sexta-feira, 20 de maio de 2011

R.I. 1 Agraciado com a Medalha de Mérito Municipal, Grau OURO

A Câmara Municipal de Tavira, Em sessão da Assembleia Municipal, realizada no dia 27 de Abril, último, foi deliberado agraciar, o Regimento de Infantaria 1, com a Medalha de Mérito Municipal, grau Ouro.
A cerimónia da condecoração, realizada na Praça da República, em pleno coração da cidade, foi presidida pelo Chefe de Estado-Maior do Exercito, General, José Luís Pinto Ramalho.


O Presidente do Município de Tavira, Jorge Botelho, no seu discurso, referenciou a importância militar, em Tavira, “tradições muito antigas e que tiveram grande influência na protecção Praças Portuguesas do Norte de África e na conquista de Ceuta”.
“No momento em que o RI 1 leva a efeito as comemorações dos 215 anos de ocupação do Quartel da Atalaia, sendo por isso um marco importante da Instituição Militar e do Município de Tavira, tanto mais que é com conforto e alegria que os tavirenses convivem diariamente com esta Instituição.

O chamado Quartel da Atalaia foi mandado construir em 1785 pela Rainha D. Maria I. Uma legenda de uma planta da cidade de Tavira, levantada pelo Brigadeiro, Engenheiro Militar, José Sande Lemos, entre 1798 e 1800, pode ler-se:
- Quartel que se está fazendo, tendo sido mesmo construído para o Regimento de Infantaria, em Tavira”.
Referiu as várias Unidades que aqui estiveram sediadas, até à instalação da actual, o Regimento de Infantaria 1, em 1 de Abril de 2008, contribuindo desde então de forma indelével para a formação dos militares, integrantes dos contingentes que têm representado Portugal em inúmeras missões internacionais, intervindo de forma empenhada em diversas acções de protecção civil e de defesa das florestas do barrocal e das serras do Algarve, contra incêndios, desempenhando papel activo na vida cultural da cidade e da região. Valorizando o vasto património edificado e histórico, através de iniciativas de âmbito literário e artístico que merecem todo o nosso reconhecimento.


Uma palavra de grande apreço e estima pelo actual Comandante do RI 1, Coronel, Nuno Pereira da Silva que soube, pela sua elevada inteligência e eficaz trabalho, mostrar em pouco tempo, quanto a Instituição Militar faz falta a Tavira, tanto no campo afectivo, no campo cultural e operacional, com disponibilidade permanente para colaborar com a vida desta comunidade e de outras comunidades do Algarve.
Toda esta história, entre a vivência das populações com os militares, em Tavira e em reconhecimento pelos contributos e pela acção do Exército Português, no desenvolvimento desta terra e do Algarve, levou a que este Município na sua Sessão da Assembleia Municipal de 27 de Abril, último, decidisse atribuir a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, ao RI 1 e ao Exército Português.
É com grande apreço que reconhecemos desta forma simbólica e singela a elevada importância da Instituição Militar para a nossa terra”.
O Comandante do RI 1, Coronel, Pereira da Silva, no seu discurso, depois de referir quanto importante era a presença das Entidades e convidados, dirigiu-se aos representantes das Ligas dos Combatentes; “a vossa presença nesta cerimónia é um sinal inequívoco de que a ligação entre o passado e o presente é uma realidade. Hoje, é um dia de festa para o RI 1, por ter sido distinguido com a Medalha de Mérito de Tavira, grau Ouro. Esta distinção significa que a cidade reconheceu que o Regimento e a presença dos militares nesta terra, são importantes e indissociáveis da mesma.
Foi de Tavira que partiram os militares para o Norte de África, para a conquista de Ceuta e de Argila. Foi também de Tavira que partiram com D. Sebastião os contingentes para o Norte de África. Foi, em Tavira que, na messe de oficiais, nas Olarias, eram operados os militares que vinham feridos das campanhas do Norte de África, tendo-se ai constituído uma Escola de Cirurgia, pioneira no País. Foi na região de Tavira que desembarcaram as tropas liberais que conquistaram Lisboa em 24 de Junho e que hoje vamos fazer o lançamento do livro “O Algarve e as Guerras Liberais” onde focamos esse aspecto. Deste aquartelamento, saiu também, uma unidade escalão Batalhão para combater na Grande Guerra. Foi ainda neste aquartelamento que mais recentemente, se formaram milhares de Furriéis Milicianos que alimentaram as campanhas da guerra de África no Ultramar. Foi igualmente no Quartel da Atalaia que se formaram os oficiais contratados que alimentaram os quadros técnicos do nosso Exército. Presentemente, o RI 1, Unidade que tenho muita honra em comandar e que está actualmente aquartelado em Tavira, ministra o treino operacional a subunidades, escalão companhia de todo o nosso Exército. A região tem condições excelentes para este treino operacional, uma vez que tem zona de serra, com várias localidades que permitem efectuar treino em áreas edificadas. Tem ria e mar, facto que tem permitido o treino das operações especiais em operações entre ilhas. Todas estas características, são em nosso entender impares a nível nacional, podendo ser consideradas excelentes
A partir de hoje, com a inauguração do Núcleo permanente visitável pelos tavirense e turistas, entre as 9 e as 17 horas, consubstanciando um desejo formulado pelo Presidente da Câmara Municipal de Tavira, quando o visitamos por altura da nossa tomada de posse, no ano transacto. A presença dos militares nesta cidade, tem sido como vimos pelo discurso do Presidente da Câmara e pelo que acabei de proferir, uma constante, facto que traduz uma relação ímpar e exemplar entre os tavirenses e o Exército Português.
A cerimónia começou pela Missa na Igreja de S. Francisco, seguindo-se a militar e, no mesmo dia, no Quartel da Atalaia, foram inauguradas:
Monumento aos Mortos em combate do RI1, Exposição “Arte ao Vento”, Núcleo Histórico Visitável e a Biblioteca do Regimento.

Geraldo de Jesus

ARTE ABORÍGENE AUSTRALIANA - EM EXPOSIÇÃO EM SANTA LUZIA

A Embaixada da Austrália, em Portugal, a Associação Internacional de Paremologia/Internacional Assocition of Paremiology (AIP-IAP) e a Junta de Freguesia de Santa Luzia, vão inaugurar no próximo dia 21 de Maio, pelas 16 horas, no Salão Multiusos daquela autarquia, a exposição “Arte Aborígene Australiana”, dos artistas plásticos Alkick Tipoti, Dennis Nona e Vítor Motlop, que estará patente ao público até ao próximo dia 30 de Maio, podendo ser visitada das 09H30 às 17H30.

A arte aborígene baseia-se em histórias e tradições sobre a criação do mundo, segundo as quais os criadores ancestrais teriam criado as pessoas, a flora, a fauna, as massas terrestres e os corpos celestiais ao longo de viagens épicas. O sistema de convicções dos aborígenes é mantido vivo através de práticas cerimoniais, que guiam e ditam costumes e leis, ao mesmo tempo que reafirmam crenças espirituais.

Este conceito é denominado por “Sonho” (“the Dreaming”). Este sistema de convicções tem como base a interdependência entre a terra e os seus povos.
Ao invés de muita da arte ocidental, a arte aborígene não é concebida a partir de um tema perceptível, não se aplicando tão-pouco a noção ocidental de estética, nem a do desejo do artista de comunicar emoções, pensamentos, observações ou comentários de uma forma altamente individual. Segundo a lei aborígene, um artista apenas está autorizado a retratar as imagens e histórias às quais tem direito pelo nascimento.
Para alguns, o importante é a história na origem do trabalho, para outros, o que predomina é o impacto visual da obra. É esta combinação de um forte sentido pictórico, uso apurado da cor ou textura de uma superfície, relação espacial alicerçada numa ligação intangível porém omnipresente com a terra, os criadores e suas histórias, e os direitos e interacção do artista a/com tudo isto, que dão à arte aborígene uma qualidade e poder únicos.

Geraldo de Jesus

Consumidores consideram a Internet como o complemento perfeito da loja

Desconfiado em relação ao discurso comercial do vendedor e da propaganda de marketing veiculada pelas marcas na comunicação social, o consumidor afinal de contas só confia no seu próprio palpite e no dos seus próximos, privilegiando a experiência em loja, a pesquisa pessoal na Internet e os conselhos dos seus amigos e da sua família. O Observador Cetelem 2011 mostra que numa escala de 1 a 10, 6,4 é a nota que os consumidores atribuem à importância da sua própria atitude e pesquisa efectuada na loja . A análise mostra ainda que a Internet surge como uma ferramenta complementar no processo de conhecimento na pré-compra.

«Só acredito no que vejo» poderia ser o slogan deste consumidor racional. A experiência in vivo na loja conserva toda a sua importância aos olhos dos consumidores, uma vez que estes consideram a sua própria pesquisa na loja como sendo, em média, a mais influente. Mesmo na era da desmaterialização, viver «a experiência» dos produtos – vê-los, senti-los e tocá-los – continua a ser o melhor modo de os comparar. Temos como exemplos, o caso do vestuário e da decoração.
A Internet começa a assumir, igualmente, um papel de grande importância nos comportamentos de pesquisa dos compradores: sendo a segunda fonte de informação mais influente para os compradores. A Web surge agora mais valorizada do que os vendedores e a comunicação social, com 5,8 pontos, 5,1 pontos e 4,7 pontos, respectivamente, numa escala de 1 a 10.

Embora Portugal seja um dos países da Europa com menor taxa de penetração de Internet da Europa (48% contra uma média de 68%), cerca de 88,5% dos portugueses não dispensa o recurso à Internet aquando da pesquisa relativa às suas compras mais importantes. São também os consumidores portugueses, com menos de 30 anos, que utilizam com maior frequência os sites de comparação de preços (67% contra uma média europeia de 55%). Já a utilização dos fóruns, blogues e redes sociais em Portugal é uma das fontes menos influentes, no processo de decisão de compra, apenas 12,1% dos jovens utiliza este recurso, quando a média na Europa é de 17,9%.
«Nestes tempos conturbados, o comportamento do consumidor modificou-se. A Internet transforma-se no companheiro do consumidor ao longo do processo de compra. Mas, a Internet não ‘matou’ as lojas, na medida em que entra em total complementaridade com elas. No entanto, o digital e, com ele, o nascimento de um consumidor esclarecido, abalaram a relação até aqui desequilibrada entre vendedor e comprador.» afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
As análises e previsões do Observador Cetelem foram efectuadas em Dezembro de 2010, em colaboração com o gabinete de estudos e de consultadoria BIPE. As sondagens aos consumidores foram realizadas com base num inquérito barométrico, realizado através da Internet e aplicado, também, por amostras representativas das populações nacionais (maiores de 18 anos) de treze países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Rússia e Eslováquia. No total foram inquiridos mais de 8.700 europeus, com amostras de pelo menos 500 indivíduos por país.

Basquetebol/espectáculo em Albufeira: Bilhetes para ver os Globetrotters estão à venda

No Pavilhão Desportivo de Albufeira, a 22 de maio
Estão à venda nos locais habituais os bilhetes para assistir à exibição dos “Harlem Globetrotters” no Pavilhão Desportivo de Albufeira, no próximo dia 22 de maio.

As lojas Fnac e Worten e o site www.blueticket.pt são os pontos de venda dos bilhetes que dão acesso ao espetáculo dos “Harlem Globetrotters, um dos maiores eventos desportivos do mundo que vai passar pelo concelho.
Durante 120 minutos, esta equipa americana conhecida internacionalmente pela habilidade dos seus jogadores e pelas suas brincadeiras em campo, promete provocar emoções fortes e arrancar muitas gargalhadas do público. Passes sem olhar, dribles desconcertantes, truques para enganar o adversário e muitas outras manobras irão proporcionar um espetáculo para toda a família, que junta o desporto ao entretenimento.
A visita dos “Harlem Globetrotters” a Albufeira irá incluir também vários momentos de convívio com jovens praticantes da modalidade. A apresentação do programa decorrerá muito em breve, estando prevista a presença de um dos jogadores da equipa.
Esta será, certamente, uma das iniciativas mais espetaculares deste ano no Algarve, pelo que se prevê casa cheia e um grande ambiente em torno do evento.
Os bilhetes podem ser adquiridos pelo valor de 20,00 euros (adulto) e 10,00 euros (crianças até 12 anos). Acompanhe as novidades da vinda dos “Harlem Globetrotters” a Albufeira em www.albufeira.pt ou através do Facebook.

Os melhores da Europa na Marcha Atlética já estão em Olhão

É já amanhã, sábado, que Olhão recebe uma das mais importantes provas desportivas realizadas no Algarve. A 9ª edição da Taça da Europa de Marcha Atlética decorre durante todo o dia 21 de Maio na Avenida 5 de Outubro. Os 350 participantes oriundos de cerca de 40 países já começaram a chegar à cidade. A abertura oficial da prova realiza-se amanhã, sexta-feira, às 17h45.

Na Avenida 5 de Outubro, em plena baixa olhanense, atletas de renome da Rússia, Espanha, Itália, França ou Portugal, entre muitos outros países, vão participar em cinco provas, que têm início às 07h30 e prolongam-se até às 20h30 (50 Km Sénior M, 10 Km Júnior M 10 Km Júnior F, 20 Km Sénior M e 20 Km Sénior F). A prova rainha, os 20 Km Sénior Femininos, da qual Portugal é detentor da Taça do Mundo, fecha a competição ao final da tarde.


Ana Cabecinha, marchante olhanense com óptimos resultados conquistados nos últimos tempos, é uma das cabeças de cartaz da competição.
Num recinto de excelência, com vista para a Ria Formosa, o percurso dos atletas será feito numa extensão de cerca de 1 quilómetro na avenida da baixa olhanense.
Em ano pré-olímpico, todos os atletas da modalidade querem marcar a sua posição e começar a ser alvo de atenções já na prova de Olhão, daí que os grandes nomes da marcha europeia estejam todos confirmados para a prova que se realiza na cidade algarvia.
Esta iniciativa, que permite transformar Olhão na capital do desporto europeu, é uma organização do Município de Olhão, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação Europeia de Atletismo que conta com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, Associação de Atletismo do Algarve e Entidade Regional do Turismo do Algarve.
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis e em constante actualização no sítio www.olhao2011.com.

Cem jovens estudantes de Portimão vão limpar Praia e Ria de Alvor

A AESCV - Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina está a promover na região algarvia a campanha “Unidos a proteger e a preservar”, que no dia 25 de Maio se propõe proceder à limpeza e recolha de lixo na Praia e na Ria de Alvor, com a colaboração de cem alunos dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário de Portimão.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, tem uma componente ambiental da parte da manhã, a partir das 10h00, enquanto à tarde os jovens participarão na Área Desportiva da Praia da Rocha em diversos jogos lúdico-desportivos e ambientais, tendo a oportunidade de praticar surf e bodyboard, com o apoio de monitores da Future Surfing School e da Playsurf.
Os jovens participantes, orientados por técnicos da Divisão de Ambiente da autarquia de Portimão e da EMARP, serão sensibilizados para a necessidade regular deste tipo de acções de limpeza e para a sua importância na preservação da natureza.
A iniciativa que vai ter lugar em Alvor resulta de uma parceria entre a AESCV, a Câmara Municipal de Portimão, a EMARP e a Marina de Portimão.

CTT asseguram serviço postal em Albufeira

Os CTT inauguram no dia 24 de Maio o novo Posto de Correios de Albufeira, que assegura a prestação de todos os serviços postais à população, nomeadamente o pagamento de vales de pensões de reforma, registos, cobrança de facturas de serviços públicos e disponibilização de todos os tipos de correspondência e encomendas.
O novo Posto funcionará em simultâneo com a actual Estação ficando para decisão futura a revisão da oferta dos serviços postais naquela zona.

Esta revisão decorre da necessidade de adaptação da rede postal às alterações da procura. Recorde-se que em 2010 os CTT abriram uma nova Estação dos Correios em Vale Paraíso. A oferta no concelho inclui ainda as estações dos Correios de Cerro da Lagoa e Areias de S. João, que foram objecto de investimentos que reforçaram a capacidade do atendimento, e de Olhos de Água.


Um Posto de Correios é um balcão integrado noutra instituição ou estabelecimento comercial, explorado por um parceiro dos CTT que recebe formação postal e é remunerado pela prestação do serviço. Na perspectiva da população o serviço é o mesmo. A responsabilidade do serviço continua a ser dos CTT, que continuam, através das suas equipas operacionais no terreno, a inspeccionar e a garantir a prestação do serviço de acordo com os padrões pré-contratados.
Os Postos de Correios explorados por parceiros dos Correios são uma tradição com algumas décadas na empresa, existindo actualmente mais de 2.000 em todo o País (e cerca de 800 Estações de Correios). No agenciamento de Postos os CTT dão sempre preferência às Juntas de Freguesia, que são as primeiras contactadas quando há o interesse de abrir um Posto de Correios. Nesse sentido, os CTT assinaram um protocolo com a ANAFRE, que tem dado resultados positivos.

“VOLUNTARIADO PELA SAÚDE” EM QUARTEIRA

No âmbito da comemoração do Ano Europeu do Voluntariado, a Divisão de Gestão Social e Saúde da Câmara Municipal de Loulé vai realizar a iniciativa “Voluntariado pela Saúde”, no Calçadão de Quarteira, no dia 3 de Junho, entre as 9h00 e as 11h00.

A ideia será envolver o maior número possível de voluntários, para a sensibilização e prevenção de problemas de pele inerentes à exposição excessiva do sol, e ainda, possibilitar, de forma gratuita, o acesso aos rastreios realizados na Unidade Móvel de Saúde. Será ainda realizada uma aula de Educação Física, de modo a que todos os participantes possam ter acesso a uma aula ao ar livre, como forma de promoção da saúde e bem-estar.

A acção destina-se a toda a população que queira participar e aos banhistas que se encontrem na praia.
Sensibilizar e dinamizar a população para a prática do voluntariado, facultar informação sobre saúde em época balnear, promover iniciativas de carácter informativo e lúdico, por forma a realçar os aspectos positivos e negativos do sol, são os principais objectivos desta iniciativa.

FESTA DA ESPIGA 2011: TRÊS DIAS DE ANIMAÇÃO EM SALIR

A tradição volta a cumprir-se nesta freguesia do interior e o cortejo etnográfico é o ponto alto das festividades. A 2 de Junho, data em que se assinala mais um Dia do Município de Loulé, as atenções centram-se no interior do Concelho.

A Festa da Espiga volta a animar o coração de Salir, uma das mais típicas localidades da serra algarvia, e que por estes dias é ponto de encontro para milhares de visitantes. Mas os festejos prolongam-se até sábado, dia 4, com muita música, teatro, gastronomia, desporto e actividades para crianças e seniores, num programa dividido em três noites temáticas: Noite da Espiga (quinta-feira), Noite Tradicional (sexta-feira) e Noite Jovem (sábado).

Nesta Quinta-Feira da Espiga, as actividades começam logo pelas 9h00, com um Passeio BTT e Passeio Pedestre. A partir das 13h00, os visitantes poderão apreciar a boa gastronomia nas Tasquinhas de Manjares e Petiscos Serranos, e assistir às exposições de produtos regionais.
O momento mais importante desta festa acontece pelas 15h30, com o desfile etnográfico. Vários carros em representação da actividade agrícola e artesanal da freguesia participam num cortejo que é, acima de tudo, uma mostra do que é mais representativo e genuíno deste interior, em que muitas das suas tradições se perderam no tempo.
Às 18h30, o folclore da freguesia junta-se à festa com a actuação do Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha).
Ao longo da noite sobem ao palco o grupo “…E Viva a Música!” (20h00), Madragoa (22h00) e João Paulo Cavaco (23h30).
Na sexta-feira, a tarde é dedicada aos seniores que poderão assistir à peça do Ao Luar Teatro, “O Fado da Cássima e o Canto das Mouras” (15h00), e participar num baile tradicional (16h30).
À noite, a música popular e tradicional vai estar em destaque, com a actuação dos Cante Andarilho (22h00), banda “Vibrações” (23h00) e Gil Rosa (01h00).
No último dia da Festa da Espiga, realizam-se várias actividades dirigidas às crianças e jovens, a partir das 14h00. Oficinas e jogos tradicionais, workshops de salsa, o desfile da “Miss e Mister Espiguinha”, a actuação do Rancho Folclórico Infantil de Faro e a peça de teatro “Migalhas e Outras Histórias” são algumas das iniciativas propostas.
O encerramento da Festa da Espiga 2011 é acompanhado pela música, com a actuação de Ying&Yang (19h30), Gonçalo Tardão (21h30), Olivetreedance (23h30) e Stepline Project (01h00).
Todas as iniciativas têm entrada livre.

20 Anos do Maio Jovem


Este ano o "Maio Jovem" comemora o 20º aniversário, no dia 25 de Maio. A festa inicia-se às 18h00 com um workshop de Danças do Mundo e continua, pela noite, com um baile de Danças do Mundo onde haverá uma participação especial da Associação Filarmónica de Faro.

O "Maio Jovem" é uma das mais antigas iniciativas da Direcção Regional do Algarve do IPJ, que envolve a participação activa dos jovens, das suas organizações e de outras entidades públicas e privadas e integra um amplo e diversificado conjunto de iniciativas de divulgação cultural e artística, de formação e de reflexão e debate.
Esta actividade assinala, ano após ano, o aniversário da inauguração das instalações onde os serviços estão sediados, na cidade de Faro.

COM O ALGARVE A "AFUNDAR-SE", EXIGEM-SE "COMPROMISSOS ELEITORAIS SOLENES" - CFC

"É num momento de profunda crise que se realizam as eleições legislativas. Com absoluta independência, CFC como Associação Cívica e Movimento Autárquico Independente apela à votação maciça, na perspetiva da utilidade do voto perante "Compromissos Eleitorais Solenes", para dar solução aos problemas. CFC considera que, fora de "partidarites", na decisão do voto cada algarvio deve ponderar três dimensões; nacional, regional e do Concelho (no que depende do poder central)", diz o movimento liderado pelo ex-edil de Faro, José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos.

"O Algarve foi-se "afundando", tendo como responsável principal um Terreiro do Paço "cego e surdo" mas, também, vários agentes regionais. Os desempregados atingem cerca de 25% da população ativa, sendo muitos jovens, são inúmeras as empresas falidas/moribundas; e mais de 20% da população está abaixo do limiar da pobreza. Há "alicerces" democráticos institucionais em perigo.

A AMAL está em "sono profundo" e quando "acorda" não luta pela região, caso das portagens; RTA, perdeu protagonismo, que é indispensável; Autarquias, sem meios e algumas não respeitando a democracia, sendo Faro uns dos piores exemplos do país; Universidade do Algarve "estrangulada"; Hospital de Faro com "doenças" graves; forças de segurança, em colapso por falta de meios; e CCDRAlgarve, com bons técnicos, mas obrigada a ser "correia de transmissão" de Lisboa, não fazendo o que o Algarve precisa.
Perante este descalabro, resumidamente, para CFC a nível nacional (com implicações diretas no Algarve), a criação do Ministério do Turismo é uma reivindicação imperativa (setor estratégico para o país).
Quanto ao Algarve, o primeiro compromisso tem de ser a criação da Região Administrativa Piloto, "mãe de todas as medidas". Segue-se, a alteração do PROTALgarve, travando a massificação do turismo, diversificando a economia e com um programa para a juventude. Medidas essenciais são a segurança e construção do novo Hospital Central e do grande Centro de Congressos, no Parque das Cidades. De imediato, exige-se a não introdução de portagens na Via do Infante, proibição de mais espaços comerciais e o fim da disparatada exigência de 10/15 Ha para edificar casas nas zonas rurais, por falta de habitação e por causar desertificação.
Em relação a Faro, CFC destaca 5 compromissos: retirar do POOC as demolições (fim à requalificação das Ilhas) e restrições à circulação de embarcações nos canais da Ria Formosa; garantir o traçado da ligação de Faro/Via do Infante, a nascente; retirar a linha férrea da frente ribeirinha; Parque Ambiental no Pontal; e Porto de Recreio", conclui o documento CFC.