sábado, 25 de setembro de 2010

Melhores perspectivas a Sul


O Observador Cetelem analisou em Setembro de 2009 o moral dos europeus, estabelecendo um paralelismo entre um antes e um pós crise. Já em 2010, coloca-se a questão de como estão a reagir os portugueses. Ó Observador Cetelem procura agora responder à mesma através da análise das perspectivas para os próximos meses.
Influenciados pela actual situação socioeconómica em que se encontra o país, os Portugueses parecem ter-se deixado contagiar por uma onda de pessimismo generalizado que afecta homens e mulheres de todas as idades e classes sociais.
A preocupação dos portugueses é visível quando questionados sobre a forma como avaliam a situação actual do país. Numa escala de 0 a 10 são unânimes as opiniões que avaliam Portugal com uma nota de 3.65, sendo que são os homens que avaliam a situação de uma forma mais severa (3.59).
Apesar da visão pessimista que todos os portugueses partilham, são os mais velhos que parecem mais desanimados. De geração para geração as perspectivas negativas vão-se acentuando. Os jovens (18-24 anos) são os mais optimistas, atribuindo uma classificação de 4.48, que contrasta com a dos mais velhos (55-65 anos), que se situa nos 2.82.
No entanto, analisadas as perspectivas de cada um dos inquiridos poder-se-á dizer que é na região Sul (Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), que os portugueses revelam uma visão menos negativa da actual situação do país, a qual é avaliada em 3.98. Não menos negativa encontra-se a avaliação efectuada a Norte (3.71) e Centro (2.92).
Apesar do poder económico de cada família ser um factor preponderante na forma de encarar a actual situação do país, a verdade é que quase todos os inquiridos, independentemente da classe social, atribuem uma classificação baixa ao país. No entanto, observamos alguns contrastes. As classes sociais C2 e D (média-baixa e baixa) são as mais pessimistas com uma nota de 3.29. Por sua vez, as classes AB e C1 (alta, média alta e média) atribuem uma nota de 3.76, que se situa acima da média.