quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Olhão: Exposição mostra dificuldades da pesca do bacalhau




Vário familiares e pescadores de então não faltaram à inauguração Francisco Leal aproveitou para experimentar o painel interactivo e descobrir as rotas da pesca do bacalhau

O edil olhanense à conversa com o velho lobo do mar da pesca do bacalhau, Manuel de Sousa. Tantas histórias....uma autêntica biblioteca viva.


O presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, inaugurou, na segunda-feira à noite, 16 de Novembro, a exposição «Frota de Paz nos Mares em Guerra», que pode ser vista até 31 de Janeiro de 2010 no Museu da Cidade de Olhão.
Trata-se de uma exposição do Município de Ílhavo/Museu Marítimo de Ílhavo, que assinala o Dia do Mar, que ontem se comemorou e que conta a vivência dos homens do mar que andavam meses a fio embarcados à pesca de bacalhau, no perigoso mar do Atlântico Noroeste e em plena 2ª Guerra Mundial. Passavam precisamente pela rota da guerra submarina e no mesmo mar por onde navegavam os comboios de reabastecimento das forças aliadas.
Apenas dois navios bacalhoeiros portugueses foram torpedeados por submarinos – o ‘Maria da Glória’, de que podemos ver uma réplica na exposição, e o ‘Delães’. Nesta exposição, onde não falta um mapa interactivo que permite perceber as rotas feitas pelas embarcações e muitos recortes de jornais da época, podemos também descobrir os depoimentos de sobreviventes destes tempos difíceis, alguns deles pescadores do concelho de Olhão (Fuseta) que sobreviveram às tormentas.
Manuel Martins de Sousa, que recordou os tempos difíceis dessa vida no mar, ainda hoje reside na Fuseta e fez questão de contar algumas das experiências por que passou durante as 13 viagens que fez. Falou do medo, sempre presente nesses meses no mar, dos temporais, do nevoeiro que provocou a morte de alguns, perdidos no mar: “Na Terra Nova chegou a haver 12 dias seguidos de nevoeiro”, recorda. “Íamos para a pesca do bacalhau para darmos melhores condições de vida à família”, explicou o herói do mar, como lhe chamou o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, para quem “esta história recente é motivo de orgulho, feita de muitos esforços e sacrifícios”.
“A pesca do bacalhau era o sustento para muitas famílias deste País e desta terra. A Câmara Municipal de Olhão não deixará nunca de aproveitar estas ocasiões para assinalar o esforço destes homens”, garantiu o autarca. “Lembro-me de ver os pescadores da Fuseta irem à Capela despedirem-se de Nossa Senhora do Livramento. Tinham uma grande devoção. E depois, quando voltavam, iam agradecer o facto de terem regressado com saúde. São momentos importantes e a história de Olhão, do nosso concelho, também é feita destes actos heróicos. Praticamente durante seis meses estes pescadores viviam a bordo de um barco, o que obrigava a um esforço extraordinário”, enalteceu Francisco Leal, perante as muitas dezenas de pessoas que quiseram conhecer uma parte importante da história nacional e local.

Tavira: Filme “Bartolomeu Cid dos Santos – Por Terras Devastadas” premiado em Festival


O filme “Bartolomeu Cid dos Santos – Por Terras Devastadas”, do realizador Jorge Silva Melo, conquistou o prémio de Melhor Filme Português na competição de Filmes sobre Arte do Festival Temps d´Images, que teve lugar em Lisboa.

“Bartolomeu Cid dos Santos – Por Terras Devastadas” é um filme produzido pela Midas Filmes com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e conta a história de Bartolomeu, gravador e pintor, um dos grandes artistas do século XX, com depoimentos de Paula Rego, João Cutileiro, Valter Vinagre, entre outros.

Este artista plástico criou as primeiras metáforas contra o Colonialismo Português e insurgiu-se contra a Nova Ordem Mundial. Um retrato de um homem que, aos 14 anos, no Chrysler do seu avô, foi de Lisboa a Paris em 1946, e viu desfilar a terra devastada depois da II Guerra Mundial. E é por terras devastadas, ruínas, labirintos, mares que ele, sempre menino e sempre marinheiro, procura.
Segundo o júri do concurso, este filme destaca-se, não só pela forma clara como são mostrados os vários percursos do artista, mas também pelo fácil entendimento do artista em relação às suas obras, explicado por aspectos da sua vida privada e da sua colecção.

Bartolomeu Cid dos Santos, que nasceu em Lisboa em 1931 e morreu em Londres em 2008, viveu entre Lisboa e Londres, mas também em Sintra, Lahore, Bagdad, Macau e Tavira, cidade escolhida para albergar o seu vasto espólio artístico.

Na Slade School de Londres, estudou gravura e veio a tornar-se um dos seus mais reputados professores. Mas no final do século XX, reformado e regressado a Portugal, retomou a pintura, construiu caixas, refez gravuras, fez esculturas.

Olhão: Marcha-passeio na Ecovia da Fuseta




No próximo domingo, dia 22 de Novembro, o concelho de Olhão acolhe mais uma marcha-passeio, com saída às 10h00 junto ao Polidesportivo da Fuseta e cujo circuito contempla a Ecovia no troço entre a Fuseta e Bias.

Integrada no projecto de Marcha/Corrida – Algarve do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), esta marcha, que se realizará numa bonita zona do Algarve, deverá atrair mais de 800 marchantes oriundos de todo o Algarve.

Organizada pelo Núcleo da Cruz Vermelha da Fuseta, esta iniciativa conta com os apoios da Junta de Freguesia da Fuseta e da Câmara Municipal de Olhão.

Alcoutim: “Viagem a Portugal” em fotografia na Casa dos Condes






A Casa dos Condes, Biblioteca Municipal de Alcoutim, recebe até ao próximo dia 30 de Novembro a exposição de fotografia “Viagem a Portugal”, de Bruno Veríssimo.
Bruno Veríssimo, 34 anos, é assistente de imagem em filmes publicitários e já conta com alguma prática na área da Fotografia, sendo esta a sua segunda exposição, apresentada já na Casa-Museu Manuel Ribeiro de Pavia, concelho de Mora.
“Viagem a Portugal” traduz-se num esboço das viagens de Bruno pelo nosso país, uma perspectiva que deseja partilhar.

ATRELAGEM EM CRESCIMENTO NO ALGARVE



Nos dias 13 e 14 de Novembro de 2009 realizou-se o Campeonato Nacional de Derby's de Atrelagem, no qual se consagram Campeões Nacionais vários concorrentes nas classes de Póneis, 1 Cavalo e 2 Cavalos.
O Campeonato teve lugar na Feira Nacional do Cavalo, na Golegã. Pela primeira vez o Algarve esteve representado por 7 concorrentes, não tendo os mesmos sido muito felizes nas classificações obtidas em relação aos concorrentes da Zona Norte.
Tão grande diferença deve-se ao facto de na Zona Norte se realizarem mais provas levando a que os concorrentes estejam mais preparados para a competição.
No Algarve a atrelagem de competição é bastante recente e só no presente ano teve uma evolução satisfatória a nível competitivo graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Clube de Atrelagem do Algarve, o qual foi fundado no dia 26 de Maio de 2006.
Um dos grandes responsáveis pela divulgação desta modalidade tem sido o Jorge Sousa, Presidente do Clube de Atrelagem do Algarve e que foi Campeão Nacional por três vezes.
De salientar também que pela primeira vez esteve presente um Juíz de Atrelagem do Algarve, o José Branco, que apesar de ser Juíz de atrelagem apenas há 2 anos, foi convocado para julgar as provas do Campeonato Nacional e foi o Juíz de Derby's de atrelagem que mais provas julgou no ano 2009, mostrando assim que a Atrealgem do Algarve já mexe a nível nacional.

V.R.S.António: Pista de gelo e outras atracções


O programa de animação de Natal em Vila Real de Santo António vai contar este ano com uma pista de gelo natural para patinagem, entre muitas outras atracções.
A partir de 27 de Novembro, o centro da cidade terá, diariamente, um programa diversificado de animação, que se inicia com a inauguração da iluminação natalícia e da árvore de natal gigante e a chegada do Pai Natal à Praça Marquês de Pombal, às 18h30.
Será na Praça Marquês de Pombal que, a partir de 27 de Novembro, para além da àrvore de natal gigante e da Tenda do Pai Natal, ficará instalada a pista de gelo e também a feira natalícia. Aí estarão também insufláveis, carrossel e o comboio infantil, que percorrerá várias artérias do centro urbano.
Em vários pontos do centro da cidade haverá música e magia de rua , enquanto na tenda do Pai Natal ocorrerão diversas actividades destinadas ao público infantil.
Karaoke e neve artificial são outras atracções e, no Centro Cultural António Aleixo, (a partir de 6 de Dezembro) estará o presépio gigante, que ano passado recebeu a visita de mais de 50 mil pessoas.
O centro urbano de Vila Real de Santo António promete ser o centro das atenções da animação natalícia, cuja organização é da Associação de Desenvolvimento da Baixa de Vila Real de Santo António e do município local.

Albufeira: NOVO DESABAMENTO EM ARRIBA




"No curto espaço de 3 meses vários têm sido os episódios de desabamentos em arribas, um deles, infelizmente, com consequências trágicas. Agora desabou a arriba situada na entrada para o Porto de Abrigo e para a Marina. Por sorte, nenhum carro ia a passar na altura. Este desabamento gera também instabilidade na estrada que passa por cima da mesma, sobretudo se entretanto as chuvas fizerem a sua aparição. Por outro lado, na parte virada ao mar, a mesma arriba apresenta também fissuras que, em qualquer momento, pode conduzir a novo derrube", afirma o PCP/Albufeira em comunicado enviado às redacções.


"Torna-se absolutamente urgente uma intervenção que previna qualquer acidente de outra dimensão.
Para o PCP, esta sucessão de desabamentos não podem ser remetidos para explicações simplistas e de uma qualquer mera e infeliz coincidência. Esta sucessão de acontecimentos devia conduzir os responsáveis – câmara municipal, área do ambiente e outros, a reflectir sobre aquilo que têm andado a fazer em Albufeira, como têm permitido o volume de construção que se verifica e onde se verifica. Pela amostra da atitude assumida face a outras matérias, não temos esperança que esse vá ser o caminho.
A nossa esperança reside na população de Albufeira. Reside em todos aqueles que não se conformam. Reside na juventude sensível às causas ambientais. Reside em todos os que sabem reconhecer onde está a razão", conclui o comunicado dos comunistas albufeirenses.

FARENSE VOLTA A JOGAR NO SÃO LUÍS


A MÍSTICA ESTÁ DE VOLTA





A Direcção do Sporting Clube Farense já solicitou à FPF a autorização necessária para que os próximos jogos do Campeonato Nacional da III Divisão, em que o Farense actue na condição de visitado, sejam realizados no Estádio de S. Luís.

Entretanto, foram cedidos, a título de empréstimo, ao Imortal de Albufeira os atletas Wilson, Oliveira e Vicente.

Autarquia de Alcoutim apoia educação pré-escolar itinerante




A Câmara Municipal de Alcoutim atribuiu 3.250€ à Escola Básica Integrada de Alcoutim, no sentido de fazer face às despesas inerentes à educação pré-escolar itinerante.

Proporcionar a estas crianças igualdade de oportunidades, quer em termos de desenvolvimento, quer na sua integração social, é o principal objectivo da educação pré-escolar itinerante.

De referir o êxito desta iniciativa que tem encurtado as distâncias que separam os “montes” das sedes de freguesia e colmatado a inexistência de transportes, as principais razões que impossibilitam as crianças em idade pré-escolar de frequentar as estruturas de apoio sócio-educativo que já existem para a faixa etária.