quinta-feira, 6 de maio de 2010

Museu de Portimão comemora segundo aniversário


Por ocasião da comemoração do segundo aniversário, o Museu de Portimão propõe um conjunto diversificado de iniciativas, entre 14 e 18 de Maio, com entrada livre. Corrida Fotográfica, Noite dos Museus, Apresentação Pública do Prémio Museu Concelho da Europa 2010, Extensão do Festival IndieLisboa’10, Exposições, Oficina Educativa…
Entre 14 e 16 de Maio Portimão recebe, pela primeira vez, uma extensão do Indie Lisboa’10 com a apresentação de 3 filmes da secção Indiemusic deste festival de cinema, havendo também espaço para os mais novos com uma sessão da secção Indie Junior. Ainda no que diz respeito à população mais jovem, a sala educativa vai estar aberta nos dias 15 (15h00-18h00) e no dia 18 (10h00-12h00/15h00-17h00) com a realização de diversos ateliers e actividades.
No dia 15 tem lugar a Corrida Fotográfica de Portimão que, entre as 09h00 e as 22h00, desafia os participantes a um olhar renovado e criativo sobre o município, através da fotografia analógica, digital e subaquática, com partida e chegada no Museu. A 10ª edição desta maratona fotográfica vai decorrer sob o signo de Manuel Teixeira Gomes, cuja vida e obra constituirá o ponto de partida dos temas a fotografar.
Entre as 20h00 e as 24h00 decorre a Noite dos Museus. O Museu de Portimão abre as portas, proporcionando aos visitantes uma surpreendente viagem pelos seus espaços de exposição e áreas de trabalho mais reservadas desta fábrica de memórias e emoções. Por entre os sons de gaitas, flautas, adufes, tambores e concertinas haverá personagens da obra de Manuel Teixeira Gomes “Gente Singular” aparecendo e desaparecendo, e o mundo mágico do nariz vermelho e do pescador gigante.
Um dos momentos altos deste aniversário está marcado para as 17h00 do dia 16, com a apresentação pública do Prémio Museu Conselho da Europa 2010 – a peça do artista catalão Joan Miró “La Femme aux beaux seins”. Depois desta apresentação terá lugar a Inauguração das exposições “Manuel Teixeira Gomes: Entre Dois Séculos e Dois Regimes” e “ Portimão nos alvores do Século XX”, mostras que fazem um percurso na viragem do séc. XIX, entre a Monarquia e a I República, sobre a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, e a evolução de Portimão, sua terra natal, na passagem de vila rural a cidade industrial.
No dia 17, data em que celebra dois anos de funcionamento, o Museu abre as portas entre as 10h00 e as 18h00 e convida o público a visitá-lo gratuitamente, iniciativa que se repete no dia seguinte - Dia Internacional dos Museus.
Inaugurado em 17 de Maio de 2008, o Museu de Portimão representa um investimento de 9,6 milhões de euros, tendo recebido cerca de 140 mil visitantes nas diversas iniciativas promovidas ao longo destes dois anos.
Programa detalhado em www.cm-portimao.pt