quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FLAMENCO no Auditório Pedro Ruivo



A Fundação Pedro Ruivo vai acolher, no dia 12 de Fevereiro, uma noite inteiramente dedicada ao Flamenco, com o grupo andaluz, "El Higueral".
O flamenco é uma dos produtos culturais mais característicos do mundo. É um "hecho total", guardador de um sentido ao mesmo tempo social, económico, cultural e filosófico; um testemunho de enraizamento de um povo na sua tradição cultural, que tem um papel básico como meio de afirmação da identidade andaluza, e é ao mesmo tempo fonte de inspiração, de criação e de intercâmbio baseado na música.
O flamenco representa um testemunho único de uma tradição cultural viva, e deste ponto de vista é apreciado em todo o mundo.
“El Higueral” é um grupo de canto e baile flamenco com um reportório que se diversifica nos bailes, alegrias e solea, assim como tangos, bulerias, cañas, malagueñas e fandangos.

O grupo já representou a província de Huelva por toda a Andaluzia em actuações que visam a promoção e a divulgação do flamenco.
Ao longo dos últimos anos tem actuado por toda a Espanha em festas e festivais de flamenco e no seu historial contam já com vários prémios e distinções em vários concursos.

As três formas de ver e sentir o flamenco: o cante, o toque e o baile, fundem-se e tornam-se num espectáculo onde os sonhos dos seus componentes ganham vida. A não perder no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 21h00, no Auditório Pedro Ruivo.