segunda-feira, 25 de julho de 2011

AAUALG conquista a organização de diversos Campeonatos Nacionais Universitários no ano lectivo de 2011/2012

A Associação Académica da Universidade do Algarve, através do seu Serviço Social de Desporto tem desenvolvido uma estratégia de crescimento contínuo na organização de actividades competitivas universitárias nacionais.

AAUALG conquista a organização de diversos Campeonatos Nacionais Universitários no ano lectivo de 2011/2012

Depois de no ano lectivo 2010/2011ter organizado três iniciativas, no próximo ano lectivo a academia algarvia seguindo os pressupostos da Federação Académica de Desporto Universitário, apresentou várias candidaturas à organização de várias actividades do Calendário Competitivo.
Ao todo foram 5 candidaturas que tiveram resposta positiva, da avaliação realizada pela federação responsável. As conquistas da academia algarvia resultaram de diversas parcerias estabelecidas com entidades públicas e privadas da região algarvia, a saber:

· Torneio de Apuramento - Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11 (Masculino) – 1.º Torneio 09 a 11 de Novembro de 2011

Local de realização: Complexo Municipal da Penha e Campo Municipal Horta da Areia – Faro

Parceria: Câmara Municipal de Faro

· Campeonato Nacional Universitário Xadrez Rápidas Equipas (Mistas) & Campeonato Nacional Universitário Xadrez Rápidas Individual (Mistas) - 28 a 30 de Novembro de 2012

Local de realização: Sala Polivalente AAUALG, Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve

Parceria: Academia de Xadrez do Algarve

· Campeonato Nacional Universitário Bodyboard (Feminino e Masculino) – 31 de Março e 01 de Abril de 2012

Local de realização: Praia de Faro

Parceria: Academia de Bodyboard de Faro

· Campeonato Nacional Universitário Voleibol de Praia (Masculino e Feminino) - 3.ª Etapa 14 e15 de Maio de 2012

Local de realização: Área Desportiva da Praia da Rocha, Portimão

Parceria: Câmara Municipal de Portimão

· Campeonato Nacional Universitário Karting (Masculino e Feminino) – 09 de Maio de 2012.

Local de realização: Kartódromo Internacional do Algarve, Portimão

Parceria: Autódromo Internacional do Algarve

A candidatura do Campeonato Nacional Universitário Surf (Feminino e Masculino), continua em apreciação, para além das propostas de Futsal (Feminino) e Futebol de 7 que não foram aceites em benefício de outras entidades de ensino superior que também apresentaram as suas candidaturas.
Em Setembro próximo finda o prazo das candidaturas à organização de outras modalidades, onde a AAUALG decorrente do sucesso de contactos efectuados prevê apresentar mais três candidaturas.
Este é o resultado actual de um plano pretende ser consolidado ao logo dos anos, promovendo por um lado o reconhecimento nacional da instituição na organização destas iniciativas, assim como o decréscimo das despesas financeiros na participação das mesmas, que caso se realizassem noutro qualquer local ou região, representaria para a AAUALG as normais despesas de representação. Realce ainda para a mais-valia resultante da presença prevista de aproximadamente 400 participantes entre técnicos, dirigentes e atletas representantes das diversas academias nacionais, na totalidade das actividades conquistadas, o que representa mais um impulso económico para o comércio local nas datas agendadas de realização das provas.