segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

IPJ e FDTI comemoram Dia Europeu da Internet Segura



Dia 9 de Fevereiro na Loja Ponto JA do IPJ em FARO!

A Comissão Europeia declarou o dia 9 de Fevereiro como o Dia Europeu da Internet Segura com o intuito de alertar para os riscos inerentes à utilização deste meio pelos mais jovens.
A comemoração do Dia da Internet Segura incentivou a organização de actividades, no sentido de apoiar a celebração da data e promover e contribuir para o desenvolvimento de uma utilização responsável e segura da Internet.
Nesse sentido, o Instituto Português da Juventude, I.P. e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação vão promover uma iniciativa denominada “ Happy Day Internet Segura”, no dia 9 de Fevereiro.
Esta iniciativa, consiste na realização de sessões de sensibilização gratuitas, com a duração de 45 minutos, abertas ao público em geral e em especial aos jovens.
Para frequentar estas sessões basta fazer uma marcação previa e aparecer na loja Ponto JA de Faro, entre as 10h00 e as 22h00.
As sessões de sensibilização têm como objectivos alertar, informar e consciencializar os jovens para uma utilização responsável e segura da Internet e contribuir para a sensibilização dos portugueses, concretamente dos jovens, para a sociedade do conhecimento.
Os conteúdos destas acções terão especial enfoque na segurança, nas regras de pesquisa , na utilização de fontes de informação específica , na validade da informação e fiabilidade das suas fontes, na comunicação online e redes sociais, nos riscos e ameaças na utilização da Internet e nas recomendações práticas para aumentar a segurança, reduzindo os riscos.