quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vila do Bispo participou na “1ª Conferência Inter-regional MEDEEA”

O Município de Vila do Bispo participou, no dia 8 e 9 de novembro, na 1ª Conferência Inter-regional do projeto MEDEEA (Implementação dos Prémios Europeus de Energia na Região do Mediterrâneo), na Ilha de Creta, onde se fez representar pela Vereadora Dr.ª Ana Bela Martins.
O Projeto MEDEEA é financiado a 75% da Cooperação Transnacional Europeia, no âmbito do Programa de Cooperação Territorial da Região Mediterrânica (MED), e tem como principal objetivo alcançar a meta europeia dos “20-20-20” nas Regiões MED. Para isso é imprescindível o melhoramento da governação local no que respeita as questões energéticas através da aplicação da metodologia eea® - Prémios Europeus de Energia, importante ferramenta de planeamento energético municipal nos países do Mediterrâneo.
O evento teve como finalidade envolver os Municípios da Região do Mediterrâneo num conjunto de discussões relacionadas com os planos energéticos e a forma de poupar energia, utilizando para o efeito energias renováveis (energia térmica e solar fotovoltaica), bem como uma avaliação dos recursos eólicos. No primeiro dia, a conferência contou com a presença de especialistas de política energética internacional na implementação da redução de consumos energéticos registados nas cidades. No decorrer dos trabalhos alguns municípios europeus mostraram as suas experiencias na elaboração e implementação de projetos-piloto, assim como os benefícios que o plano energético trouxe para as suas cidades. No segundo, foram efetuadas mesas redondas, para recolha de dados e de caracterização de cada Município/Região e ainda um intercâmbio de experiencias a nível local e regional, que serviram de base de dados para o encerramento da conferência.
Na mesa redonda onde o Algarve esteve representado pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL) e pelos Municípios de Albufeira, Olhão e Vila do Bispo, participaram os parceiros da Associação de Municípios da Eslovénia e as Agências Regional e Local de Liguria e da Provincia de Cosenza na Itália. Para além dos representantes de Portugal, a Conferência contou com a presença de outras individualidades dos restantes países que integram o Projeto. No conjunto, constituiu-se uma audiência variada composta por responsáveis políticos, funcionários públicos de administrações nacionais e regionais. Esta 1ª Conferência Inter-regional - Medeea foi, acima de tudo, uma oportunidade para que os Municípios do Mediterrâneo iniciassem um intercâmbio de experiências e um debate sobre quais as melhores formas de alcançar uma significativa racionalização de consumos energéticos em cada vila e cidade, discutindo questões transnacionais e políticas europeias que favoreçam a implementação e aplicação da metodologia eea ® na Região do Mediterrâneo.
A adesão da Câmara Municipal de Vila do Bispo a este projeto surgiu na sequência de um convite endereçado pela AREAL, entidade que está a promover na região algarvia a metodologia de Certificação Energética dos Municípios, denominada de “European Energy Award - eea®”. Tal metodologia, adoptada em mais de 500 municípios da Europa, permite a certificação das políticas e intervenções municipais no âmbito da poupança energética, promoção das energias renováveis, mobilidade sustentável e também na organização geral e gestão de resíduos.
EDIL ADELINO SOARES AO LADO DE SURFISTA Refira-se que este sistema já foi implementado em muitos Municípios da Europa e é indicado pela Comissão Europeia como sendo uma das melhores ferramentas para a implementação do Pacto dos Autarcas, uma iniciativa da EU que pretende conduzir a uma redução do CO2 a nível municipal em mais de 20% até 2020. A AREAL dará assistência e apoio técnico, tendo como objetivo conseguir a Certificação do Município nos próximos dois anos.

Oficinas de teatro para jovens actores

O TIPO – Teatro Infantil de Portimão vai promover mais uma oficina teatral dirigida a crianças e jovens entre os 3 e os 18 anos e que decorre ao longo do presente ano lectivo.
A iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, terá lugar nas instalações da EB 2,3 e Secundária da Bemposta e da Sociedade Recreativa Figueirense, onde continuam a ser feitas as inscrições, e será dividida em três classes etárias: 3 a 6 anos (mensalidade de 10 euros); 7 a 12 anos e 13 a 18 anos (15 euros por mês). Para além de noções básicas sobre a arte de representar, as oficinas de teatro proporcionarão aos jovens participantes uma enriquecedora ocupação dos seus tempos livres. Para mais informações: João Bota - telemóvel 969 375 129; tipoteatroinfantil@gmail.com; http://TIPO2008.blogspot.com

ENCONTRO MAR PORTUGUÊS

Integrado no Dia Nacional do Mar, está a decorrer, entre dias 17 e 18 de Novembro, no Auditório Vermelho da Universidade do Algarve (UALG), no Campus de Gambelas, o Encontro Mar Português.
Nesta iniciativa , organizada pela UALG, estão presentes cientistas, políticos, empresários e cidadãos comuns que apresentam e debatem ideias relacionadas com o conhecimento, preservação, valorização e desenvolvimento do espaço marítimo português.
Destaque-se o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, que fez questão em apoiar tão importante evento. Luís Nadkarni

Campanha de adoção de animais foi um sucesso

No passado fim de semana, o Jardim Pescador Olhanense recebeu uma campanha de adoção de cães e gatos oriundos do canil municipal que se revelou um autêntico sucesso. Foram adotados 15 animais, que passaram a ter uma família que lhes dá carinho e atenção.
A campanha de adoção, que decorreu dos dias 12 e 13 de novembro, juntou centenas de pessoas no principal jardim da cidade olhanense, que não ficaram indiferentes aos animais ali expostos. No total, foram adotados 14 cães, sobretudo cachorros, e um gato que, assim, passaram a ter uma casa e donos amigos que se comprometeram a cuidar deles. Esta iniciativa da Câmara de Olhão, através do Canil Municipal, visou sensibilizar a população para a necessidade de não abandonar os animais e incentivar à adoção, sempre que possível, com o objetivo de cuidar com carinho e responsabilidade dos animais.
Para além de terem sido prestados esclarecimentos a todos os interessados sobre as normas legais de detenção de canídeos e felinos, aos donos dos animais adotados foi oferecido o preenchimento do boletim sanitário, esterilização, aplicação de microchip de identificação e vacinação antirrábica. O sucesso desta iniciativa leva o município a ponderar a realização de uma nova campanha de adoção dentro de algum tempo, para que mais animais abandonados, que passam a viver no canil, possam ter um lar.
Entretanto, está também a decorrer a terceira campanha de esterilização de animais errantes, que acontece ainda nos dias 21, 24 e 28 de novembro.

“ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DE UM POSTO DE COMANDO MUNICIPAL”

O serviço municipal de Proteção Civil vai realizar um workshop destinado aos agentes de Proteção Civil e entidades colaborantes, sobre “Organização e Estrutura de um Posto de Comando Municipal”. A iniciativa vai ter lugar no próximo dia 23 de novembro, a partir das 9h30, no Hotel Alísios, em Albufeira.
“Organização e Estrutura de um Posto de Comando Municipal” é o tema central do workshop a levar a cabo pela autarquia, através do serviço municipal de Proteção Civil, na próxima sexta-feira, no Hotel Alísios, das 9h30 às 17h00. A iniciativa destina-se aos agentes de Proteção Civil, Comissão Municipal de Proteção Civil, entidades colaborantes e Célula de Apoio Técnico Especializado da autarquia (CATES). Entre os 31 formandos, destaque para representantes locais da GNR, Autoridade Marítima, Polícia Municipal, Bombeiros Voluntários, REFER, Centro de Saúde, Saúde Pública, Segurança Social e das várias Divisões da Câmara Municipal.
O evento pretende apresentar a metodologia utilizada na organização de um posto de comando municipal e aplicar o sistema de comando operacional nos diferentes níveis de operações. Outro dos objetivos passa por consolidar os conceitos de “Estado-Maior, Comando e Comunicações” na gestão da crise, quando acionado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Albufeira (PMEPCA). Com abertura a cargo de Idalina Nobre, Chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Albufeira, que irá abordar a temática “Sismos, tsunamis e cheias em Albufeira nos séculos passados”, o workshop será ministrado pelo Comandante Operacional Distrital de Faro (CODIS), Abel Gomes. Para além dos diversos painéis temáticos, o programa inclui ainda uma visita ao veículo de Planeamento, Comando e Comunicações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

PASSEIOS SOLIDÁRIOS

CENTRO DE APOIO AO SEM ABRIGO - Passeios “CASA de Natal Solidária” - DIA 26 DE NOVEMBRO DE MANHÃ
O Centro de Apoio ao Sem Abrigo,Instituição de Solidariedade Social (IPSS), que na sua Delegação Regional do Algarve apoia diariamente cerca de 800 pessoas carenciadas com alimentação, vestuário e outros produtos de primeira necessidade, vai levar a cabo uma Iniciativa para angariar Donativos, não só para continuarmos o nosso trabalho diário de ajuda aos mais carenciados, como também para oferecer uma Festa de Natal, a realizar no dia 17 de Dezembro, com Almoço, Animação e atribuição de Cabazes de Natal a cerca de 500 famílias das mais carenciados da sociedade algarvia, dando um Natal Especial às mesmas.
Os participantes podem escolher e participar num dos três passeios: I. Todo o Terreno: Concentração no Campo de Futebol em Estoi pelas 8h00. Início do passeio pelas 8h30. II. Peddy Paper: Concentração na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro pelas 9h00. Início do passeio pelas 9h30. III. Rally Paper: Concentração na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro pelas 9h00. Início do passeio pelas 9h30. No final do Passeio haverá um Almoço Convívio na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro. Mais informações através do TEL. 289827822.

Curso de Moto Todo-o-terreno no Off Road Park do Autódromo do Algarve

No próximo dia 10 de Dezembro vai ter lugar na pista de Todo-o-terreno do Autódromo Internacional do Algarve, o Off Road Park o primeiro curso de moto todo-o-terreno. Por apenas 75€ os aficionados do motocross vão ter oportunidade de se iniciar ou aperfeiçoar as suas técnicas de condução com o experiente Jorge Brioso.
O curso será dividido em quatro exercícios: Posição de Condução, Técnica de Travagem, Introdução à Condução de Pé e Técnica de Curva. Decorrerá entre 9.30h e as 17h, estando previsto logo para o início um Briefing Teórico. Para Miguel Praia, responsável pelo desenvolvimento desta formação: “Depois da inauguração do Off Road park, era inevitável desenvolvermos um curso de moto nesta área, até porque o Algarve sempre foi uma zona com enorme tradição nesta modalidade. Os cursos serão supervisionados por Jorge Brioso, que devido a toda a sua experiência como piloto de Motocross e responsável pelos estágios da Federação, nos garante o nível desejado, desde o praticante amador ao mais profissional”, disse o piloto português. Para participar neste curso basta possuir uma moto de motocross e o respectivo equipamento.