quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Porto de Cruzeiros de Portimão recebe em seis escalas mais de seis mil turistas

Durante o período de 19 a 26 de Agosto, vão passar pelo Porto de Cruzeiros de Portimão cerca de 6300 turistas, em seis escalas, duas delas agendadas para o mesmo dia. A primeira escala é já nesta sexta-feira, 19 de Agosto, através do “Grande Voyager”, da companhia Ibero Cruceros, que transporta 840 passageiros e 360 tripulantes e que regressará no dia 26 com o mesmo número de turistas, no decurso de mais uma viagem.

No dia 21 será a vez do “Wind Spirit” (Windstar Cruises) regressar a Portimão, transportando 148 turistas e uma tripulação de 88 elementos, seguindo-se no dia 23 as escalas do “Braemar” (Fred.Olsen Cruiselines), com 977 passageiros e 400 tripulantes, e do “Ryndam” (Holland America Line), com 1613 turistas e 618 tripulantes.
Por fim, para o dia 24 de Agosto está prevista a escala do “Oceanea” (P&O Cruises), que comporta uma lotação de 1950 passageiros, servidos por 850 tripulantes.
A todo este movimento devem juntar-se os cerca de 1200 passageiros que no dia 21 partirão no ferry “Vólcan de Tinamar” rumo ao Funchal, uma ligação regular que desde 2008 se realiza em todos os domingos do ano.
De referir que este ano o movimento do Porto de Cruzeiros de Portimão vai conhecer um crescimento de 23 por cento relativamente ao ano passado, estando previstas até ao final de Novembro um total de 66 escalas.
Situado estrategicamente na confluência entre o Atlântico e o Mediterrâneo, e ao reunir condições naturais únicas, o Porto de Cruzeiros de Portimão é cada vez mais procurado pelas principais companhias, cabendo à ATP – Associação Turismo de Portimão a promoção de diversas acções tendentes a atrair estes turistas com elevado poder de compra para o município, de forma a estimular o comércio local.

em Portimão: Campanha “Seja Excepcional e Ajude os Animais Abandonados" foi um sucesso

A campanha “Seja Excepcional e Ajude os Animais Abandonados", promovida no âmbito do projecto Férias Desportivas Jovens Excepcionais pelo PAAA - Projecto de Ajuda Alimentar Animal, motivou uma receptividade de tal ordem que, já depois de concluída, continuam a chegar bens à Quinta Pedagógica de Portimão.

Os dadores entregaram uma apreciável quantidade de mantas, lençóis, sacas de ração, patés e latas de comida, toalhas, coleiras, comedouros, areia higiénica, caixas w.c. e dispensadores de alimentos, entre outros materiais que posteriormente serão distribuídos pelas associações de protecção de animais.

Além de angariar diversos bens destinados a proporcionar melhores condições de vida a animais abandonados ou em risco, esta campanha do PAAA - que se constitui como um banco alimentar para animais - sensibilizou a comunidade local para o problema, contando para o efeito com o empenho e entusiasmo dos jovens excepcionais que participaram nas Férias Desportivas, na sequência da estratégia da Câmara Municipal de Portimão que visa contribuir para o seu bem-estar e inserção em sociedade.
Face à crescente adesão à iniciativa, e porque nunca será de mais o material recebido, os promotores continuam a aceitar dádivas, pelo que os interessados deverão entregar as suas ofertas durante o horário da Quinta Pedagógica de Portimão: de terça a sexta-feira, entre as 09h30 e as 17h30, e no fim-de-semana das 10h00 às 17h30.
Por outro lado, e uma vez que em 2011 se comemora o Ano Europeu do Voluntariado, durante as Férias Desportivas deste ano decorreu uma outra campanha, destinada à recolha de vestuário, alimentos, brinquedos e outros produtos para entrega a pessoas carenciadas, a qual contou com uma adesão bastante significativa por parte dos 2500 jovens que participaram neste projecto de ocupação de tempos livres.

Alvor em festa homenageia Nª Srª da Boa Viagem

Com periodicidade bienal, a festa em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem vai decorrer este ano no espaço adjacente ao Centro de Saúde de Alvor, entre 19 e 21 de Agosto.

As comemorações da Padroeira dos Marítimos têm início na sexta-feira, às 20h30, com abertura da quermesse, como sucederá em todos os dias, começando às 21h30 o arraial, que vai contar com a animação musical do grupo Ultrasounds.

Evocação da Padroeira dos Marítimos 19, 20 e 21 de Agosto
No dia 20, o destaque vai para a Missa Vespertina às 21h30, enquanto cerca das 22h00 tem início o arraial musical, que será animado pelos sons de Filipe Baptista, Lurdes Carriçal, Edmundo Inácio e Ana Baptista.
No domingo, principal dia das celebrações, tem lugar às 10h00 a Missa Dominical, estando a Missa Solene da Festa marcada para as 16h45, realizando-se ambas na Paróquia de Alvor. Cerca das 17h15 actuará a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, seguindo-se meia hora depois a tradicional procissão por terra e rio, com a venerada imagem da Nª Srª da Boa Viagem.
A encerrar as festividades, às 21h00, volta a subir ao palco Filipe Baptista, actuando depois o grupo Commonblue, numa iniciativa cuja Comissão de Festas é composta pela Paróquia de Alvor, Corpo Nacional de Escutas de Alvor e Associação de Pescadores Profissionais de Alvor, contando com os apoios da Junta de Freguesia local e da Câmara Municipal de Portimão.

VRStº António: AUTARQUIA AVALIA SATISFAÇÃO DOS MUNÍCIPES RELATIVAMENTE À LIMPEZA URBANA

Está contente com a limpeza da sua rua? Precisa de mais papeleiras à porta de casa? Para conhecer a resposta a estas questões e para avaliar qual o grau de satisfação dos munícipes relativamente aos serviços de limpeza urbana contratualizados com a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU), a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António prepara-se para lançar um inquérito à população.

A consulta pública será feita em Vila Real de Santo António e Monte Gordo e os inquéritos serão depositados nas caixas postais dos moradores. Os comerciantes – considerados os principais utilizadores do espaço público – também serão ouvidos, tornando-os parte integrante das soluções que vierem a ser implementadas.

O prazo de resposta ao questionário decorre até ao dia 31 de Agosto. Uma vez preenchido, os munícipes deverão enviar o impresso no envelope RSF (já selado) que será fornecido em anexo.
Todas as opiniões recolhidas serão alvo de tratamento por parte da SGU, que se comprometerá a dar resposta e a encontrar soluções para os problemas diagnosticados. O balanço dos inquéritos será dado a conhecer na segunda quinzena de Setembro e divulgado através dos canais de comunicação da autarquia.

Com base nos resultados obtidos, a SGU poderá reorganizar as equipas de funcionários presentes nas ruas ou reforçar a limpeza nos locais que eventualmente vierem a ser assinalados.

A escolha de Agosto para a realização do inquérito foi propositada, uma vez que este é o mês em que o concelho é visitado por um maior número de pessoas e onde as exigências colocadas aos serviços de limpeza urbana são maiores.

A iniciativa pretende igualmente dar a conhecer à população quais os serviços contratualizados com a SGU, no âmbito da limpeza urbana, e informá-la sobre os veículos mais rápidos para a apresentação de reclamações ou sugestões para a sua área de residência.

Para melhor segmentar as opiniões recolhidas, o questionário será dividido em quatro questões centrais: duas reportam-se à limpeza urbana propriamente dita e outras duas irão incidir sobre o valor do imposto afecto a esta actividade.

A medida será para repetir periodicamente e baseia-se na filosofia do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP). Ao optar pela auscultação dos munícipes, a autarquia pretende envolver a população no processo de avaliação individual do desempenho de cada funcionário e fomentar as práticas de participação pública.