sábado, 14 de janeiro de 2012

ADSA promove colheitas de sangue em Albufeira

A ADSA- Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira -vai dar continuidade à campanha de recolha de sangue iniciada em 2011, e que se irá repetir no segundo sábado de cada mês, até ao final do ano. A primeira ação aconteceu já hoje, no Centro de Saúde de Albufeira.
A ação vai repetir-se ao longo do ano, no segundo sábado de cada mês, e será liderada por profissionais do Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres. O objetivo passa por disponibilizar um local seguro e cómodo, onde a população possa fazer uma dádiva de sangue com regularidade e ajudar a proporcionar uma melhor qualidade de vida a quem precisa. Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilogramas e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos. Datas das recolhas de sangue: 14 de janeiro; 11 de fevereiro; 10 de março; 14 de abril; 12 de maio; 9 de junho; 14 de julho; 11 de agosto; 8 de setembro; 13 de outubro; 10 de novembro; e 8 de dezembro.

Cacela Velha vai ter novo centro de acolhimento de visitantes

A autarquia de Vila Real de Santo António vai concluir, até ao primeiro trimestre de 2012, a empreitada de requalificação da antiga Casa do Pároco, em Cacela Velha, transformando aquele edifício num centro de recepção e acolhimento de visitantes. O imóvel quinhentista, agora recuperado, será um dos espaços de referência daquela vila histórica do concelho vila-realense, constituindo ainda um ponto de informação sobre o património de Cacela.
Com este novo equipamento, a autarquia passa a desempenhar, com recursos próprios, o trabalho de acolhimento e informação ao turista que até agora era assumido pela Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela (Adrip), com base num contrato programa. A transferência da valência para a tutela do município tem assim por base uma optimização de meios, já que será assegurado por funcionários autárquicos. Além da informação presencial o futuro centro de acolhimento de visitantes disporá de materiais informativos e de conteúdos didácticos e interactivos. A empreitada de requalificação da casa do pároco está orçamentada em 175 mil euros e é financiada a 75 por cento por fundos comunitários. Durante a obra, foram utilizados materiais tradicionais, respeitando a matriz original do edificado.
Até ao final de 2011, e durante três anos, o centro de acolhimento de acolhimento de visitantes de Cacela Velha esteve localizado na sede da Adrip. Estima-se que, durante este período, tenham recorrido ao espaço cerca de 15 mil visitantes. Cacela Velha foi a primitiva sede do actual concelho de Vila Real de Santo António. A sua existência como centro urbano remonta, pelo menos em termos de vestígios arqueológicos, ao tempo de romanos e árabes, embora se lhe atribua origem fenícia.

Olhão: CANTALOUPE JAZZ FESTIVAL

O Cantaloupe Café, nos Mercados de Olhão, avança com a realização do primeiro CANTALOUPE JAZZ FESTIVAL Na sequência do trabalho que tem sido desenvolvido, o Cantaloupe Café, em parceria com o Grémio das Músicas, o Real Marina Hotel e com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, organiza o primeiro CANTALOUPE JAZZ FESTIVAL.
Este evento, a decorrer entre 30 de Janeiro e 5 de Fevereiro de 2012, vai trazer durante uma semana, o JAZZ a Olhão, concertos com músicos Nacionais e Internacionais, oriundos de vários horizontes musicais, workshops, masterclass e jam sessions. Os workshops e masterclass, coordenados pela Associação Grémio das Músicas, decorreram entre o dia 30 de Janeiro e o dia 4 de Fevereiro 2012. Dia 1 de Fevereiro, terá lugar, no Real Marina Hotel, pelas 18H, um cocktail, marcando o início dos espectáculos ao vivo. Entre 1 e 4 de Fevereiro, o Real Marina Hotel junta-se a esta festa, propondo um jantar jazz, com o pianista e compositor João Galante que irá apresentar o seu último trabalho, “Standards à la Carte”, num espectáculo de piano e voz, vibrante e inesquecível.
Os concertos no Cantaloupe Café iniciam-se Quarta-feira, dia 1, às 22h00, com um duo histórico. Voltam-se a juntar num palco dois dos músicos que gravaram o primeiro álbum de jazz em Portugal - Rão Kyão (agora) nas Flautas e Zé Eduardo (ainda) no Contrabaixo. Este duo volta a tocar na Quinta-feira, dia 2, às 18h00. Quinta-feira, dia 2, às 22h00, sobe ao palco o trio do surpreendente guitarrista Francês Remi Charmasson, com Pierre François Maurin no Contrabaixo e Olivier Fauque na Bateria. Também tocam na Sexta-feira, dia 3, às 18h00, 22h00 e Sábado, dia 4, às 18h00, o quarteto composto pelos mais promissores jovens e talentosos músicos Portugueses - João Firmino na Guitarra, Desidério Lazaro no Saxofone, João Hasseldberg no Contrabaixo e Luís Candeia na Bateria. No Sábado, dia 4, às 22h00, é a vez do mais premiado bluesman da Península Ibérica aquecer a plateia do Cantaloupe Café - Mingo Balaguer no Harmónica e Félix Slim na Voz e Guitarra, têm uma encenação muito cuidada e proporcionam um excelente espectáculo. Algumas das críticas musicais, publicadas em diversos meios de comunicação, descrevem-nos como: “Em separado já são impressionantes, juntos são…‘QUE DEMÓNIOS’. Será este o duo que vai encerrar o primeiro Cantaloupe Jazz Festival no Domingo, dia 5, às 18h00. Nos dias 1,2,3 e 4, após os concertos da noite, no Cantaloupe Café, haverá Jam Session.

Classe de Zumba em Lagoa

A Ideias do Levante - Associação Cultural de Lagoa (Algarve), vai iniciar uma classe de Zumba, dirigida por Janeth Ortega e inserida no programa bioLevante. Zumba é uma aula de fitness-dança que incorpora música Latina e internacional. Os movimentos/coreografias são fáceis de seguir, e trabalham todos os músculos do corpo.
As aulas de Zumba decorrerão todas as Sextas-feiras, no CEFLA - Centro de Estudos e Formação de Lagoa (ver no mapa), sendo que a primeira aula (gratuita) decorrerá no dia 27 de Janeiro de 2012, pelas 20h00. Segundo a coordenação do projecto bioLevante, "numa sociedade tão dinâmica, onde é necessária uma grande capacidade de adaptação a tudo o que faz parte da nossa vida, torna-se fundamental estar em plena forma física, emocional e mental". As inscrições, para as aulas, poderão ser efectuadas (via online) através do site da associação em www.ideiasdolevante.net ou através do número 282 010 080 que encontra-se disponível, de Segunda a Sexta-feira, das 18h00 às 20h00, para eventuais contactos relacionados com informações sobre esta ou outras actividades da associação.

ESPAÇO MULTIUSOS DE ALBUFEIRA ACOLHE EVENTOS CULTURAIS

Este fim de semana, a LUEL- Arte em Movimento- vai proporcionar aos seus atletas um estágio de Danças de Salão com professores internacionais. Já no dia 28 de janeiro, esta associação cultural com sede em Albufeira convida a população a assistir ao Encontro de Janeireiros, onde serão interpretados cantares de Janeiras por grupos regionais.
Nos dias 14 e 15 de janeiro, cerca de 45 atletas de competição na modalidade de Danças de Salão que integram a LUEL- Arte em Movimento-, vão participar num estágio ministrado por professores internacionais. Samuel Ferreira, Marco Moreira e Nuno Moreira irão dar formação a jovens entre os 5 e os 18 anos de idade, ensinando- lhes novas coreografias e técnicas de dança, que os alunos colocarão em prática em futuros campeonatos.
No último sábado do mês, 28, a LUEL dará vida a uma das mais antigas tradições nacionais que, em janeiro, regressa às várias regiões do país. Cinco grupos regionais de cantares de Janeiras irão interpretar musicas alusivas ao Natal, a partir das 20h00, no EMA- Espaço Multiusos de Albufeira. Para além do grupo anfitrião, o Encontro de Janeireiros vai contar com a participação da ACRODA Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água-, do Coro da Câmara Municipal, e dos Grupos de Janeiras de Paderne “Força da Tradição” e da Junta de Freguesia de Boliqueime. A entrada terá o valor simbólico de 2,00 Euros, que reverterá a favor da associação.