domingo, 14 de fevereiro de 2010

Alcoutim: Clube Desportivo de Vaqueiros renasce com novo fôlego


Inactivo há oito anos, o Clube Desportivo de Vaqueiros está de volta e quer agitar esta freguesia, que é a mais extensa e a mais deprimida do concelho de Alcoutim, com cerca de 146km2 para 693 habitantes (população residente em 2001).
A nova direcção do Clube, presidida por Hugo Barradas, eleita em Janeiro de 2010, clama para que se reúnam esforços no sentido de devolver à freguesia de Vaqueiros o “dinamismo de tempos passados”.
A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, a semana passada, em reunião de câmara, um apoio de 6.000 euros, para impulsionar o renascimento deste Clube, que vai apostar na dinamização e divulgação da região, através de acções e actividades de foro social, cultural, desportivo, lúdico e recreativo. Em Vaqueiros urgia a necessidade de uma colectividade que promovesse o convívio e o diálogo da população isolada nas 33 povoações que constituem a freguesia.
Entre os vários objectivos que constam do plano de actividades para 2010, o Clube Desportivo, sedeado no Edifício Polivalente de Vaqueiros recentemente construído pela Câmara Municipal de Alcoutim, pretende reabrir o Núcleo Museológico de Vaqueiros “Vidas do Campo”, que actualmente só abre para visitas mediante marcação prévia, explorar os percursos pedestres existentes na freguesia, criar uma escola de formação de futebol 7 e conceber uma pista de auto e motocross. Proporcionar momentos de convívio e lazer e contacto com outros espaços, entidades e realidades são pilares daquele que quer ser o plano de actividades que recobra um clube já com vinte anos de existência.

PATINAGEM DE VELOCIDADE: YANN GUYADER BRILHA NA VIII EDIÇÃO DAS TERRAS DO INFANTE



Segunda Jornada marcada pela chuva que impediu a realização de algumas finais
Neste Domingo, 14 de Fevereiro, realizou-se a segunda jornada daquele que é um dos maiores Torneios de Patinagem de Velocidade da Europa – Torneio Internacional Terras do Infante – Algarve, que vai na sua oitava edição, com muita emoção mas com a presença indesejada da chuva.
Na parte da manhã a Escola Secundária Júlio Dantas em Lagos acolheu algumas das maiores vedetas internacionais desta modalidade, nas provas disputadas na variante de Pista. A manhã, e parte da tarde, em virtude do elevado número de atletas presentes, foi dedicada às séries de apuramento das provas de velocidade – 300m, para os mais jovens e 500m para os mais velhos, e das provas de fundo 5Km pontos. Poucas foram as surpresas e os mais credenciados obtiveram os passaportes ara as finais, mas com muita emoção e adrenalina devido ao grande empenho dos atletas.
Após o almoço deveriam realizar-se as finais de todas as provas, mas a chuva colocou em risco a integridade física dos participantes e a organização decidiu anular as finais e atribuir o mesmo número de pontos para todos quantos foram à final. No entanto as provas de fundo foram disputadas, pois a organização do evento e os juízes consideraram que havia condições para tal.
Na velocidade os cinco finalistas em seniores masculinos seriam: Yann Guyader - FRA, Patxi Peula – ESP; Fernando Mejia – Esp.; Jore Vandenberg – BEL e Markus Horsten – HOL. No lado feminino – Cinzia Ponzetti – ITA, Mélissa Chouleysko – FRA; Jessica Gaudesaboos – BEL; Jessica Rodriguez – ESP; Elisa Salvadego – ITA, foram as que conseguiram ascender às finais.
Nas únicas provas que tiveram finais, os 10Km Pontos – Absolutos (Cadetes, Juniores e Seniores), onde estiveram os 30 atletas apurados nas séries disputadas, como viria a acontecer com as finais, debaixo de chuva, foi difícil e duro atingir a final perante as condições que se apresentaram às 65 atletas femininas e à centena de atletas masculinos.
Nas finais provas muito emocionantes e vivas, mesmo com chuva as mulheres a fazerem uma prova com grandes ritmos. Uma fuga a meio da prova viria a ditar as duas primeiras posições, para a francesa Mélissa Chouleysko e para a belga Jessica Gaudesaboos que assim retiraram a possibilidade à italiana Cinzia Ponzetti de imitar a vitória da véspera.


Nos Absolutos masculinos o francês Yann Guyader e o neozelandês Scott Aldrige não deixaram por mão alheias a sua fama, de ex-campeões do mundo e atletas profissionais, abandonando o pelotão no início da prova e ganhando quase duas voltas aos patinadores que ainda se conseguiram manter-se em prova. Um ritmo impressionante, de princípio ao fim, conseguindo rodar por vezes perto dos 40Km/h, em Pista e com chuva, piso molhado e escorregadio… impressionante. O terceiro foi Inigo Vidondo, de Espanha, com um sprint vigoroso bateu o português, do Roller Lagos – Gonçalo Marreiros.

Partida Absolutos fem. Yann Guyader e Scott Aldrige dominam 10Km pontos

Amanhã, segunda-feira 15 de Fevereiro, realizar-se-á a terceira e última jornada deste Torneio, com uma Meia Maratona a partir das 11h da manhã, com partida de Vila do Bispo e chegada a Sagres, 21,5km que os primeiros masculinos deverão fazer em pouco mais de meia hora.
Como se trata da última jornada vão ser decididas as classificações gerais individuais acumuladas, que contemplam as provas dos três dias e por isso com grande importância para este último dia, onde tudo pode mudar.
Em Seniores Masculinos o francês Guyader parece imbatível ganhou as provas até agora disputadas e pelo nível demonstrado nos 10Km pontos, deverá tentar fugir e ganhar a Meia Maratona e ajudar o seu colega de equipa Scott Aldrige a fazê-lo e a subir na classificação. A disputada pelos restantes lugares do pódio está ao rubro entre os espanhóis Patxi Peula e Vidondo, o português Gonçalo Marreiros e ainda o neozelandês, os italianos Lo Cogliano e Atzeni e o holandês Mark Horsten.
Em femininos com a prova dos 10Km tudo se complicou, aquilo que parecia ser uma caminhada vitoriosa de Cinzia Ponzetti – ITA, com a aproximação pontual da belga Gaudesabos e da francesa Chouleysko, entre as três será por certo repartido o pódio, se nada de anormal acontecer.
Nos escalões de Juniores tudo muito complicado em masculinos, pois alguns atletas não participaram nas provas de 10Km pontos e desceram a pique na classificação, por isso tudo por decidir amanhã, na Meia Maratona. Em femininos Nerea Nuno e Anapaola del Duca preparam-se para disputar a primeira posição e tudo muito indefinido para o terceiro posto, onde a portuguesa Elisabete Batalim ainda terá uma palavra a dizer.

Ciclismo: SAMUEL CALDEIRA EM TERCEIRO NA PROVA DE ABERTURA


Arrancou hoje o calendário nacional com a Prova de Abertura/Troféu Pingo Doce, que decorreu entre Quarteira e Faro, contabilizando 142.5 quilómetros.

Samuel Caldeira registou o terceiro lugar: “preparámos bem o sprint e a estrutura pretendida foi conseguida, no entanto, na chegada à meta fui encurralado e não consegui ter espaço para avançar mais rapidamente”, defendeu o ciclista.

Pelo meio, a animar a corrida, tiveram lugar um prémio de montanha, em que Alejandro Marque foi o segundo a passar, e duas metas volantes.

Segue-se agora a Volta ao Algarve, a partir do dia 17 (4ª feira) e até ao dia 21 (domingo). Na algarvia irão alinhar David Blanco, Alejandro Marque, Nelson Vitorino, Ricardo Mestre, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, Samuel Caldeira, e Tomas Metcalfe.

CARNAVAL DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO: ANGÉLICO CONTAGIOU TODOS OS PRESENTES COM A SUA ALEGRIA E ANIMAÇÃO






A Avenida de República, em Vila Real de Santo António, encheu-se de milhares de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de ver desfilar o Rei do Carnaval Angélico Vieira.
Angélico Vieira encantou com a sua simpática e dançou aos ritmos animados do Carnaval, contagiando todo os presentes. Nem o frio nem a ameaça de chuva afastaram os milhares de pessoas que se deslocaram à cidade pombalina para ver o desfile de Carnaval.
O Carnaval de Vila Real de Santo António teve como tema a 7ª Arte, no qual desfilaram oito carros alegóricos acompanhados por cerca de 500 foliões.
Terça-feira a autarquia promete mais animação em Monte Gordo, pelas 15h00, na zona marginal, novamente com o Rei do Carnaval, Angélico Vieira.

5º GP de Marcha Atlética de Pechão e 5º Jovem-Mil (1000mt de Corrida) Foi um Sucesso





Decorreu no passado Sábado, dia 13 de Fevereiro, a 5ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão e o Jovem-Mil (1000mt de Corrida), organizado pelo Clube Oriental de Pechão, simultaneamente disputou-se o Campeonato Regional de Marcha (Estrada) da Assoc. Atletismo do Algarve.
Ana Cabecinha (CO Pechão) e Dionísio Ventura (FAMA – Ferreira do Alentejo) foram os vencedores das principais provas de marcha, participaram em todas as provas 75 atletas de 17 Clubes, entre os quais o SAL Lugano - Suíça e o Clube de Atletismo de Badajoz – Espanha.
Dionísio Ventura gastou 22.11 para percorrer os 5Km da sua prova, menos 1 segundo que Jorge Costa (CDCR CTT Faro) 2º classificado, na 3ª posição ficou Rui Correia (CO Pechão) com 22.53; o 4º classificado foi o 2º Veterano, Leonardo Toro (CA Badajoz) com 22.54; em 5º Fábio Ramos (Casa Benfica de Faro) com 24.30 é o novo Campeão Regional Sub-23.
Na prova feminina (5km) a vencedora foi a atleta Olímpica do Clube Oriental de Pechão, Ana Cabecinha que fez melhor tempo que os atletas masculinos, com 22.03 ficou bem á frente das internacionais Suíças, Laura Polli (24.37) e Marie Polli (25.06) 2ª e 3ª respectivamente, a 4ª atleta a cortar a meta foi Anabela Moreira (CD Quarteira) 29.41 em 5ª classificou-se Natacha Casanova (Praia da Falésia) com 30.25 é assim a nova Campeão Regional de Juvenis.
O CD de Quarteira (5 títulos), o CO Pechão (4 títulos), a Academia Praia da Falésia (3 títulos) e a ADC de Tunes (2 títulos), dominaram os vários títulos Regionais individuais e colectivos, ocupando assim as quatro primeiras posições da classificação geral por equipas do GP de Marcha Atlética de Pechão, com excepção dos Iniciados com Breno Real (Praia da Falésia) e nos Seniores Jorge Costa (CDCR CTT Faro) todos os vencedores foram também Campeões Regionais.
Na 5ª Edição do Jovem-Mil (1000 mt. de Corrida) o domínio foi total por parte da equipa da casa, o Clube Oriental de Pechão conquistou 4 vitórias individuais e venceu colectivamente, participaram em todas as provas 145 atletas de 15 Clubes, no escalão de Juvenis foram vencedores os atletas Flávio Oliveira (CD da Nave) e Tânia Chagas (CO Pechão).
As provas contaram com o apoio das seguintes entidades: Município de Olhão, Juntas de Freguesia do Concelho de Olhão (Pechão, Quelfes e Olhão), Bombeiros Municipais de Olhão, Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo do Algarve, e dos patrocinadores: Caixa Agrícola, Lusitania Seguros e ainda do comércio local.

Vencedores no 5º Jovem-Mil (1000 mt. de Corrida):

Individuais Classificação Geral Equipas:
Benjamins A Femininos: Juliana Guerreiro (NS Faro) 1ª CO Pechão 76 Pontos
Benjamins A Masculinos: Diogo Portugal (Santaluziense) 2ª N Sportinguista Faro 52 Pontos
Benjamins B Femininos: Catarina Cunha (CO Pechão) 3.49 3ª Clube Rec. Luzense 28 Pontos
Benjamins B Masculinos: Bernardo Guita (CO Pechão) 3.41 4ª SC Lagoense 26 Pontos
Infantis Femininos: Aurora Prata (SC Lagoense) 3.33 5ª Assoc Caboverdiana 18 Pontos
Infantis Masculinos: André Eugénio (CO Pechão) 3.23
Iniciados Femininos: Isabel Lacatús (CA Olhão) 3.28
Iniciados Masculinos: João Pereira (N Sportinguista Faro) 2.56
Juvenis Femininos: Tânia Chagas (CO Pechão) 3.31
Juvenis Masculinos: Flávio Oliveira (CD Nave) 2.52
Juniores Femininos (EXTRA): Carla Mestre (JD Fontainhas) 3.29
Juniores Masculinos (EXTRA): Tiago Silva (SL Benfica) 2.49
Vencedores no 5º Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão e Simultaneamente Campeões da AA Algarve:

Individuais:
Benjamins Femininos - 1Km: Daniela Chagas (CO Pechão) 6.09
Equipa: ADEC Tunes 19 Pontos
Benjamins Masculinos - 2Km: Nuno Barros (CD Quarteira) 12.00
Equipa: CD Quarteira 7 Pontos
Infantis Femininos - 2Km: Carolina Costa (CO Pechão) 12.37
Equipa: CO Pechão 11 Pontos
Infantis Masculinos - 3Km: Artur Domingos (CD Quarteira) 17.51
Equipa: Não pontuadas
Iniciados Femininos - 3Km: Catarina Marques (CD Quarteira) 17.16
Equipa: CD Quarteira 10 Pontos
Iniciados Masculinos - 4Km: Carlos Santos (ADEC Tunes) 24.22
Breno Real (Praia da Falésia) 28.58 (Campeão Regional)
Equipa: Não pontuadas
Juvenis Femininos - 5Km: Natacha Casanova (ADC Praia da Falésia) 30.25
Juvenis Masculinos - 5Km: Fábio Conceição (Assoc Onda Sólida) 25.28
Juniores Femininos - 5Km: Olívia Mealha (ADEC Tunes) 32.35
Juniores Masculinos - 5Km: Hélio Valente (Assoc Onda Sólida) 32.52
Seniores Femininos - 5Km: Ana Cabecinha (CO Pechão) 22.03
Seniores Masculinos - 5Km: Dionisio Ventura (FAMA) 22.11
Jorge Costa (CTT) 22.12 (Campeão

Regional)Geral Equipas:

1ª CD Quarteira 50 Pontos
2ª CO Pechão 36 Pontos
3ª ADC Praia da Falésia 36 Pontos
4ª ADEC Tunes 30 Pontos
5ª Casa Benfica Faro 14 Pontos

Concelho de Albufeira recebeu 13º Torneio de Karate







Mais de 110 atletas reuniram-se no passado Sábado, 13 de Fevereiro, no Pavilhão Desportivo de Paderne para disputarem o 13º Torneio de Karate Municipio de Albufeira, prova organizada pelo Karate Clube de Albufeira
Esta prova contou com a presença de vários clubes algarvios, que viram neste torneio uma excelente oportunidade para os seus atletas manterem o ritmo competitivo para as próximas provas do calendário desportivo.
Em prova estiveram 110 atletas a disputar 20 categorias distribuídas por vários escalões etários, entre os 6 e os 25 anos.
O nível competitivo foi elevado e permitiu a atletas e treinadores afinarem estratégias e corrigirem lacunas, para os atletas que irão disputar dentro de alguns meses os campeonatos regionais federativos que se avizinham.
Os clubes participantes foram o Karate Clube de Loulé, o Quarteirense, o Clube Karate de Lagos, o Armacenense, a Escola de Karate do Algoz, a Escola Karate de Almancil, a Escola Karate de Salir, o Karate Clube Albufeira, o KCA- Paderne e o Clube Jujitsu e Modalidades Associadas de V. R. Stº António.
O 13º Torneio de Karate Municipio de Albufeira contou com os apoios da Câmara Municipal de Albufeira e da União Shitoryu Portugal a quem o Karate Clube de Albufeira agradece o excelente apoio prestado à organização.
A Câmara Municipal de Albufeira fez-se representar pelo Sr. Vereador Eng.º Carlos Quintino, que participou na entrega de prémios aos atletas, a União Shitoryu Portugal fez-se representar pelo seu presidente o Sr. Brian Gregson.
O Karate Clube de Albufeira agradece também aos colaboradores que se disponibilizaram para participar na organização do Torneio, e que graças à sua ajuda foi possível realizar o 13º Torneio de Karate Municipio de Albufeira, que foi um sucesso em todos os aspectos.
Daniel M Coelho

Loulé: Projecto “Rosa dos Ventos – O Algarve na Mira do Futuro”



PROTOCOLO ENTRE CÂMARA DE LOULÉ E ANJE PROPORCIONA ESTÁGIO NA GRÉCIA E ITÀLIA A JOVENS DO CONCELHO

Três jovens recém-licenciados oriundos do Concelho de Loulé vão realizar um estágio profissional na Grécia e em Itália, ao abrigo de um protocolo celebrado ontem entre a Câmara Municipal de Loulé e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.
Esta iniciativa surge no âmbito do projecto “Rosa dos Ventos – O Algarve na Mira do Futuro” da ANJE, ao qual o Município de Loulé se associa com a atribuição de um subsídio de 4.500,00€, que irá apoiar a estadia dos jovens que foram escolhidos, entre os 17 candidatos iniciais.
Este é um projecto co-financiado pelo programa Aprendizagem ao Longo da Vida 2007-2013 – Leonardo Da Vinci e que contempla bolsas de mobilidade para a realização de estágio para jovens residentes nos municípios do Algarve.
Tendo por fim colocar o Algarve na mira do futuro da Europa, melhorando as capacidades profissionais dos jovens algarvios, contribuindo e facilitando a sua inserção no mercado de trabalho, fomentando a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação e da capacitação dos participantes numa língua estrangeira, um dos pontos fulcrais do “Rosa dos Ventos – O Algarve na Mira do Futuro” é permitir que os jovens algarvios continuem a sua formação e coloquem em prática os conhecimentos que têm noutro país da União Europeia, envolvendo parceiros da Áustria, Grécia, Itália e Espanha.
O referido projecto é um projecto multiprofissional destinado a diplomados nas áreas da Hotelaria, Novas Tecnologias e Ambiente-Mar, residentes no Algarve, entre os 20 e os 35 anos, que estão em procura activa de emprego, visando a progressão da experiência profissional, das competências linguísticas, do espírito empresarial e das perspectivas de mobilidade transnacional. Neste caso, os contemplados são detentores de licenciaturas em Ciências da Educação e Formação, Engenharia do Ambiente e Turismo.
Esta iniciativa estender-se-á durante 3 meses, sendo que 4 semanas destinam-se à aprendizagem da língua e 8 semanas ao estágio propriamente dito. No final terão um diploma de Certificação e Avaliação pela entidade de acolhimento (local de estágio).
Embaixadores da região
O responsável da associação, Paulo Bernardo, realçou o apoio dado a este projecto por parte da edilidade louletana, sobretudo do seu vice-presidente, José Graça, e vereador, Aníbal Moreno. “São pessoas que têm uma grande responsabilidade e usam-na para desenvolver o Concelho que representam, e aqui patrocinando este projecto que tantos municípios deixaram passar ao lado”, disse.
O presidente da ANJE falou ainda da importância de Loulé enquanto pólo empresarial: “Pela dimensão e pela importância que tem na região do Algarve, tem todas as condições para ser um futuro centro de desenvolvimento empresarial e de atrair mais riqueza da que já tem”, afirmou. E nesse contexto empresarial, acrescentou serem necessárias “mais empresas na região para ultrapassar o cinzentismo que se vive nestes últimos anos, de crise mundial e também nacional e regional, até porque temos condições excelentes, mão-de-obra qualificada e um excelente clima”.
Por último, Paulo Bernardo frisou também a responsabilidade destes jovens que irão realizar o estágio enquanto “embaixadores de uma região”.
Esta é também a opinião de José Graça, vice-presidente da Autarquia, que considerou que “este pequeno contributo de 4.500,00€ é um investimento não só na função de embaixadores do Algarve e do Concelho de Loulé além-fronteiras” mas também uma aposta na formação de futuros quadros. “Esta poderá ser uma ferramenta importante tendo em vista o mercado de emprego e as suas exigências, na preparação dos nossos futuros quadros”, explicou.
Este responsável municipal falou ainda na política em termos de apoio a bolsas de estudo. Assim, no âmbito de um protocolo de cooperação com mais de uma década, a Autarquia financia a Fundação António Aleixo com cerca de 100 mil euros anuais, destinados a premiar os melhores alunos do Concelho mas também a atribuir bolsas aos estudantes oriundos de famílias com menos recursos financeiros, dos vários níveis de ensino.
Por outro lado, é assegurada uma bolsa a três alunos oriundos dos PALOPS que estudam no INUAF para apoio aos seus estudos universitários nesta instituição.
“Temos vindo a apostar na formação de jovens. Para nós o dinheiro na Educação é sempre um investimento e não é um gasto”, concluiu José Graça.

Teatro: "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo "




O VATe - Serviço Educativo apresenta o espectáculo "D. Quixote e Sancho Pança Atravessam o Universo " no concelho de Lagoa, nas seguintes datas e nas seguintes escolas:
18 de Fevereiro, às 10h00 e às 14h30 na Escola EB1 Ferragudo;
19 de Fevereiro, às 10h00 e às 14h30 na Escola EB1 Parchal;
Trata-se de uma adaptação das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança adaptadas por Deodato Inácio à linguagem infantil, num espectáculo de manipulação de bonecos.
Como muitos criadores de génio, Cervantes escreveu para se divertir. Os pensadores e os eruditos criaram depois o Quixotismo que tem atravessado as épocas, as culturas, os continentes. Atravessará o universo? Decerto que sim. O universo onde a vida visível esteja de acordo com o entendimento do homem. No universo da vida invisível, não se sabe; no estado actual da ciência ainda não se sabe.
A dupla, D. Quixote e Sancho Pança, vai e vem ao sabor dos combates, desafiando as cada vez mais sofisticadas armas do Mal com outras ainda mais sofisticadas: um raio que sai da mente e do coração.
O texto, a encenação e a construção dos bonecos ficou a cargo de Deodato Inácio, a interpretação é de Carla Dias e Jeannine Trévidic e a operação de luz e som de Luisa Gonçalves.
O espectáculo tem a duração de 30 minutos, e é seguido do atelier “Vamos brincar ao Teatro – Os Cavaleiros Andantes”. A partir das personagens do espectáculo “D. Quixote e Sancho Pança atravessam o Universo” são construídas com os alunos marionetas de vara e criadas novas histórias.

UALG: Curso sobre segurança contra incêndios em edifícios no ISE



Entre 22 e 24 de Fevereiro vai realizar-se na UAlg uma formação sobre o novo regime jurídico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE). O curso vai decorrer entre as 09h30 e as 18h00 nas instalações do Instituto Superior de Engenharia (ISE), localizadas no Campus da Penha da UAlg, em Faro.
O objectivo desta formação é o de analisar o novo regime jurídico de segurança contra incêndios em edifícios: será focado o decreto-lei 220/2008, publicado em 11 de Novembro de 2008 e em vigor desde 1 de Janeiro de 2009, bem como as respectivas portarias conexas, nomeadamente a portaria 1532/2008, de 29 de Dezembro, que estabelece o Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios.
A acção de formação sobre SCIE, destinada a engenheiros, arquitectos, promotores e gestores de empreendimentos com interesse nesta área, terá como formadores o arquitecto Paulo Ramos – actualmente a fazer doutoramento na Universidade de Coimbra em tema ligado à segurança contra riscos de incêndios – e o arquitecto Pedro Silvano, autor do livro «Regulamento de Segurança em Tabelas».
Ficha de inscrição e outras informações disponíveis em:
http://ise.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=552&Itemid=384&lang=pt