sábado, 5 de junho de 2010

Crise: Presidente da República apela: "Portugueses devem fazer férias no seu país"



CAVACO SILVA NA INAUGURAÇÃO DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

O Presidente da República (P.R.) manifestou-se hoje preocupado com a "grave" situação económica de Portugal, e apelou aos portugueses para que façam férias "cá dentro", para ajudar a inverter e ultrapassar a difícil situação em que o país se encontra. "Neste tempo difícil que atravessamos, os portugueses devem fazer turismo no seu próprio país, pois é uma ajuda preciosa para ultrapassar a situação difícil em que o país se encontra. Se não estivesse preocupado com a situação geral do país, não teria feito um apelo forte e veemente para que os portugueses passem férias no seu próprio país", salientou Cavaco Silva, em Albufeira, na cerimónia de inauguração do pavilhão desportivo municipal, obra que o P.R. considerou como "magnífico pavilhão desportivo".

P.R. considera pavilhão de Albufeira: "MAGNÍFICO PAVILHÃO DESPORTIVO"

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugurou hoje o novo Pavilhão Desportivo de Albufeira, obra que completa a cidade desportiva da capital do turismo algarvio.
“Além das vertentes escolar e desportiva, permite que os mais idosos mantenham uma vida activa e valoriza as associações desportivas e culturais de Albufeira. Com imenso gosto decidi associar-me à inauguração deste magnífico pavilhão desportivo, a prova de que as autarquias estão atentas aos problemas das populações, criando condições para hábitos de vida mais saudáveis”,reconheceu o presidente da República.
Já para Desidério Silva, edil albufeirense, "esta é uma das obras há muito aguardadas pela população e que representa um dos mais fortes investimentos por parte da autarquia”.
Constituído por dois pisos, o Pavilhão Desportivo de Albufeira dispõe de uma área de aproximadamente 6000 metros quadrados e contempla um campo de jogos que permite a prática de todas as modalidades «indoor».
O pavilhão inclui ainda diversas salas multiusos, um ginásio equipado para atletas de alta competição e o futuro Centro de Avaliação e Recuperação Funcional de Atletas, onde os desportistas do concelho, de todas as idades, poderão monitorizar e tratar a sua condição física.
Com este pavilhão, reforça o presidente da autarquia, “fica completa a Cidade Desportiva de Albufeira”, que reúne também piscinas municipais, campos sintéticos, estádio municipal e pista de atletismo, parque radical e parque da Alfarrobeira.
“Nos últimos sete anos, foram gastos nestas obras um valor superior a 18 de milhões de euros”, destacou Desidério Silva, para quem o nóvel pavilhão municipal constitui “um equipamento estruturante que representa o novo paradigma de cidade, com desenvolvimento económico e social, mas que seja vivida pelas pessoas”, tanto mais que Desidério deixa a garantia: "Este pavilhão não vai ser um "elefante branco"".
A concluir, ciente que na capital do turismo algarvio as realidades sócio-culturais são agora diferentes, Desidério Silva remata: “Antes, em Albufeira, só se pensava no turismo. Agora, pensa-se nas pessoas”.

XIIª EDIÇÃO DO ROCK NA RIBEIRA


Flor de Sal em Pechão
A Junta de Freguesia de Pechão promove mais uma edição do Rock na Ribeira, já no próximo dia 9 de Junho, na zona desportiva, pelas 22h00.
Este é um festival de música moderna portuguesa que a Junta de Freguesia de Pechão promove há já doze anos, dedicando especial atenção às bandas do Algarve. O evento é já uma referência na região e tem vindo a afirmar-se no panorama da música moderna portuguesa; pelo seu palco passaram Vicious Five, Linda Martini, Nigga Poison, Toranja, Reacções Verbais, Camaleão Azul, Mindlock, Murangus, La Plante Mutante, entre outros.
Este ano, o festival conta com a presença de quatro bandas: Fora da Bóia, Dharma Project, Punk c’Mantega, e MACACOS DO CHINÊS.
O palco abre com Dharma Project, a banda vencedora da 2ª edição do concurso Abril Bandas Mil de Olhão. Surgiu em 2006, na Trafaria, Concelho de Almada com Cláudio Pinto e alguns amigos que decidem levar a cabo mais um sonho e nasce assim “From Inside Out ”, o primeiro original que inicia a caminhada Dharma Project. No ano seguinte, Cátia Amorim Crisóstomo junta-se a Cláudio Pinto e tornam-se os dois a base sólida do projecto.
Fora da Bóia, uma banda que nasceu no Verão de 2007 com a junção de seis amigos algarvios. Envoltos na magia do rock português e do pop, tentam transmitir aos ouvintes toda a energia interessante que os leva a subir ao palco. Assumem influências dos Ornatos Violeta, Toranja, Da Weasel, Expensive Soul, Charlie Brown Jr.
Punk c’Mantega é uma banda de Punk Rock cantado em Português, originária da cidade de Olhão. Nos quase dez anos de existência, os PunK c’Mantega tiveram o prazer de percorrer o país de norte a sul e partilhar os palcos com grandes bandas a nível nacional e internacional.
Macacos do Chinês, cabeça de cartaz desta edição do Rock na Ribeira, são uma banda rap formada em 2007. Já tocaram em grandes palcos, como Rock in Rio, juntamente com os Buraka Som Sistema.
Ate à data, lançaram um álbum: Ruídos Reais, em 2009, descrito como representativo da "bipolaridade de estilos musicais" do grupo da Amadora.
O Rock na Ribeira é uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Pechão, o Clube Oriental de Pechão e o Grupo Motard de Pechão, em parceria com o Município de Olhão e a Região de Turismo do Algarve, e o apoio da Necton - Companhia das Algas Marinhas.

Luís Gomes apresenta candidatura à Distrital do PSD Algarve



Sob o lema “Seguramente Algarve” Luís Gomes quer LUTAR "POR UMA REGIÃO MAIS FELIZ"


Luís Gomes, autarca eleito pelo Partido Social Democrata apresentou, ontem ao final da tarde, na capital Algarvia, a sua candidatura à presidência da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
O anúncio público da candidatura ocorreu num encontro com militantes do PSD Algarve, marcado pela presença de vários membros destacados do Partido, nomeadamente por autarcas que demonstraram o seu apoio às ideias defendidas por Luís Gomes para o Partido e o seu papel na defesa da região. Entre os quais, encontra-se Desidério Silva, actual Vice-Presidente da Comissão Política Distrital e Presidente da Câmara
Municipal de Albufeira que integra a lista de Luís Gomes como candidato à Presidência da Mesa da Assembleia Distrital do Partido.
“Candidato-me à Distrital do PSD Algarve por acreditar que faz falta à nossa região um novo modelo de desenvolvimento. Acima de tudo neste tempo difícil temos de encontrar causas que nos unam em torno dos objectivos que pretendemos para a região. Quero ajudar através do PSD com iniciativas que criem mais riqueza social, mais qualidade urbanística e projectos geradores de dinâmicas económicas que permitam tornar a região mais feliz.”, anunciou Luís Gomes.
“Quando vários militantes algarvios me desafiaram para esta candidatura senti que, em todos eles, havia o desejo de fortalecer ainda mais a Distrital do PSD Algarve, e antes de tomar a decisão que agora vos comunico, auscultei militantes por todo o Algarve e constatei a necessidade de um novo ciclo, de uma nova geração e de uma nova visão. Senti que pretendem que o Algarve tenha uma Voz forte, ouvida nacionalmente e próxima das suas gentes. É por isso que me candidato. Para dar Voz aos militantes algarvios. Para empreender a defesa da Região. Para lutar pelas pessoas”, referiu o jovem político social-democrata na cerimónia de apresentação da sua candidatura ao PSD/Algarve.
Engenheiro do Território, professor universitário na Universidade do Algarve, do currículo de Luís Gomes destacam-se as funções de vereador da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, de deputado à Assembleia da Republica na IX legislatura (integrando a Comissão Permanente do Poder Local, Ordenamento do Território e Ambiente e a Comissão Eventual para os Incêndios Florestais), sendo porta-voz do Grupo Parlamentar do PSD para a área do Ordenamento do Território.
Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, cargo que desempenha actualmente, após as vitórias nas eleições de 2005 e de 2009, num município onde o PSD nunca tinha vencido, exerceu as funções de membro do Conselho Nacional do PSD, vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Algarve e exerce as funções de presidente da Comissão Política de Secção de Vila Real de Santo António.

FESTIVAL DE BALÕES VAI PINTAR CÉUS DE ALBUFEIRA



A 1ª edição do Festival de Balões de Albufeira vai decorrer entre os dias 9 e 13 de Junho. Trata-se de uma iniciativa inédita que promete deixar marcas. Voos livres e cativos, exposições, e um fabuloso espectáculo nocturno prometem encantar todos aqueles que visitarem Albufeira neste fim-de-semana alargado.
Quem não teve o sonho de andar de balão? Trata-se de uma das actividades que fazem parte do imaginário de muitos de nós. Em Junho, esse sonho poderá transformar-se numa possibilidade real. O 1º Festival de Balões de Albufeira promete pintar os céus da cidade e proporcionar a possibilidade de efectuar um voo a muitos daqueles que nos visitarem.
O Festival decorre entre os dias 9 e 13 de Junho, com o ponto de partida a decorrer no Centro da Cidade. No total, espera-se um total de 20 balões. Ao longo destes 5 dias, será possível conviver com o fenómeno do balonismo e até efectuar alguns voos. Do programa farão parte uma série de voos livres e cativos. Para estes últimos, basta aparecer na Praça dos Pescadores e esperar pela oportunidade de experimentar a sensação de subir num balão de ar quente. Muitos destes voos decorrerão em horário nocturno. Se quiser ser mais arrojado, poderá experimentar um voo livre. Para esse efeito, deverá participar num passatempo que decorrerá no site www.albufeira.pt.
Um dos grandes destaques deste Festival será o night glow, um espectáculo nocturno inédito e de grande impacto que se realizará na noite de 11 de Junho. A partir das 22 horas, todos os balões estarão distribuídos pela Praça e pela Praia dos Pescadores, produzindo um extraordinário efeito que será complementado por uma banda sonora a rigor. A não perder!
Motivos não faltam para acompanhar esta primeira edição do Festival de Balões de Albufeira, uma experiência que promete ser inesquecível. Consulte o Programa, verifique os horários de voo e participe nesta experiência.

CONCERTOS, FUTEBOL, CIRCO E MUITO MAIS PARA UM VERÃO CADA VEZ MAIS ANIMADO




O programa Albufeira Anima, apresentado na passada Terça-feira, 2 de Junho, arranca este ano com o concerto de João Pedro Pais, no dia 10 de Junho, no Largo dos Paços do Concelho. Porém, os dias 9 e 13, haverá um Encontro de Balões de ar quente que irá colorir o céu azul deste Verão.

Um Verão que este ano tem 18 praias com Bandeira Azul, sendo 12 praias acessíveis para todos. “Estamos num patamar de referência a nível nacional”, referiu na altura Desidério Silva, salientando que “a nossa oferta tem que ser complementar e de qualidade, face a novos mercados turísticos”. Lembrou ainda que “a Autarquia tem investido fortemente num cartaz que visa proporcionar momentos de grande impacto junto daqueles que nos visitam, com especial ênfase na época balnear e no espectáculo de fim do ano. Este investimento tem vindo a dar frutos ao contribuir para criar riqueza, junto dos agentes económicos do Concelho, bem como para elevar a notoriedade da marca ‘Albufeira’”.
A programação envolve os meses de Junho a Setembro e vai contar com espectáculos musicais de elevada referência, nomeadamente os de Anastasia, Jamie Cullum, Carminho, Matt Bianco, Bonga e Deolinda (no âmbito do Festival Al’Buhera, a decorrer de 21 a 25 de Julho, no centro da cidade), entre outros.
A par dos concertos, Albufeira vai ser palco de novo circo – Circo de Madrugada (9 e 10 de Agosto), Benfica Vs Sunderland (Estádio Municipal, 27 de Julho) e “Sons Ardentes”, um espectáculo que junta a Orquestra do Algarve com pirotecnia, na noite do Dia do Município (20 de Agosto), na Praça dos Pescadores.
O orçamento deste ano do “Albufeira Anima” é de 350 mil euros, o que fez com que “nesta nossa oferta tivéssemos sido bastante selectivos e exigentes nos contratos. O orçamento é 50% inferior ao do ano passado”.
Na apresentação do cartaz para o Verão 2010, Desidério Silva adiantou que este cartaz de Verão vai ser promovido no sul de Espanha e fez um balanço “muito positivo” da promoção do “Albufeira Anima” na recente edição do Rock in Rio Lisboa.

O cartaz completo pode ser consultado em www.albufeira.pt

LIVROS EM LÍNGUA ROMENA JÁ FAZEM PARTE DO FUNDO DOCUMENTAL DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ



No âmbito do protocolo celebrado ontem à tarde entre a Câmara Municipal de Loulé e a DOINA - Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos no Algarve, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen passa a partir de hoje a ter um conjunto de obras em língua romena no seu fundo documental.

Estes livros são cedidos, a título de donativo, pela associação com o principal objectivo de facultar aos imigrante romenos e moldavos o acesso à informação e cultura proporcionando-lhes assim uma melhor integração na sociedade portuguesa, através do empréstimo presencial e/ou domiciliário.

Mas um outro facto importante a registar neste protocolo é que grande parte destas obras irão circular nas escolas, nomeadamente através das bibliotecas escolares, permitindo também aos estudantes originários da Roménia e Moldávia terem um contacto com a sua cultura.

Os livros serão seleccionados e catalogados pelos técnicos da Biblioteca.

No final da cerimónia teve lugar um momento de leitura protagonizado por duas técnicas da Biblioteca: Adriana Sava, romena, que leu textos traduzidos para romeno de Lobo Antunes, Eugénio de Andrade e Fernando Pessoa, e Ana Viegas, portuguesa, que leu textos traduzidos para português de Mihai Eminescu e Ana Blandiana.

Segundo Teresa Menalha, vereadora da Câmara de Loulé, “este é um momento muito importante já que a comunidade romena e moldava é uma grande comunidade no nosso Concelho e no Algarve, e que merece todo o nosso esforço e carinho”.

Recordando o protocolo com o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, esta responsável disse que “este é mais um passo em frente para a integração destes imigrantes e, para muitos, para a consolidação dessa integração”.

Apesar de considerar este como um “acto simples”, Teresa Menalha salientou que “representa muito porque é a troca e partilha do conhecimento, da cultura e da língua e o fortalecimento de toda a interculturalidade que existe”.

Já Mariana Melentii, representante da DOINA, considerou que este é uma iniciativa “muito importante para a comunidade romena e moldava, sobretudo para os jovens pois a leitura é a principal forma de descobrir outros mundos e outras culturas e conhecermo-nos a nós próprios”.

Algarve recebeu campanha Salve o Seu Coração




Como forma de concluir as celebrações do mês do coração (Maio), no passado dia 31 de Maio, a Universidade do Algarve para a Terceira Idade foi palco de uma sessão de esclarecimento sobre as arritmias cardíacas, integrada na campanha Salve o Seu Coração. Na iniciativa estiveram presentes mais de 50 pessoas, entre estudantes da Universidade e população da região.
A sessão de esclarecimento teve como orador o Dr. Ilídio de Jesus, Cardiologista no Hospital de Faro, que chamou a atenção da população algarvia para a morte súbita e da sua ligação com as arritmias cardíacas, explicando os principais factores predisponentes, sintomas e doenças associadas de forma a promover a sua prevenção.
De acordo com o cardiologista, “a morte súbita cardíaca ocorre repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma ou violência, sem escolher local e idades. As vítimas de morte súbita cardíaca sem socorro imediato morrem em 90% a 95% dos casos. Estima-se que a morte súbita vitima 27 pessoas por dia, por isso, é necessário que a população e os profissionais de saúde conheçam bem os riscos da morta súbita”.
A morte súbita cardíaca é uma perda súbita do pulso e da consciência causada por uma falha inesperada da capacidade do coração bombear eficazmente o sangue para o cérebro e para todo o corpo. Geralmente é causada por arritmias potencialmente fatais e anomalias no sistema eléctrico do coração.
A Campanha Salve o Seu Coração é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG). Para mais informações consulte o site www.mortesubita.com.pt

easyJet revela detector de cinza vulcânica para acabar com perturbações de larga escala


A easyJet, maior companhia de aviação do Reino Unido e 2ª companhia de aviação em Portugal, revelou ontem uma tecnologia revolucionária que irá minimizar futuras perturbações decorrentes de actividade vulcânica.
A easyJet será a primeira companhia de aviação do mundo a experimentar uma nova tecnologia chamada AVOID (Airborne Volcanic Object Identifier and Detector). O sistema, essencialmente um radar meteorológico para nuvens de cinza, foi criado pelo Dr Fred Prata do Norwegian Institute for Air Research (NILU). AVOID é um sistema que envolve a colocação de tecnologia de infra-vermelhos num avião para fornecer imagens a ambos os pilotos e a um centro de controlo de aviação.
Estas imagens irão permitir aos pilotos ver uma nuvem de cinza vulcânica até 100km à frente do avião e a altitudes entre 5,000 pés e 50,000 pés. Isto irá permitir aos pilotos fazer ajustes ao plano de voo para evitar qualquer nuvem de cinzas. O conceito é muito semelhante ao dos radares meteorológicos que são habituais nos aviões comerciais de hoje.
Em terra, a informação do avião com tecnologia AVOID seria usada para construir uma imagem precisa da nuvem de cinza vulcânica usando dados em tempo real. Isto iria abrir vastas áreas de espaço aéreo que seriam de outra forma encerradas durante uma erupção vulcânica, o que beneficiaria os passageiros através da minimização das perturbações.
O CEO da easyJet, Andy Harrison, disse: “Esta tecnologia pioneira é a bala de prata que irá fazer a nuvem vulcânica passar à história. O detector de poeira irá permitir aos nossos aviões ver e evitar a nuvem vulcânica, tal como os radares e mapas meteorológicos tornam as tempestades visíveis .”
Dr Fred Prata, Senior Scientist no Norwegian Institute for Air Research (NILU) e inventor do sistema AVOID acrescentou: “AVOID sustenta a teoria à volta das nuvens de cinza vulcânica com dados reais.
Ao comentar as notícias de hoje Andrew Haines, Chief Executive da Civil Aviation Authority disse “É essencial que a comunidade aeronáutica trabalhe em conjunto para desenvolver soluções que possibilitem minimizar perturbações, caso a nuvem volte. A CAA recebe com agrado que as companhias de aviação estejam a considerar inovações como esta e faremos tudo ao nosso alcance para as ajudar.
O primeiro teste de voo será executado pela Airbus em nome da easyJet dentro de dois meses, utilizando um Airbus 340 de testes. De acordo com os resultados destes testes, a easyJet pretende testar a tecnologia nos seus próprios aviões com vista a instalá-la num número de aviões suficientes para minimizar futuras perturbações de cinza vulcânica.

PAPEL DAS MULHERES NA PRIMEIRA REPÚBLICA É TEMA DE TERTÚLIA E ESPECTÁCULO DE DANÇA


No âmbito das comemorações do Centenário da República no Concelho de Loulé, realiza-se na próxima terça-feira, 8 de Junho, às 18h00, no Convento de Santo António, uma tertúlia republicana sobre o papel desempenhado pelas mulheres durante a Primeira República em Portugal, com a especial evocação de Maria Veleda e Maria Lamas, através de duas dançarinas que irão interpretar os seus papéis com os seus movimentos de dança.
Esta tertúlia terá a participação de Natividade Monteiro (historiadora e investigadora) e Zília Osório de Castro (professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa), ambas ligadas à História das mulheres portuguesas.
Segue-se o espectáculo de dança “Solos com convicção”, em que duas bailarinas/criadoras cruzam as suas vidas com as vidas de algumas mulheres que se destacaram pelas suas convicções e empenho na concretização da revolução republicana.
O primeiro dos “Solos com convicção”, intitulado “23+1”, trata-se de uma instalação performativa que parte essencialmente da vida e obra de Maria Veleda, mulher pioneira na luta pela educação das crianças e os direitos das mulheres. Uma imagem fotográfica em tamanho real deixa vago o lugar de Veleda, essa que foi uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português. Um lugar a ocupar por um trabalho de integração do corpo real na imagem. Textos de Maria Veleda dão som a esta obra que tem concepção/interpretação de Cláudia Dias e investigação/concepção de Mónica Mota.
Num segundo solo - “Morro onde me prendo” - é a belíssima obra da Maria Lamas as “Mulheres do Meu País” que vai estar em destaque. E é cada vez mais sobre aquela frase “morro onde me prendo” que é o ponto de união entre todas as mulheres que lutaram pelo ideário republicano. Este solo é sobre intervir, sendo uma mulher: ter no corpo ideias, utopias e propostas por conceber, mas não saber como as materializar. É também sobre o desaparecimento das mulheres. “Olho para o espaço e nele há coisas em que queria intervir. O primeiro impulso é mudá-las de lugar. Mas quando vejo melhor, percebo que isso é nada, ou uma repetição, com aparência de mudança suada. Sinto que a mudança acontece de dentro para fora, no exercício de abrir os olhos ou redireccioná-los até encontrar o lugar vago no espaço” (S.G.). Este solo concebido e interpretado por Susana Gaspar tem música de Vítor Rua.
Ambos os espectáculos têm coordenação e assistência de coreografia de Miguel Pereira.