sábado, 6 de novembro de 2010

ACTA estreia o novo espectáculo "Mais um Shot?"


O Programa de Teatro para a Educação desenvolvido pela ACTA para o ano lectivo de 2010/2011 vai estrear no próximo dia 8 de Novembro o espectáculo “Mais um shot?” na Escola EB 2,3 Eng. Duarte Pacheco, em Loulé.
“Mais um shot?” com texto de Bruno Martins e Elisabete Martins, é encenado por Elisabete Martins e conta com a participação dos actores Bruno Martins, Elisabete Martins, Nádia Gonçalves e Nuno Silvestre.
Trata-se de um espectáculo que pretende discutir e analisar a problemática do consumo de álcool junto dos jovens.
Porque é que bebemos? Para esquecer, porque relaxa, para divertir, para desinibir, fica-se mais durão, porque os outros bebem? A pergunta agora é: e depois? Os problemas não desaparecem, aquela sensação de euforia e desinibição passa muito rapidamente a má disposição e às vezes nem nos lembramos do que fizemos.
A peça estará em cena nos dias 8, 9, 10, 11, 15 e 16 de Novembro nas escolas do concelho de Loulé. Tem a duração de 90 minutos e é indicada para maiores de 14 anos.
Este projecto é desenvolvido através de um Protocolo de Cooperação Cultural que anualmente a ACTA celebra com as respectivas autarquias e com a Direcção Regional de Educação do Algarve.

(O olhanense) Ruben Faria mostrou nova KTM para o Dakar 2011


Ruben Faria esteve ontem na apresentação do novo modelo da KTM para o Dakar 2011. A apresentação da moto decorreu na abertura do Salão de Milão, certame anual na cidade italiana onde as principais marcas de motos mostram as suas novidades com vista ao ano seguinte.
O piloto de Olhão marcou presença no espaço da KTM, onde a marca austríaca revelou não apenas as novidades na sua gama de modelos para o próximo ano, mas igualmente mostrou o seus pilotos para o Dakar 2011 que se inicia no próximo dia 1 de janeiro na capital argentina de Buenos Aires, sendo igualmente figura de destaque a nova KTM Rally 450 com que Ruben Faria e Cyril Despres vão tentar repetir a vitória no passado ano.
"É sempre um enorme orgulho poder estar numa apresentação deste nível, onde a imprensa mundial está presente", comentou o piloto algarvio poucos minutos após terminar a cerimónia e momentos antes de mais reservadamente apresentar a sua nova moto para o ano que se avizinha.
"As regras forçaram a esta alteração de cilindrada para os 450cc e quanto a mim agrada-me mais. Sempre me senti mais à vontade com as 450, como mostrei quando venci o Pax Rally em Portugal em 2008 e após os testes que já efetuei com esta moto posso dizer que é a melhor moto de Rally que alguma vez andei", acrescentou.
Esta nova arma da KTM foi desenhada a partir do zero e o facto de não ser uma evolução com base numa moto de TT ou enduro desvenda pormenores dignos de uma máquina nascida para vencer, como demonstrou recentemente Cyril Despres no Rally de Marrocos onde venceu na estreia da nova 450 austríaca em competição.

(Fanáticos do Rally)

Nova Direcção do PS Algarve debate OE eInvestimentos previstos para 2011


Nova Direcção do PS Algarve debate Orçamento de Estado e investimentos previstos para 2011 com estruturas regionais
A nova Direcção do PS Algarve vai reunir, a partir da próxima segunda-feira, dia 8, com todas as câmaras municipais e direcções regionais do Distrito de Faro, com vista a um balanço do investimento feito durante este ano, avaliação do conjunto de investimentos públicos e privados previstos para 2011 na região e discussão sobre o Orçamento de Estado (OE).
A decisão anunciada hoje pelo Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas e que abrangerá ainda outras estruturas da região, como os sindicatos e associações empresariais, foi tomada ontem após a eleição dos novos membros para a Mesa da Comissão Política da Federação e Secretariado da Federação.
De acordo com Miguel Freitas, este conjunto de reuniões permitirá, não só um reconhecimento mais profundo sobre o investimento efectuado no Algarve em 2010, como colocar o PS a par de todos os investimentos públicos e privados que se encontram em vias de aprovação ou de lançamento durante o próximo ano, de forma a avaliar o seu impacto sócio-económico na região, sobretudo no que diz respeito à empregabilidade local.
Os primeiros encontros em que, segundo o líder socialista, o "OE será um dos assuntos oportunamente discutidos", terão início já na próxima segunda-feira, envolvendo responsáveis do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e Governo Civil do Distrito de Faro.
À margem destas reuniões regionais o PS Algarve pretende ainda obter, junto do Governo, mais informações sobre a construção do Hospital Central do Algarve, pelo que reunirá em breve com o Secretário de Estado da Saúde.


António Eusébio coordena Autárquicas 2013


O Presidente da Câmara de São Brás de Alportel, António Eusébio, um dos seis novos rostos do Secretariado da Federação, foi eleito coordenador para a área autárquica, sendo o próximo responsável pela preparação das Eleições Autárquicas 2013.
Quanto a Dália Paulo, também eleita pela primeira vez como membro do Secretariado da Federação, caberá a missão de coordenar a Geração XXX, movimento constituído por jovens activos da sociedade algarvia com quem o PS Algarve pretende estabelecer uma relação estreita em sede de debate sobre as principais questões inerentes a esta faixa etária.
"Queremos um Partido cada vez mais próximo dos jovens activos que constituem uma grande mais-valia na nossa sociedade e o primeiro sinal desta abertura ao exterior foi a colocação de 30 elementos com menos de 40 anos na Comissão Política. Mas pretendemos ir mais longe, constituindo um fórum de debate no sentido de identificar problemas e encontrar novas respostas para esta geração", sublinha Miguel Freitas.
Para além dos dois novos coordenadores o Secretariado da Federação eleito ontem na Comissão Política, na sequência do XIII Congresso da Federação, conta com mais quatro novas caras, nomeadamente Hugo Nunes, Isabel Guerreiro, Josélia Gonçalves e Rui Lourenço. São ainda membros deste órgão regional, Ana Passos, Fernando Anastácio, Joaquim Castelão Rodrigues, Maria José Mestre, Paulo Neves, Porfírio Maia, Sérgio Viana e Vanda Guerreiro.
Isilda Gomes foi reeleita Presidente da Mesa da Comissão Política da Federação, juntamente com Esmeralda Ramires (Secretária) e Luís Alberto (Secretário).

“Câmara de Faro está entre as dez piores do país”, afirma Macário Correia


O presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, afirmou, em conferência de imprensa esta sexta-feira, que se deslocou a Lisboa para “entregar no Ministério das Finanças um plano de reequilíbrio financeiro e, segundo as informações que obtive, Faro está no lote das piores dez”. “A Câmara está falida”. “Entrou em falência técnica”, salientou o edil.
Após aprovação numa Assembleia Municipal (AM) polémica, Faro vai avançar com o “pedido de um empréstimo de 48 milhões de euros para reequilibrar as contas”, operação que deverá ser conseguida junto de diversas instituições bancárias, com a Caixa Geral de Depósitos á cabeça.
Recordemos que o plano de reequilíbrio foi aprovado, na quinta-feira, na AM de Faro, com seis votos contra; três da CDU, um do PS, um do BE e outro da CFC, mas sobretudo pela abstenção da maioria dos deputados socialistas, facto que Macário Correia desvalorizou, assumindo: “Não tenho pactos com ninguém”.
Com uma “dívida de curto prazo a fornecedores e outros credores de 28 milhões e 748 mil euros,” a Câmara de Faro está numa situação aflitiva, por isso, se io empréstimo for por diante, nos próximos 20 anos o município ficará também obrigado, segundo controlo rigoroso do Ministério das Finanças, a aplicar as taxas máximas dos impostos da Administração Central, tais como as margens de IRS ou o IMI dos prédios rústicos e urbanos, tal como a derrama.
O empréstimo vai servir ainda para pagar os 8.7 milhões de euros de investimentos comparticipados e 5.8 milhões de euros de provisões judiciais.
“Mas o processo de crédito implica a aprovação na Assembleia Municipal (AMF) por uma maioria absoluta”, entretanto, se a AMF não aprovar o pedido de empréstimo por maioria absoluta: "Se isso não acontecer, cada um terá de assumir as suas responsabilidades, mas eu penso que Faro tem políticos responsáveis e sérios, não conheço nenhuma autarquia em que isso tenha acontecido", sublinha o edil de Faro.
É que “existem 7.388 facturas vencidas e não pagas a 493 fornecedores”, situação que, na opinião de Macário Correia, “só poderá ser resolvida através deste empréstimo”, que, mesmo assim, “ainda terá de contar com a garantia do Ministério das Finanças e da Direcção Geral das Autarquias Locais”, destaca o autarca, enquanto admite que, depois de todos os trâmites legais do procxesso, “só em abril de 2011 é que a autarquia conseguirá obter o empréstimo extraordinário de 48 milhões de euros, previsto no plano de reequilíbrio financeiro”.
Tanto mais que, para piorar a situação, as receitas da autarquia diminuíram drásticamente: “As transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro do Estado, orçado em mais de 7 milhões de euros, foi cortado em 10 por cento, como penalização por ter ultrapassado o limite de endividamento permitido”, enfatizou Macário, acusando os executivos de mandatos anteriores (PSD E PS) pela situação financeira a que chegou a autarquia.