sábado, 4 de setembro de 2010

Na Vila da Luz: Baile da Desfolhada


em exposição na Artebúrguer
Depois de ter surpreendido locais e visitantes, no jardim fronteiro à Fortaleza da Praia da Luz, é agora a vez do Baile da Desfolhada, de Deodato Santos, se apresentar na galeria-restaurante Artebúrguer, também na Vila da Luz, perto de Lagos.
A exposição é fotográfica, acompanhada de pequenos textos poéticos explicativos e pretende recordar uma das muitas tradições que se vão perdendo entre nós: a desfolhada e os bailes que a animavam.
Deodato Santos, escritor e escultor algarvio, tem apresentado, durante algumas horas apenas e nos mais inesperados pontos de Lagos, várias exposições breves, evocativas de figuras e tradições locais. No seu Baile da Desfolhada, quatro pares e o Armando tocador mostram como se bailava e convidam-nos a imitá-los.
No próximo sábado, dia 11 de Setembro, pelas 16.30 horas, também na galeria-restaurante Artebúrguer, está marcado um encontro sobre esta e outras tradições e sobre a obra de Deodato Santos.
A exposição prolonga-se durante todo mês de Setembro, podendo ser visitada todos os dias (excepto terças) entre as 10.00 e as 14.00 e as 19.00 e as 22.00 horas. A galeria-restaurante Artebúrguer fica situada entre o parque de estacionamento e a igreja, na Vila da Luz, perto de Lagos.

EB1/JI Nº 3 DE LOULÉ É A ÚNICA ESCOLA ACTIVA PLATINA DO ALGARVE


No âmbito do Projecto Escola Activa, a Escola EB1/JI Nº3 de Loulé (Escola do Bairro Municipal) foi distinguida ontem com o Galardão de Platina, numa cerimónia que decorreu no edifício da direcção Regional de Educação e que contou com a presença do director regional, Dr. Luís Correia, e do presidente da ARS, Dr. Rui Lourenço. No contexto desta iniciativa regional, este foi o único estabelecimento de ensino em todo o Algarve a receber o mais alto grau destes prémios.

Para além desta escola, também as acções levadas a cabo noutros estabelecimentos do Concelho de Loulé durante o ano lectivo 2009/10 integradas na Escola Activa mereceram o reconhecimento público através da atribuição do Galardão Escola Activa Ouro (Jardim de Infância de Almancil, EB1 Escanxinas e EB1 Almancil), Prata (EB1 Vale de Éguas, EB1 S. João da Venda e EB1 nº2 do Areeiro) e Bronze (EB1 da Estação, EB1/JI de Gilvrasino, EB1 Mãe Soberana, EB1 Hortas de Santo António, EB1/JI de Loulé, EBI de Salir, EB1/JI de Benfarras e EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva).

A “Escola Activa” é uma iniciativa que resulta da parceria entre várias entidades regionais, está integrado no Programa Nacional contra a Obesidade Infantil e iniciou em 2008 em várias escolas do Algarve, com o objectivo de melhorar a qualidade e quantidade da actividade física e desportiva dos alunos.

Pretende-se alertar a comunidade escolar para a necessidade de optar por estilos de vida saudáveis onde uma alimentação equilibrada e a prática da actividade física sejam uma constante do dia a dia. Com a implementação deste projecto, o objectivo é que os alunos tomem consciência dos benefícios da prática desportiva e da adopção de hábitos alimentares saudáveis, de modo a combater o sedentarismo e a obesidade infantil.

No presente ano lectivo, participaram 47 agrupamentos de escolas com estabelecimentos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, num total de 2070 alunos das 16 autarquias.

Loulé foi também o Concelho com mais participantes nos dois encontros finais do projecto (cerca de 3 mil alunos), que tiveram lugar em Loulé e Quarteira.

ESPAÇOS MUNICIPAIS ACOLHEM CASAMENTOS CIVIS



Autarquia e Ministério da Justiça assinaram Protocolo
A partir de ontem, sexta-feira, quem casar pelo civil, em Albufeira, pode fazê-lo em edifícios municipais como o Museu de Arqueologia ou os Paços do Concelho, segundo um protocolo entre a autarquia e o Ministério da Justiça.
A Câmara Municipal de Albufeira assinou ontem, dia 3 de Setembro, um Protocolo de Colaboração com o Ministério da Justiça, que vem tornar possível a celebração de casamentos civis nos espaços nobres municipais.

De forma a "dignificar os casamentos civis", a autarquia disponibiliza a sede do Concelho, a Biblioteca Municipal, o Museu de Arqueologia e o Jardim do Parque da Alfarrobeira a quem pretender contrair matrimónio.

“O casamento é um acto que merece ser celebrado num espaço condigno, pelo que colocamos ao inteiro dispor da população alguns dos espaços nobres do Município, de forma gratuita”, salientou Desidério Silva, Presidente da autarquia.

Segundo António Figueiredo, Presidente do Instituto do Registo e Notariado, “em 2009, Albufeira registou mais de 50% de casamentos civis e no corrente ano já atingiu os 45%”. Refira-se que o representante esteve presente na assinatura do protocolo, em representação do secretário de Estado da Justiça, José Magalhães.

Os interessados em celebrar o seu matrimónio num dos espaços referidos, deverão contactar a Conservatória do Registo Civil que, por sua vez, irá solicitar à autarquia a respectiva reserva e marcação.

Ao ministério da Justiça cabe divulgar a disponibilização das instalações municipais através do Instituto dos Registos e do Notariado, por meio dos seus sítios na Internet e das Conservatórias do Registo Civil.