quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Apoio às Famílias Numerosas

O Município de Faro no âmbito da Rede Social, Conselho Local de Acção Social de Faro procederá no próximo dia 24 de Setembro, no Teatro Municipal das Figuras, pelas 12h00, à assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Faro, o Teatro Municipal de Faro EM e a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Este Protocolo consiste numa parceria efectiva de 3 entidades de âmbito concelhio e regional e de cariz governamental e não governamental e visa formalizar a atribuição de um conjunto de benefícios/descontos a atribuir pela Câmara Municipal de Faro e pelo Teatro Municipal de Faro à Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em actividades culturais, desportivas ou recreativas dependentes directamente ou por concessão da autarquia.
É uma competência das Câmaras Municipais, no âmbito do apoio a actividades de interesse municipal alíneas a) e b) do n.º 4 do art.º 64.º da Lei n.º 169/99, com a redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002 de 11 de Janeiro, “deliberar sobre as formas de apoio a entidades e organismos legalmente existentes, nomeadamente com vista à prossecução de obras ou eventos de interesse municipal, bem como à informação e defesa dos direitos dos cidadãos” e “apoiar ou comparticipar, pelos meios adequados, no apoio a actividades de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra. Consideramos que as famílias em geral e as famílias numerosas em particular, estão sujeitas a suportar uma sobrecarga financeira quando compostas de um numero considerável de descendentes (superior ou igual a três), constituindo-se como uma preocupação do Município de Faro a actual tendência demográfica e o desenvolvimento pessoal e social dos seus munícipes. Nesse sentido o presente protocolo versa sobre uma acção integrada que indirectamente espera contribuir para proporcionar melhores condições de acesso à cultura e ao desporto e recreio por parte das famílias numerosas que residem e/ou usufruem dos serviços municipais do nosso concelho. Figuram como beneficiários do presente Protocolo de Cooperação a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, na qualidade de Associação Privada Sem Fins Lucrativos e os seus Sócios. Esta cerimónia está integrada no Programa de uma iniciativa municipal alargada a realização do III Mercadinho Social (tema da Saúde) e a Faro Activo - Feira do Desporto e juventude 2011, que decorrerá junto ao Fórum Algarve no Parque de Lazer da Figuras e durante os dias 24 e 25 de Setembro próximo.

Dieta mediterrânica na mira do turismo

Críticos gastronómicos, cardiologistas, nutricionistas e vários especialistas em turismo, nacionais e internacionais, reúnem-se em Beja para debaterem a Dieta Mediterrânica, enquanto Património Mundial, numa Conferência Internacional que marca o arranque do “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas – Festival Internacional” e que decorre a 3 de Outubro, entre as 9h30 e 18h30.
No ano em que Portugal se candidata ao grupo de países que já viram a sua Dieta Mediterrânica reconhecida como Património Imaterial da UNESCO, abordar este legado gastronómico enquanto Património Mundial e reconhecê-lo enquanto parte integrante da cozinha alentejana são alguns dos objectivos desta conferência. O enoturismo está também em cima da mesa de debate, pela sua importância enquanto produto impulsionador da actividade turística na região alentejana. Beja recebe, assim, os melhores exemplos deste tipo de turismo a nível mundial, vindos da Argentina (Mendoza), Espanha (Rioja) e África do Sul, bem como das boas práticas de marketing na promoção turística da gastronomia e dos vinhos. Porque para debater os sabores mediterrânicos e os bons vinhos alentejanos é também preciso conhecê-los, esta conferência conta igualmente com um almoço, preparado pelo chef Juán Reis (chefe residente da Pousada de S. Francisco), a acompanhados pelos vinhos do Alentejo (CVRA). A conferência tem entrada gratuita, limitada à lotação do espaço, decorre no Cine-Teatro Pax Julia. A iniciativa faz parte do segundo “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas - Festival Internacional”, que decorre em Beja, de 3 a 9 de Outubro, com o selo da Turismo do Alentejo, ERT.

PADERNE ACOLHE V MOSTRA DE FRUTOS SECOS

A tradicional Mostra de Frutos Secos está de regresso à freguesia de Paderne, nos próximos dias 24 e 25 de setembro. O parque de estacionamento junto ao Estádio João de Campos vai ser decorado com as típicas barraquinhas de produtos regionais.
Entre as 15h30 e as 23h00, será possível apreciar as mais diversas iguarias confecionadas a partir do figo, amêndoa, alfarroba e outros frutos da região. Doçaria, licores, produtos alimentares e artesanato podem ser adquiridos pelos visitantes, que têm ainda a oportunidade de contemplar uma exposição de objetos agrícolas antigos, utilizados na lavoura. Animação musical também não vai faltar nesta edição do certame, com diversos artistas regionais a subirem ao palco. No sábado, será o grupo “Insígnia” a abrir a noite, seguido do espetáculo com “Bel” e baile com Nuno Balbino. No domingo, o serão tem início com a atuação do Rancho Folclórico dos Amigos de Ferreiras e da Banda Filarmónica de Paderne. A encerrar o evento, Filipe Conde brindará os presentes com o habitual baile. A Mostra de Frutos Secos é uma organização da Junta de Freguesia de Paderne, com o apoio da autarquia.

A ACTA estreia o espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal”

A ACTA estreia o espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” no próximo dia 01 de Outubro, às 21h30 no Teatro Lethes em Faro. O espectáculo estará ainda no Teatro Lethes nos dias 02 às 16h00 e 05, 06, 07 e 08 de Outubro às 21h30. A tragédia de D. Pedro I e D. Inês de Castro está entre os temas mais abordados pelas artes e literaturas de todo o Mundo. Parece que é mesmo o terceiro tema mais abordado – depois de Jesus Cristo, que é o primeiro, e de Napoleão, que é o segundo.
A ACTA aborda de novo este tema numa tripla perspectiva de novidade: primeira, a narrativa não segue a cronologia histórica dos acontecimentos – a nossa história começa já Pedro e Inês estão nos túmulos; segunda, a história será contada apenas com recurso à imagem e à música – portanto, sem recurso à palavra dita; terceira, para dirigir este espectáculo convidámos um dos mais proeminentes encenadores europeus, especialista neste género de realização teatral, o polaco Leszek Mądzik.
Mądzik pratica um teatro sem palavras. A razão é a sua profunda convicção de que existem esferas da realidade humana que não sucumbem à palavra falada. No seu teatro "cósmico", ele reabilita arquétipos enterrados, dando aos espectadores uma oportunidade renovada para uma percepção pré-racional do mundo. O frágil universo onírico dos seus espectáculos é criado com as sombras e os movimentos de forma elaborada, subjugada ao ritmo marcado pela música. O espectador fica "sozinho na multidão", porque é separado, pela escuridão, dos outros espectadores, bem como do palco. Com a sua imaginação, vagueia através de outras dimensões da realidade apreendida pelo poder do Bem e do Mal. O espectáculo conta com a interpretação de Bruno Martins, Carlos Pereira, Glória Fernandes, Liza Veiga, Luís de A. Miranda, Luís Manhita, Tânia Silva e Zé Alegre; música de Zé Eduardo e execução plástica de Tó Quintas. Tem a duração de 60m, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de €10, com os descontos habituais. o espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” estará em digressão durante o mês de Outubro

Cristóvão Norte questiona Governo sobre Plano da Costa Vicentina

O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (doravante POPNSACV) foi aprovado em Conselho de Ministros realizado a 27 de Janeiro de 2011 e publicado em Diário da República por via da Resolução do Conselho de Ministros n.º 11 – B/2011, salienta o deputado PSD Cristóvão Notrte, através de nota de imprensa, que transcrevemos, onde coloca algumas questões ao Governo sobre o POPNSACV.
"O POPNSACV deveria constituir um instrumento regulamentar equilibrado, objectivo e claro, o que não se verifica, de molde a emergir como um sustentáculo estratégico que se compatibilize com os demais instrumentos de gestão territorial num todo coerente, algo que, não obstante os pareceres favoráveis, suscita sérias e fundadas dúvidas nos diversos agentes com intervenção no processo; O POPNSACV ora em vigor não satisfaz a sua finalidade primacial: assegurar o equilíbrio entre a protecção e salvaguarda dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento económico. Pelo contrário, não cuida da humanização do território e estriba-se numa lógica proibicionista que veda a prossecução de actividades económicas e, desse modo, depaupera a qualidade de vida das populações que nesse território encontram os meios para garantir a sua subsistência;
O processo tendente à aprovação do POPNSACV caracterizou-se pelo ostracismo a que foram votadas as populações e seus legítimos representantes que, em boa hora, deram publicamente conta do seu repúdio pela forma prepotente e impositiva como o anterior Governo conduziu a questão. A título meramente exemplificativo, não foram respondidas as 400 questões que dimanaram da discussão pública nem foi publicado o relatório prévio de ponderação de resultados. Tais factos, não esgotando a matéria jurídica em causa, salvo melhor opinião, podem dar azo a que seja intentada acção tendente a declarar a nulidade do plano por incumprimento de formalidades essenciais, intenção aliás já manifestada publicamente pelos Presidentes das Câmaras da área territorial em apreço. Face ao exposto e ao abrigo da alínea d)do artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e do artigo 229.º do Regimento da Assembleia da República solicita-se ao Governo que, por intermédio do Ministério do Ambiente, Agricultura, Mar e Ordenamento do Território, preste as seguintes informações:
1. É intenção do Governo promover a revisão do POPNSACV ora em vigor? 2. Se sim, quando tenciona despoletar esse procedimento e que projecção se pode estimar para a entrada em vigor do plano revisto? 3. Durante esse lapso de tempo, estaria o POPNSACV em vigor suspenso e substituído por um quadro de medidas preventivas? 4. Se não, ainda assim consideraria o Governo a introdução de ajustamentos pontuais que atenuassem os efeitos perversos do plano em vigor?", conclui o documento do deputado social democrata.

“Sara Gonçalves & Os Alma” - o fado no Auditório Municipal de Portimão

Os protagonistas do projecto “Sara Gonçalves & Os Alma” actuam no Auditório Municipal de Portimão a 24 de Setembro, às 22h00, apresentando o seu espectáculo “Com o Fado na Alma”. A algarvia Sara Gonçalves faz parte da nova geração de fadistas e tem-se distinguido por um estilo muito próprio de interpretar a chamada canção nacional, aliando tradicionalismo com melodias onde imperam novas emoções, nas quais os sons estão carregados de destino e de saudade.
A fadista é acompanhada por Carlos Amarelinho, Ricardo Carvalho, Laurentiu Zapciroiu, Rui Martins e Diogo Carvalho, os elementos que compõem este projecto, todos eles dotados de sólida formação musical. Os bilhetes custam 8 euros, com 50 por cento de desconto para portadores do Passaporte Sénior e do Cartão Jovem, podendo ser adquiridos na bilheteira do Auditório Municipal de Portimão no próprio dia do espectáculo, entre as 14h00 e as 22h00.

FARO ACTIVO

A Câmara Municipal de Faro promove nos dias 24 e 25 de Setembro o evento Faro Activo que se assume como uma Feira do Desporto e Juventude. Com organização do Município o evento conta com a parceria das entidades concelhias, associativas e empresariais e irá decorrer em vários locais, embora tenha como palco central o Parque de Lazer das Figuras (local que está a ser requalificado para a prática desportiva e lazer pela autarquia em conjunto com parceiros empresariais).
Com esta iniciativa pretende-se proporcionar momentos de convívio familiar, dar a conhecer o tecido associativo e empresarial desportivo, juvenil e social do concelho e fomentar um espírito comum no que diz respeito ao desporto, à sustentabilidade, à saúde, à acção social e à dinâmica juvenil. As actividades que constam no programa inserem-se nas áreas desportiva e social e concentram-se, sobretudo no parque de Lazer das Figuras e no Centro Náutico da Praia de Faro, local onde irá decorrer a 4.ª Mostra Náutica, também inserida no programa. É de salientar que também o Estádio Algarve vai receber actividades com a realização do Torneio de Futebol Infantil e o Skate Parque de Faro recebe a 3.ª Etapa do Campeonato Nacional de Skate. Na área social o destaque vai para o III Mercadinho Social cujo tema escolhido é a saúde. Neste âmbito vão realizar-se palestras, espectáculos de dança e uma sessão comemorativa do Ano Internacional do Voluntariado.

Estoi: O livro A Cultura em Conferência

A Cultura em Conferência apresentado amanhã em Estoi. O livro A Cultura em Conferência, uma publicação da Universidade do Algarve e da Direcção Regional de Cultura, vai ser apresentado pelo Reitor da UAlg, às 18h00 de amanhã, dia 23, no Palácio de Estoi, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. A sessão conta ainda com as presenças da Directora Regional de Cultura do Algarve, Dália Paulo, da Directora das Pousadas do Algarve, Isabel Guerreiro, e da Directora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg, Mirian Tavares, em representação da comissão organizadora.
De salientar que o ciclo A Cultura em Conferência decorreu de Outubro de 2010 a Janeiro de 2011. A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, a convite da Direcção Regional de Cultura do Algarve, idealizou as temáticas a tratar e os respectivos convidados, possibilitando uma abordagem transversal da cultura na região, de acordo com os seguintes temas: 1 - Gestão Cultural / Políticas Culturais (Faro) 2 – Cidades criativas / Indústrias Criativas: Mito ou Realidade? (Tavira) 3 – Produção Cultural / Relações com os Media / Público (Querença) 4 – Património, Cultura e Turismo (Portimão) 5 – Associativismo e Cultura (Lagos) 6 – A cultura Regional: Arte, Mesa, Tradições e Memória (Paderne) O livro que vai ser apresentado é o resultado deste ciclo de conferências e reúne os textos dos investigadores convidados, tornando-se o primeiro documento produzido no âmbito do Plano Estratégico de Cultura para o Algarve.

Chef Manuel Pires reinventa sabores tradicionais na Demonstração Gastronómica de São Brás de Alportel

“Setembro, mês da Uva” revela novos sabores intemporais pela mão do Chef Manuel Brazão Pires, em mais uma Demonstração Gastronómica no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, na manhã do próximo sábado, dia 24. Formado em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria do Algarve, há apenas 4 anos, Manuel Brazão Pires, já marcou presença em diversos espaços de prestígio e participou em importantes concursos gastronómicos.
Para este jovem de apenas 25 anos, a “cozinha é um universo” que o seduz cada vez mas, gosta, em particular, da Cozinha Portuguesa, ”uma cozinha muito completa, cheia de aromas, cores, essências e sabores” e rende-se ao irresistível desafio de “remexer no receituário e dar-lhe um toque contemporâneo, preservando sempre a qualidade e tradições”. Em mês de vindimas, Manuel Pires propõe uma saborosa ementa, composto por 4 pratos originais que aliam a saúde, a qualidade e o requinte, bem acompanhados por vinhos do Algarve! A Demonstração Gastronómica terá início com a Sopa “Nos feijões quentes e brancos, escalda-se um coelho”, seguindo-se a Entrada de “Camarão bronzeado à sombra de uma laranjeira, num pôr de sol algarvio”, o “Carapau “xeremgado”, aconchega-se numa chemela refrescante”, por Prato Principal e, para fechar a Sobremesa de “Numa manhã amendoada, enxerta-se uma figueira e alfarrobeira…” A tradição bem algarvia, presente na tipicidade dos nomes é salteada com a inovação e criatividade dos jovens chef’s são-brasenses que mês após mês invadem o Mercado Municipal de sabores e aromas irresistíveis.