quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LIMPEZA SUBAQUÁTICA NAS PRAIAS DE QUARTEIRA E VILAMOURA

O Município de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, vai realizar nas praias de Quarteira e Vilamoura, no próximo domingo, dia 9 de Outubro, uma ação de limpeza subaquática, que se enquadra no âmbito do Programa Bandeira Azul 2011.
A atividade pretende demonstrar e dar visibilidade ao trabalho relevante que o Município de Loulé tem vindo a desenvolver na área litoral, no domínio ambiental e turístico, bem como alertar e consciencializar os cidadãos para a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Além de promover e desenvolver o sentido de respeito pelo ambiente no seio da comunidade e de assumir uma postura de comprometimento para com as futuras gerações, numa perspetiva de sustentabilidade das condições e características dos habitats naturais, a Autarquia pretende ainda aproveitar a visibilidade de realizar esta ação numa das zonas de praia mais frequentadas do Algarve e do País, para promover uma maior responsabilidade e envolvimento conjunto dos cidadãos e dos decisores.
Esta mega ação irá compreender um grande esforço logístico e de meios humanos, na medida em que envolve a colaboração e participação direta de diversas entidades e personalidades, assim como a aquisição e mobilização de inúmeros equipamentos e serviços. Neste âmbito, destaca-se a colaboração da ALGAR, Capitania do Porto de Faro, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, ARH Algarve, IPIMAR, Turismo do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa, Guarda Nacional Republicana, Marina de Vilamoura e CIMAV e de vários Serviços Municipais (Bombeiros, Divisão de Proteção Civil e Vigilância, Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, Divisão de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos, entre outros). Para que existam resultados objetivos, a ideia consiste em mobilizar vários clubes e escolas de mergulho, assim como cidadãos voluntários, de forma a constituir um grupo de intervenção significativo. Entre estes, salienta-se o Grupo de Mergulhadores de Quarteira, Open Waters, Torpedo Diving, Hidroespaço, N.A.S. Universidade do Algarve (Faro). De forma a garantir em todo o processo uma mais-valia ambiental e um bom acompanhamento, foram também endereçados convites à Associação Almargem, Quercus, Liga de Protecção da Natureza e Geota, para estarem presentes e colaborarem na separação e encaminhamento dos resíduos ou noutras tarefas a acordar em função da sua vocação e disponibilidade. O Centro Azul de Quarteira será o local de coordenação geral da ação, onde será feita a receção e o encaminhamento dos participantes e de onde partirão as orientações para o posicionamento dos meios e equipamentos. No final, será fornecido um almoço convívio, que proporcionará certamente bons momentos de confraternização e a livre troca de experiências e opiniões entre o grupo. Este será também o momento oportuno para a entrega de certificados e lembranças de participação aos intervenientes na ação.