segunda-feira, 25 de julho de 2011

TAÇA DE PORTUGAL DE CICLISMO: JOÃO PEREIRA FOI O MELHOR SUB 23 NO FECHO DA COMPETIÇÃO

Chegou este domingo ao fim a Taça de Portugal Liberty Seguros – Elites e Sub 23 com João Pereira (Tavira/Prio) a ser o melhor sub 23 no GP LabMed, que uniu o Porto a Mondim de Basto.

Com um dos percursos mais duros da Taça de Portugal, estes 158 quilómetros viram João Pereira cortar a linha da meta em quarta posição, a 1 minuto e 55 segundos do vencedor João Cabreira (Onda/Boavista), o que fez dele o mais rápido sub 23.

Apesar das dificuldades da jornada, que contemplava uma montanha de primeira categoria a 24 quilómetros da chegada, o jovem atleta da formação tavirense defendeu que se sentiu bem para ser dos primeiros a alcançar o risco da chegada: “o corpo estava a corresponder às exigências do trajecto, e como me senti bem continuei neste ritmo até ao fim e fico feliz por atingir este resultado”.
No balanço geral, André Cardoso, do grupo algarvio, consolidou a terceira posição.

AS PORTAGENS: O DITO E O PUBLICADO

Esclarecimento do edil de Faro, Macário Correia, que transcrevemos na íntegra:
“Na passada terça-feira 19, pediram-me opinião sobre esta eventualidade na Via do Infante. Disse, tal como o venho dizendo desde 2004 que tal medida é injusta e geradora de graves problemas para o Algarve.
Acrescentei ser contra, como sempre fui, mas que nas graves circunstâncias das finanças públicas, compreendo as ansiedades do Governo, na linha do anterior, mas agora com condições muito piores, como é público e notório.
Disse o evidente, tal como muitos outros pensam.

A partir dai uns órgãos de informação publicaram exactamente isso, com rigor e fidelidade, no entanto em outros li e ouvi observações de comentadores, totalmente desvirtuadas e colocando-me como autor do que não disse. Excederam-se atacaram-me sem razão. Até no plano do carácter.

Disseram que era a favor das portagens porque o Governo é agora do meu partido e que as condições agora são as mesmas do princípio do ano. Convenhamos que quem diz isto, não está a ser rigoroso.


Sejamos claros no seguinte:
1 – Em lado algum disse que era a favor das portagens na Via do Infante, nem no passado, nem agora.
2 – Em 2004/2005 com o PSD no Governo estive, como hoje contra as portagens, portanto o argumento do partido não serve, embora fosse útil para alguns. Sempre e durante este ano disse, várias vezes que o PSD não estava a tomar a melhor atitude.
3 – Note-se que em 2009 na campanha eleitoral legislativa o PS e o PSD no Algarve eram contra as portagens.
Na campanha de 2011 não estavam contra, apenas sugeriam condições quanto ao pagamento.
4 – Candidatos e deputados dos partidos do anterior e do actual Governo assumiram nos últimos meses a inevitabilidade das portagens, tal como dirigentes empresariais. Antes não diziam isso. Houve evolução, ainda que a contragosto, obviamente.
5 – A Plataforma contra as portagens teve um leque alargado de entidades no princípio do ano, mas depois encurtou muito nos aderentes às iniciativas e objectivos. É factual e indesmentível.
6 – No princípio do ano não haviam pórticos. Agora estão lá e afinados para a cobrança. Só não começaram em Abril, por conveniência eleitoral.
7 – No princípio do ano, ainda não estava cá a troika, não tínhamos o problema do rating como agora, nem se falava no corte do subsídio de Natal, no aumento dos transportes, na redução de serviços do Estado e outras decisões excepcionais. O défice público agravou-se.
Ver o que está escrito no ponto 3.18 do Memorando da Troika, assinado a 3 de Maio e para entrar em vigor no 3º trimestre, com o acordo do PS, PSD e CDS.
Levamos a sério ou estamos a fazer demagogia?
Dizer que as condições não mudaram não é verdadeiro, nem honesto.
Não mudou apenas o Governo, mudaram muitas outras realidades e circunstâncias à vista de todos. E para pior.
8 – Portanto as condições para hoje lutar com êxito contra as portagens não são as mesmas que há anos, ou há quatro ou cinco meses. É ou não é verdade?
As nossas convicções, não podem deixar de ser sérias, e por isso com honestidade não se pode negar a realidade.
9 – Por vezes, estar calados e fazer jogo sonso, não dando a cara, leva-nos a passar despercebidos, com cobardia e com a viola no saco.
De outro modo, com seriedade, pode-se dizer o óbvio com frontalidade e sem medo.
Pode-se ser honesto e coerente dizendo a verdade, ainda que isso não seja o mais cómodo.
O rigor exige-se a todos. Aos políticos e aos que escrevem a respeito do que os políticos dizem.
Reconheci factos evidentes, não os escondendo. Será isto condenável?
Sejamos todos responsáveis”, conclui o documento do autarca.

José Macário Correia
Presidente da Câmara Municipal de Faro

OBRAS DE AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DO HELIPORTO MUNICIPAL DE LOULÉ ARRANCAM

Vão ter início no mês de Agosto as obras de ampliação e remodelação do Heliporto Municipal de Loulé, que irão permitir criar as condições para a permanência de meios aéreos para operações de segurança, protecção e socorro.

Os trabalhos vão passar pela construção de um novo edifício polivalente, constituído por dois pisos, que irá albergar quartos para as tripulações, recepção, central de comunicações, entre outras funcionalidades.

Nesse sentido, a nova infra-estrutura irá garantir a instalação dos meios humanos que prestam apoio no heliporto aos meios de protecção e socorro, nomeadamente ao helicóptero de emergência médica do INEM que tem uma equipa permanente 24 horas por dia para intervir no local, e da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
De referir que, no âmbito desta obra, é intenção da Câmara Municipal de Loulé celebrar um protocolo com o Ministério da Administração Interna, que vai permitir que existam aeronaves para apoio ao Serviço de Protecção Civil – busca e salvamento, resgate, transporte de bombeiros, primeira intervenção em incêndios, apoio a unidades em incêndios, na área dos bombeiros. Também na área das outras forças de segurança tais como a GNR, SEF, Polícia Marítima, permitirá que possam utilizar os meios para a prossecução das suas operações de vigilância ou de prevenção.
Este investimento ascende a 722 mil euros, com um co-financiamento de 70% do POVT – Programa Operacional Temático de Valorização do Território. O prazo de execução da obra é de 360 dias.

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO VAI TER ESCOLA SÓCIO DESPORTIVA DO REAL MADRID

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai ter, a partir do mês de Outubro, uma escola sócio desportiva da Fundação Real Madrid.
Mais de uma centena de crianças vão participar.

O acordo foi assinado entre a autarquia e a fundação com o objectivo de criar uma escola sócio desportiva gratuita, que vai beneficiar mais de 100 crianças, dos 6 aos 12 anos, que se encontram a frequentar as escolas dos concelhos de VRSA e Castro Marim.

Esta escola pretende ser um centro de aprendizagem e integração para as crianças socialmente desfavorecidas ou com problemas de integração. As turmas serão mistas para favorecer a interligação pessoal e criar laços de amizade e desenvolvimento entre eles.
As negociações para a abertura desta escola começaram no início do ano com um encontro realizado em Madrid, onde esteve presente a vereadora do desporto de VRSA, Conceição Cabrita para conhecer o funcionamento destas escolas.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António “é uma honra ter a possibilidade de oferecer aos nossos jovens a oportunidade de treinarem numa escola do Real Madrid, nas modalidades de Futebol e Basquetebol, sem qualquer custo”.
No final de Setembro está já agendada uma visita técnica e de formação por parte da Fundação do Real Madrid ao Complexo Desportivo de VRSA.
Para Luís Gomes, “este acordo foi possível graças às excelentes condições que temos para oferecer aos nossos jovens, quer a nível de instalações desportivas, que ao nível das condições atmosféricas e ambientais exclusivas do nosso concelho e pela constante aposta desta autarquia no apoio social e integração dos mais desfavorecidos”.
A Fundação Real Madrid tem como principal objectivo a promoção da prática desportiva entre crianças e jovens, por entender que através dela contribui para o desenvolvimento integral da sua personalidade, bem como a de oferecer alternativas de lazer às crianças em situação de risco e a incentivar entre elas formas e hábitos de vida saudável, como solidariedade, espírito de equipa ou promoção de valores éticos.

613 INCÊNDIOS FLORESTAIS EM DOIS DIAS

Entre as 00:00 horas do dia 22 e as 24:00 horas do dia 24 de Julho, foram registados em Portugal Continental um total de 613 incêndios florestais, sendo que a sua maioria se localizou no Centro e Norte do País, com especial incidência nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIF) respondeu com o empenhamento de 9.191 Operacionais e 2.381 veículos dos diversos Agentes de Proteção Civil e Entidades cooperantes, nomeadamente, Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Policia de Segurança Publica, Forças Armadas, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Sapadores Florestais, Autoridade Florestal Nacional, Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, Direcção-Geral da Autoridade Marítima e foram desencadeadas 281 missões de meios aéreos.

Para apoio nas operações de vigilância pós-rescaldo no distrito de Viana do Castelo foi mobilizado um Pelotão do Exército com 27 militares.

Estes incêndios provocaram um total de 20 feridos, dos quais 3 são civis e os restantes Bombeiros. No entanto, nenhum inspira cuidados de maior.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) apela a todos os cidadãos para que sejam adotadas as necessárias medidas de prevenção e precaução assim como comportamentos adequados junto aos espaços florestais, onde o uso do fogo é, nesta altura do ano, expressamente proibido.
Portugal Sem Fogos Depende de Todos.

AAUALG conquista a organização de diversos Campeonatos Nacionais Universitários no ano lectivo de 2011/2012

A Associação Académica da Universidade do Algarve, através do seu Serviço Social de Desporto tem desenvolvido uma estratégia de crescimento contínuo na organização de actividades competitivas universitárias nacionais.

AAUALG conquista a organização de diversos Campeonatos Nacionais Universitários no ano lectivo de 2011/2012

Depois de no ano lectivo 2010/2011ter organizado três iniciativas, no próximo ano lectivo a academia algarvia seguindo os pressupostos da Federação Académica de Desporto Universitário, apresentou várias candidaturas à organização de várias actividades do Calendário Competitivo.
Ao todo foram 5 candidaturas que tiveram resposta positiva, da avaliação realizada pela federação responsável. As conquistas da academia algarvia resultaram de diversas parcerias estabelecidas com entidades públicas e privadas da região algarvia, a saber:

· Torneio de Apuramento - Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11 (Masculino) – 1.º Torneio 09 a 11 de Novembro de 2011

Local de realização: Complexo Municipal da Penha e Campo Municipal Horta da Areia – Faro

Parceria: Câmara Municipal de Faro

· Campeonato Nacional Universitário Xadrez Rápidas Equipas (Mistas) & Campeonato Nacional Universitário Xadrez Rápidas Individual (Mistas) - 28 a 30 de Novembro de 2012

Local de realização: Sala Polivalente AAUALG, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve

Parceria: Academia de Xadrez do Algarve

· Campeonato Nacional Universitário Bodyboard (Feminino e Masculino) – 31 de Março e 01 de Abril de 2012

Local de realização: Praia de Faro

Parceria: Academia de Bodyboard de Faro

· Campeonato Nacional Universitário Voleibol de Praia (Masculino e Feminino) - 3.ª Etapa 14 e15 de Maio de 2012

Local de realização: Área Desportiva da Praia da Rocha, Portimão

Parceria: Câmara Municipal de Portimão

· Campeonato Nacional Universitário Karting (Masculino e Feminino) – 09 de Maio de 2012.

Local de realização: Kartódromo Internacional do Algarve, Portimão

Parceria: Autódromo Internacional do Algarve

A candidatura do Campeonato Nacional Universitário Surf (Feminino e Masculino), continua em apreciação, para além das propostas de Futsal (Feminino) e Futebol de 7 que não foram aceites em benefício de outras entidades de ensino superior que também apresentaram as suas candidaturas.
Em Setembro próximo finda o prazo das candidaturas à organização de outras modalidades, onde a AAUALG decorrente do sucesso de contactos efectuados prevê apresentar mais três candidaturas.
Este é o resultado actual de um plano pretende ser consolidado ao logo dos anos, promovendo por um lado o reconhecimento nacional da instituição na organização destas iniciativas, assim como o decréscimo das despesas financeiros na participação das mesmas, que caso se realizassem noutro qualquer local ou região, representaria para a AAUALG as normais despesas de representação. Realce ainda para a mais-valia resultante da presença prevista de aproximadamente 400 participantes entre técnicos, dirigentes e atletas representantes das diversas academias nacionais, na totalidade das actividades conquistadas, o que representa mais um impulso económico para o comércio local nas datas agendadas de realização das provas.

35.ª FEIRA DO LIVRO DA CIDADE DE FARO

A Feira do Livro da Cidade de Faro arranca hoje a sua 35.ª edição, marcando presença diária no Jardim Manuel Bivar até ao próximo dia 7 de Agosto, entre as 20:00 e as 24:00 de domingo a quinta e das 20:00 às 00:30 às sextas e sábados.

Este evento, de realização municipal, pretende, não só possibilitar um contacto directo com o livro mas também dinamizar as noites de verão na baixa da cidade.
Contando com a presença de várias editoras, e com algumas centenas de títulos de vários géneros literários a preços convidativos, os visitantes poderão ainda usufruir da habitual promoção no “Livro do Dia” em todas as editoras.
Como é hábito, paralelamente à feira, existe um variado programa de animação que abrange desde circo, teatro infantil, concertos ao vivo passando por Show Cooking e que está interligado ao evento bem como a apresentação de várias obras literárias pelos seus autores.

Tocándar levam adrenalina e tradição a ODECEIXE e Monchique


Um espectáculo repleto de animação – onde convivem ambientes rítmicos tradicionais e contemporâneos, impregnados de energia juvenil - chega a Aljezur e Monchique nas noites de 30 e 31 de Julho.

A partir das 21h30, o som dos bombos, caixas, timbalões, djembes, didgeridoos, espanta espíritos, estruturas metálicas, bidões, caretos, cabeçudos, gigantones, tamborileiros e gaiteiros, vão invadir as ruas e distribuir boa disposição pelas mãos dos Tocándar.