quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VRStº António: AUTARQUIA AVALIA SATISFAÇÃO DOS MUNÍCIPES RELATIVAMENTE À LIMPEZA URBANA

Está contente com a limpeza da sua rua? Precisa de mais papeleiras à porta de casa? Para conhecer a resposta a estas questões e para avaliar qual o grau de satisfação dos munícipes relativamente aos serviços de limpeza urbana contratualizados com a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU), a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António prepara-se para lançar um inquérito à população.

A consulta pública será feita em Vila Real de Santo António e Monte Gordo e os inquéritos serão depositados nas caixas postais dos moradores. Os comerciantes – considerados os principais utilizadores do espaço público – também serão ouvidos, tornando-os parte integrante das soluções que vierem a ser implementadas.

O prazo de resposta ao questionário decorre até ao dia 31 de Agosto. Uma vez preenchido, os munícipes deverão enviar o impresso no envelope RSF (já selado) que será fornecido em anexo.
Todas as opiniões recolhidas serão alvo de tratamento por parte da SGU, que se comprometerá a dar resposta e a encontrar soluções para os problemas diagnosticados. O balanço dos inquéritos será dado a conhecer na segunda quinzena de Setembro e divulgado através dos canais de comunicação da autarquia.

Com base nos resultados obtidos, a SGU poderá reorganizar as equipas de funcionários presentes nas ruas ou reforçar a limpeza nos locais que eventualmente vierem a ser assinalados.

A escolha de Agosto para a realização do inquérito foi propositada, uma vez que este é o mês em que o concelho é visitado por um maior número de pessoas e onde as exigências colocadas aos serviços de limpeza urbana são maiores.

A iniciativa pretende igualmente dar a conhecer à população quais os serviços contratualizados com a SGU, no âmbito da limpeza urbana, e informá-la sobre os veículos mais rápidos para a apresentação de reclamações ou sugestões para a sua área de residência.

Para melhor segmentar as opiniões recolhidas, o questionário será dividido em quatro questões centrais: duas reportam-se à limpeza urbana propriamente dita e outras duas irão incidir sobre o valor do imposto afecto a esta actividade.

A medida será para repetir periodicamente e baseia-se na filosofia do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP). Ao optar pela auscultação dos munícipes, a autarquia pretende envolver a população no processo de avaliação individual do desempenho de cada funcionário e fomentar as práticas de participação pública.