sábado, 14 de janeiro de 2012

Cacela Velha vai ter novo centro de acolhimento de visitantes

A autarquia de Vila Real de Santo António vai concluir, até ao primeiro trimestre de 2012, a empreitada de requalificação da antiga Casa do Pároco, em Cacela Velha, transformando aquele edifício num centro de recepção e acolhimento de visitantes. O imóvel quinhentista, agora recuperado, será um dos espaços de referência daquela vila histórica do concelho vila-realense, constituindo ainda um ponto de informação sobre o património de Cacela.
Com este novo equipamento, a autarquia passa a desempenhar, com recursos próprios, o trabalho de acolhimento e informação ao turista que até agora era assumido pela Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela (Adrip), com base num contrato programa. A transferência da valência para a tutela do município tem assim por base uma optimização de meios, já que será assegurado por funcionários autárquicos. Além da informação presencial o futuro centro de acolhimento de visitantes disporá de materiais informativos e de conteúdos didácticos e interactivos. A empreitada de requalificação da casa do pároco está orçamentada em 175 mil euros e é financiada a 75 por cento por fundos comunitários. Durante a obra, foram utilizados materiais tradicionais, respeitando a matriz original do edificado.
Até ao final de 2011, e durante três anos, o centro de acolhimento de acolhimento de visitantes de Cacela Velha esteve localizado na sede da Adrip. Estima-se que, durante este período, tenham recorrido ao espaço cerca de 15 mil visitantes. Cacela Velha foi a primitiva sede do actual concelho de Vila Real de Santo António. A sua existência como centro urbano remonta, pelo menos em termos de vestígios arqueológicos, ao tempo de romanos e árabes, embora se lhe atribua origem fenícia.