terça-feira, 5 de outubro de 2010

TAVIRA recebeu o VI Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve


Decorreu no passado Sábado, em Tavira, o VI Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, confraria anfitriã, e da Câmara Municipal de Tavira.
Para além dos Gastrónomos do Algarve, o evento contou com a presença de 60 Confrarias oriundas da Espanha, Fraca, Bélgica, Itália e Portugal: Circulo de Enófilos Utiel-Requena, Valência, Espanha, Cofradía "Aceites de Jaén", Espanha, Cofradía de Doña Gontrodo de Oviedo, Espanha, Cofradía de los Amigos de los Quesos del Principado de Astúrias, Espanha, Cofradía del Colesterol de Avilés, Espanha, Confradia del Arros y Toranja, Espanha, Confradia del Vino de Cangas, Espanha, Cofradia do Serenissimo Alvarinho, Galiza, Espanha, Cofradia dos Amigos del Olivo, Baena, Espanha, Cofradía Gastronómica "El Dornillo, Jaen, Espanha, Colegiada Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, Confraria da Broa de Avintes, Confraria da Feijoca de Manteigas, Confraria da Fogaça da Feira, Confraria da Lampreia de Penacova, Confraria dos Enófilos do Alentejo, Confraria da Gastronomia do Ribatejo, Confraria da Gastronomia Macaense, Macau, China, Confraria da Pedra, Gaia, Confraria do Abade, Confraria do Atum, Confraria do Bacchus de Albufeira, Confraria do Bodo de Pombal, Confraria do Bolo de Ançã, Confraria da Castaha, Confraria Gastronómica da Madeira, Confraria do Velhote, Confraria do Vinho de Carcavelos, Confraria do Vinho de Lamas, Confraria do Vinho Verdelhos dos Biscoitos da Ilha Terceira, Confraria Enófilos do Alentejo, Confraria dos Nabos e Companhia, Confraria Gastronómica da Amadora, Confraria das Tripas à Moda do Porto, Confraria Gastronómica de Almeirim, Confraria Gastronómica do Alentejo, Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, Confraria Gastronómica Pinhal do Rei-Leiria, Confraria Gastrónomos de Palmela, Confraternitá Radici e Fasioi, Sansugana, Itália, Confrerie Confrerie de le Stofé de Wavre, Bélgica, Confrerie de Saint-Romain, França, Confrerie du Jambon de Bayonne, França, Grupo Gastronómico Gaditano, Cádiz, Espanha, Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Federación Andaluza de Cofradías Vínicas y Gastronómicas “FECOAN”, Espanha, Real Liga Naval Espanhola e CEUCO - Conselho Europeu de Confrarias.
Estiveram, também, presentes entidades locais, comunicação social e apreciadores dos sabores tradicionais.
Este Capítulo revestiu-se da maior grandiosidade, assumindo-se como uma das maiores cerimónias de entronização jamais realizadas na Europa, notabilizando a Confraria, a Cidade de Tavira e o Algarve.
Do programa, salienta-se ainda a fotografia de grupo e a entronização de Francisco Pinto Balsemão.
Cumprido o programa, o dia dedicado à Gastronomia Tradicional terminou à mesa, com um almoço convívio, numa tenda montada para o efeito, durante o qual foi servido um grão à moda da serra de Tavira.

Mundial de Natação Síndrome de Down: Filipe Santos segue em 4º. Lugar



No Mundial de Taiwan, a prestação do Filipe traduz-se, num 4º Lugar (200 Livres), 2 Recordes Nacionais, 1 Europeu (200 Mariposa) e presença na final dos 200 Mariposa.
Precisamente a metade deste Mundial de Natação Síndrome de Down, o balanço da prestação do Filipe Santos, nadador da O2 Portimão, que representa Portugal, é fantástico.
No Primeiro dia de prova a 3/10/2010, o Filipe conseguiu o apuramento para a final dos 200 Livres, tendo na final conseguido a 4ª posição com o tempo de 3.01.52 que constitui um novo recorde nacional.
No segundo dia de prova o nosso nadador conseguiu o apuramento para a final dos 200 Mariposa com o 5º melhor tempo 3.40.53 que constitui um novo Recorde de Europa e Nacional.
Os grandes objectivos para estes mundiais, segundo o treinador Paulo Sousa, que acompanha o Filipe Santos como treinador Nacional da ANDDI era colocar o nadador em finais nas quatro provas que vai nadar, sendo que desta forma está tudo no caminho certo.
A emoção até à data foi imensa muitas lágrimas de alegria e um grande sentimento de orgulho por este nadador que não para de evoluir,defende com unhas e dentes as cores do nosso País e de Portimão para além fronteiras.
Hoje é o dia de folga, o Filipe nada amanhã (06/10/2010) a final dos 200 Mariposa onde vai defender o seu 5º Lugar.
No dia 7/10/2010 nadador vai nadar na mesma sessão os 50 Livres e 100 Mariposa e dar o seu máximo para conseguir atingir as finais que ao concretizar-se seria sem dúvida um grande feito.

Autarcas esperam convencer Governo a adiar portagens até EN125 estar requalificada



Notícia da Lusa dá conta que A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) rejeitou (ontem) por unanimidade a introdução de portagens na A22 e vai solicitar uma reunião ao primeiro ministro para pedir o adiamento da medida até à Estrada Nacional 125 estar requalificada.
A AMAL, que reúne os 16 municípios do Algarve, afastou-se ainda do protesto convocado para sexta feira pela recém criada Comissão de Utentes da Via do Infante (A22), cujo mentor é militante do Bloco de Esquerda, por considerar que "emana de uma área política circunscrita, que pode ter objetivos que não têm só a ver com a via do Infante", disse o seu presidente, Macário Correia.
"Não nos parece que seja uma comissão representativa dos algarvios em geral e dos utilizadores da Via do Infante, mas trata-se de uma atitude porventura oportuna de um grupo e pessoas que, sabendo da injustiça que o caso contém, se organizaram de forma oportuna para se denominarem comissão de utentes da Via do Infante", afirmou o também presidente da Câmara de Faro.
Lusa