segunda-feira, 25 de julho de 2011

OBRAS DE AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DO HELIPORTO MUNICIPAL DE LOULÉ ARRANCAM

Vão ter início no mês de Agosto as obras de ampliação e remodelação do Heliporto Municipal de Loulé, que irão permitir criar as condições para a permanência de meios aéreos para operações de segurança, protecção e socorro.

Os trabalhos vão passar pela construção de um novo edifício polivalente, constituído por dois pisos, que irá albergar quartos para as tripulações, recepção, central de comunicações, entre outras funcionalidades.

Nesse sentido, a nova infra-estrutura irá garantir a instalação dos meios humanos que prestam apoio no heliporto aos meios de protecção e socorro, nomeadamente ao helicóptero de emergência médica do INEM que tem uma equipa permanente 24 horas por dia para intervir no local, e da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
De referir que, no âmbito desta obra, é intenção da Câmara Municipal de Loulé celebrar um protocolo com o Ministério da Administração Interna, que vai permitir que existam aeronaves para apoio ao Serviço de Protecção Civil – busca e salvamento, resgate, transporte de bombeiros, primeira intervenção em incêndios, apoio a unidades em incêndios, na área dos bombeiros. Também na área das outras forças de segurança tais como a GNR, SEF, Polícia Marítima, permitirá que possam utilizar os meios para a prossecução das suas operações de vigilância ou de prevenção.
Este investimento ascende a 722 mil euros, com um co-financiamento de 70% do POVT – Programa Operacional Temático de Valorização do Território. O prazo de execução da obra é de 360 dias.