segunda-feira, 25 de julho de 2011

613 INCÊNDIOS FLORESTAIS EM DOIS DIAS

Entre as 00:00 horas do dia 22 e as 24:00 horas do dia 24 de Julho, foram registados em Portugal Continental um total de 613 incêndios florestais, sendo que a sua maioria se localizou no Centro e Norte do País, com especial incidência nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIF) respondeu com o empenhamento de 9.191 Operacionais e 2.381 veículos dos diversos Agentes de Proteção Civil e Entidades cooperantes, nomeadamente, Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Policia de Segurança Publica, Forças Armadas, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Sapadores Florestais, Autoridade Florestal Nacional, Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade, Direcção-Geral da Autoridade Marítima e foram desencadeadas 281 missões de meios aéreos.

Para apoio nas operações de vigilância pós-rescaldo no distrito de Viana do Castelo foi mobilizado um Pelotão do Exército com 27 militares.

Estes incêndios provocaram um total de 20 feridos, dos quais 3 são civis e os restantes Bombeiros. No entanto, nenhum inspira cuidados de maior.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) apela a todos os cidadãos para que sejam adotadas as necessárias medidas de prevenção e precaução assim como comportamentos adequados junto aos espaços florestais, onde o uso do fogo é, nesta altura do ano, expressamente proibido.
Portugal Sem Fogos Depende de Todos.