sexta-feira, 20 de maio de 2011

FESTA DA ESPIGA 2011: TRÊS DIAS DE ANIMAÇÃO EM SALIR

A tradição volta a cumprir-se nesta freguesia do interior e o cortejo etnográfico é o ponto alto das festividades. A 2 de Junho, data em que se assinala mais um Dia do Município de Loulé, as atenções centram-se no interior do Concelho.

A Festa da Espiga volta a animar o coração de Salir, uma das mais típicas localidades da serra algarvia, e que por estes dias é ponto de encontro para milhares de visitantes. Mas os festejos prolongam-se até sábado, dia 4, com muita música, teatro, gastronomia, desporto e actividades para crianças e seniores, num programa dividido em três noites temáticas: Noite da Espiga (quinta-feira), Noite Tradicional (sexta-feira) e Noite Jovem (sábado).

Nesta Quinta-Feira da Espiga, as actividades começam logo pelas 9h00, com um Passeio BTT e Passeio Pedestre. A partir das 13h00, os visitantes poderão apreciar a boa gastronomia nas Tasquinhas de Manjares e Petiscos Serranos, e assistir às exposições de produtos regionais.
O momento mais importante desta festa acontece pelas 15h30, com o desfile etnográfico. Vários carros em representação da actividade agrícola e artesanal da freguesia participam num cortejo que é, acima de tudo, uma mostra do que é mais representativo e genuíno deste interior, em que muitas das suas tradições se perderam no tempo.
Às 18h30, o folclore da freguesia junta-se à festa com a actuação do Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas” e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha).
Ao longo da noite sobem ao palco o grupo “…E Viva a Música!” (20h00), Madragoa (22h00) e João Paulo Cavaco (23h30).
Na sexta-feira, a tarde é dedicada aos seniores que poderão assistir à peça do Ao Luar Teatro, “O Fado da Cássima e o Canto das Mouras” (15h00), e participar num baile tradicional (16h30).
À noite, a música popular e tradicional vai estar em destaque, com a actuação dos Cante Andarilho (22h00), banda “Vibrações” (23h00) e Gil Rosa (01h00).
No último dia da Festa da Espiga, realizam-se várias actividades dirigidas às crianças e jovens, a partir das 14h00. Oficinas e jogos tradicionais, workshops de salsa, o desfile da “Miss e Mister Espiguinha”, a actuação do Rancho Folclórico Infantil de Faro e a peça de teatro “Migalhas e Outras Histórias” são algumas das iniciativas propostas.
O encerramento da Festa da Espiga 2011 é acompanhado pela música, com a actuação de Ying&Yang (19h30), Gonçalo Tardão (21h30), Olivetreedance (23h30) e Stepline Project (01h00).
Todas as iniciativas têm entrada livre.