sábado, 5 de junho de 2010

Algarve recebeu campanha Salve o Seu Coração




Como forma de concluir as celebrações do mês do coração (Maio), no passado dia 31 de Maio, a Universidade do Algarve para a Terceira Idade foi palco de uma sessão de esclarecimento sobre as arritmias cardíacas, integrada na campanha Salve o Seu Coração. Na iniciativa estiveram presentes mais de 50 pessoas, entre estudantes da Universidade e população da região.
A sessão de esclarecimento teve como orador o Dr. Ilídio de Jesus, Cardiologista no Hospital de Faro, que chamou a atenção da população algarvia para a morte súbita e da sua ligação com as arritmias cardíacas, explicando os principais factores predisponentes, sintomas e doenças associadas de forma a promover a sua prevenção.
De acordo com o cardiologista, “a morte súbita cardíaca ocorre repentinamente, sem previsão, sem sinais de trauma ou violência, sem escolher local e idades. As vítimas de morte súbita cardíaca sem socorro imediato morrem em 90% a 95% dos casos. Estima-se que a morte súbita vitima 27 pessoas por dia, por isso, é necessário que a população e os profissionais de saúde conheçam bem os riscos da morta súbita”.
A morte súbita cardíaca é uma perda súbita do pulso e da consciência causada por uma falha inesperada da capacidade do coração bombear eficazmente o sangue para o cérebro e para todo o corpo. Geralmente é causada por arritmias potencialmente fatais e anomalias no sistema eléctrico do coração.
A Campanha Salve o Seu Coração é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia (APAPE) e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG). Para mais informações consulte o site www.mortesubita.com.pt