado e ávido de novas audições e sensações.
Foram mais de 800 pessoas que encheram estes dois lugares de culto transformados em espaços de plena fruição".

Castro Marim: Entrega de Prémios da Campanha Desportiva 2009 reuniu família columbófila




Rui Emídio (ctr.), que se candidata à FPC, homenageou Barros Madeira (1º.) e Aníbal Guerreiro (3º.), como reconhecimento dos grandes serviços prestados à columbófilia ao longo de muitos anos.


Castro Marim - Festa Anual da Columbófilia Algarvia


Para homenagear os pombos e os amadores que praticam esta modalidade, a Associação Columbófila do Distrito de Faro realizou, no dia 28 de Novembro 2009 (Sábado), a sua Grande Festa Anual da Columbófilia Algarvia, na Quinta do Sobral, em Castro Marim. Veja mais na página 21 do nosso semanário, também em http://www.algarvepress.com/.

Este evento tem como objectivo destacar os valores da columbófilia algarvia, incentivando, divulgando, premiando e sobretudo, reconhecendo os Grandes Campeões da Columbófilia Algarvia.
Na cerimónia foram entregues os prémios que homenageiam os columbófilos, Campeões Distritais por Zonas, assim como os atletas, os pombos-correios (pombos de corrida, de competição), premiados pelos seus feitos com as várias anilhas, em ouro, prata e bronze.
Destaque ainda para a entrega de prémios respeitantes ao Concurso Internacional de DAX/FRANÇA, uma vez que, a Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro) e a Federação Columbófila de Andaluzia (FCA), uniram-se para de forma pioneira, organizarem em conjunto uma prova de grande-fundo (mais de 900 kms), solta que teve a particulariedade de se realizar para lá dos Pirinéus.
Para além do aliciante que é uma prova internacional deste quilate, a participação dos columbófilos portugueses e espanhóis foi totalmente gratuita, contando com os apoios da ACD Faro, da FCA e da Entidade Regional Turismo do Algarve (ERTA).
Na cerimónia da entrega de prémios da Campanha Desportiva/2009, estiveram presentes cerca de 400 columbófilos, acompanhados por familiares e amigos, assim como dirigentes das mais diversas colectividades da região.
A columbófilia espanhola também esteve representada por columbófilos da região da Andaluzia (Sevilha e Jerez de La Frontera), que mais uma vez, ficaram bastante impressionados com a grandiosidade e a impecável organização da festa, assim como da receptividade, apoio e colaboração das autoridades oficiais portuguesas, em relação ao fenómeno desportivo columbófilo.
Das individualidades presentes destacamos : Macário Correia (edil de Faro e presidente da AMAL), Luís Gomes (edil Vilarealense), Jorge Botelho (edil de Tavira), Nuno Pereira (Vereador do Desporto da C.M. de Castro Marim), José Tereso (presidente da F.P. e Internacional de Columbófilia), José Palma Lampreia (presidente da Assoc. C. do Distrito de Beja), António Ramalho (presidente da A. C. do Distrito de Aveiro), Luís Martins (Veterinário da ACD Faro), Eduardo Correia (FPC), Lília Bispo (Câmara Municipal de Faro), Fátima Antunes (Conselho Jurisdicional da ACD Faro), Luís e Gustavo Moura (Mundo Columbófilo), Orlando Santos (Loftgest), assim como quase todos os elementos que compõem o elenco da ACD Faro.
A ACD Faro homenageou os columbófilos João Barros Madeira (Loulé) e Aníbal Sousa Guerreiro (Faro), ambos pelos seus relevantes serviços em prol da columbófilia algarvia.
Esta foi ainda, uma ocasião ímpar para a troca de ideias, experiências, debates, num almoço de amizade e confraternização, na entrega dos prémios com a família columbófila no sentido de se projectar e impulsionar a columbófilia Algarvia.

José Carlos : Gabinete de Imprensa da ACD Faro (T)
BatX@pas (F)