quinta-feira, 6 de maio de 2010

ALBUFEIRA DISTRIBUI CULTURA




DIA DO AUTOR PORTUGUÊS FESTEJADO COM TEATRO

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge assinala o Dia do Autor Português, no próximo dia 22 de Maio, com a peça de teatro “O Amor é o amor e depois”, pelo grupo A Gaveta.
A temática da peça centra-se na história dos três últimos cúpidos em exercício, que tentam fugir ao desemprego cumprindo a sua missão na Terra: acertar nos corações ainda inviolados.
Na dificuldade desta missão, pela falta de amor que reina na humanidade, e sentindo-se angustiados com a sua inutilidade nos dias que correm, estes cúpidos questionam o seu ofício e o propósito da sua caça.
O texto e a interpretação pertence a Sandro William Junqueira, num espectáculo que conta com Paulo Quaresma na cenografia, Inês Ferin nos figurinos e com a música original de Ricardo Coelho.
O espectáculo está marcado para as 21h30 e tem entrada livre.

Biblioteca Municipal Lídia Jorge, dia 20, ás 21h30
JOSÉ GUILHERME LANÇA“PÁGINAS SOLTAS DA VIDA”

No próximo dia 20 de Maio, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe às 21h30, o lançamento do livro de poesia, intitulado “Páginas soltas da vida”, da autoria de José Guilherme.

Com prefácio de Luísa Monteiro, o livro é dividido em cinco partes que espelham a vida e o pensamento do autor sobre questões quotidianas: “Physis. Manifestações da Natureza”; “Infância. Recordações da aurora da vida”; “Vida. Questões e destinos”; “Amor. Sentimentos afins” e “Sociedade. Sensibilidade Social”.
A apresentação do livro é organizada pela equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento Vertical Prof. Diamantina Negrão, pelo que vai contar com as intervenções das professoras Josefa Lima e Laura Braz.
José Guilherme, nasceu em 1960 na Mexilhoeira Grande, concelho de Portimão, onde viveu a sua infância, tendo mais tarde viajado para Lisboa no intuito de estudar. Regressou ao Algarve, onde fixou residência, sendo actualmente professor no 3º ciclo do ensino básico.
Esta edição conta com o apoio do Município de Albufeira.

A nova geração da ópera num espectáculo memorável, no próximo Sábado
RUI BAETA APRESENTA “BELL’AMORE”
Bell'Amore é uma viagem por alguns dos mais belos momentos do reportório de ópera.
O barítono Rui Baeta, reconhecido cantor da nova geração de ópera em Portugal, apresenta no próximo Sábado, no Auditório Municipal, o espectáculo Bell'Amore, ou seja, uma viagem por alguns dos mais belos momentos do reportório de ópera.

Rui Baeta vai assim interpretar e comentar um programa diversificado, dedicado a toda a família, que procura sensibilizar os mais jovens para a música erudita, não deixando de ser apelativo para os espectadores habituais de música clássica.
O espectáculo, com acompanhamento ao piano de Pedro Vieira de Almeida, conta também com a presença da mezzo-soprano Inês Madeira.
O programa deste recital é composto por obras de compositores fundamentais. De Handel a Mozart, Bizet e Massenet, passando por Rossini e Donizetti. Serão ainda apresentadas peças de Caccini, Bellini e Carissimi.
Reúnem-se, assim árias de óperas tão emblemáticas como Carmen, D. Giovanni, I Puritanni ou O Barbeiro de Sevilha, entre muitas outras.
Estas obras notáveis são parte integrante da história da música ocidental. A sua vitalidade mantém-se hoje igual à época da sua primeira apresentação.
O objectivo do Município de Albufeira ao oferecer este espectáculo aos seus munícipes é, não só dar a conhecer este reportório a um público mais vasto, mas também celebrar a música através da música.



PINTURA JAPONESA NA GALERIA MUNICIPAL
Paisagem portuguesa atraiu arte japonesa


Takae Nitahara vive e pinta em Portugal desde há oito anos. A singularidade da paisagem serve os propósitos da estética japonesa e constitui motivo de exposição numa altura em que se assinala o 150º aniversário do intercâmbio entre Portugal e Japão.
A Galeria de Municipal de Albufeira apresenta, entre 8 de Maio e 5 de Junho, a exposição de pintura “Portugal e Japão do Meu Coração”, da pintora Takae Nitahara.
Licenciada pelo Musashino Art College, de Tóquio, a pintora Takae Nitahara vive há oito anos em Portugal.
A paisagem portuguesa, nomeadamente o céu e o mar, o rebentar das ondas, o pôr-do-sol e as flores, incentivaram-na a pintar, transpondo para a tela a exaltação e a emoção que a beleza natural do nosso país lhe transmite, através de técnicas orientais.
A inauguração da exposição está marcada para as 16 horas do dia 8 de Maio, no âmbito das comemorações do 150.º aniversário do intercâmbio entre Portugal e o Japão.

A Festa da Educação regressa com muito Teatro Escolar, Literatura e Ciência
TEATRO E BIODIVERSIDADE DOMINAM VII PAGINÁRIOS


Inserida no Paginários, a Mostra de Teatro Escolar tem vindo a assumir-se como uma iniciativa de elevado sucesso junto da comunidade educativa. Neste ano, a palestra científica designa-se por “aula aberta” e traz o investigador da biodiversidade marinha da costa algarvia a Albufeira, no dia 14. A Literatura vai estar em destaque no Sábado, dia 15, e, no dia a seguir, quase meia centena de bebés vão ao Salão Nobre receber o seu primeiro livro.

Subordinada ao tema da Biodiversidade, a edição deste ano do Paginários – As Páginas do Imaginário teve ontem o seu início com a V Mostra de Teatro Escolar e vai prolongar-se até ao próximo dia 16 de Maio.
Nesta mostra de teatro escolar participam 11 grupos do Município de Albufeira e há prémios para diversas categorias teatrais e por faixas etárias, com entrega marcada para o dia 14, às 10h30; no Auditório Municipal. Neste mesmo dia, mas á noite (21h30), a Biblioteca Municipal Lídia Jorge é palco para uma Aula Aberta destinada ao público em geral, a acrgo de Luís Bentes, Investigador há mais de 15 anos da Biodiversidade da costa algarvia, na Universidade do Algarve, Luís Bentes. A participação nesta Aula Aberta confere certificado de presença.
No Sábado, dia 15, a manhã será toda par o Programa “Magia do Movimento”. Trata-se de uma acção que vai juntar pais e filhos em tornos de actividades que constituíram o programa de Educação Física deste ano lectivo. Será no Estádio Sintético, das 09h30 às 12h30, o qual ficará preparado com “estações” de actividades que vão desde a dança, passando por piruetas em insufláveis, jogos tradicionais e muito mais.
Na tarde de Sábado, às 17h00, terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Albufeira de Literatura 2010 – Dramaturgia, no valor de 6 mil euros. O prémio +e entregue a Ana Mendes, pelo texto “A filha”. De seguida, no mesmo local, será o feito o lançamento de dois livros: “Lugares de Paderne”, pelos alunos da EB1 de Paderne com a colaboração de José Augusto Vinagre e Luciano Nunes, e “O Jardim Encantado ou o segredo da Brisa”, de Josefa Lima.
O último dia do Paginários deste ano (Domingo, dia 16) é para presentear quase 50 bebés nascidos em Albufeira há menos de um ano, com o seu primeiro livro: “O livro de Mariana”, que traz uma almofada para dormir e conselhos de leitura para os pais. Será no Salão Nobre, às 10h30 e incluirá merenda para as famílias.

Exposição retrospectiva de meio século dedicado ás artes
MANUEL RIBEIRO CELEBRA 50 ANOS DE POESIA E PINTURA


A Galeria de Arte Pintor Samora Barros acolhe exposição de Manuel Ribeiro, que desde há 50 anos se dedica às artes. Para ver. de 5 a 28 de Junho.
A Galeria de Arte Pintor Samora Barros acolhe a partir do próximo dia 5 de Junho, a exposição retrospectiva de meio século de dedicação ás artes, de Manuel Ribeiro.
A inauguração da exposição que tem por título “50 anos de Artes”, está marcada para as 19h30 e vai manter-se patente até ao dia 28 de Junho.
Engenheiro de profissão, Manuel Ribeiro desde há 50 que se dedica à poesia e à pintura, tendo realizado diversas exposições, quer individuais, quer colectivas, em Portugal e em África.
A técnica deste autor, residente em Albufeira, combina diversos materiais e socorre-se essencialmente de óleos, tinta-da-china, acrílicos e pastel.
Da sua lavra constam três obras impressas que reúnem poesia e pintura. A sua última obra intitula-se “Dicionário da Desconstrução – I Crónicas do Encanto”.
Actualmente, Manuel Ribeiro desempenha funções docentes nas áreas de pintura e desenho artístico na UATI – Universidade dos Amigos da Terceira Idade, em Albufeira.

Iniciativa assinala o Dia Internacional dos Arquivos, a 8 e 9 de Junho
IIJORNADAS DE ARQUIVOS ANALISAM OS ESPÓLIOS FOTOGRÁFICOS DAS INSTITUIÇÕES

O Salão Nobre dos Paços do Município de Albufeira acolhe a 8 e 9 de Junho, as II Jornadas de Arquivos, este ano subordinadas ao tema”Perspectivar o futuro”. A preservação dos espólios fotográficos será o grande tema de análise.
Com as II Jornadas de Arquivos, o Município de Albufeira pretende, mais uma vez, proporcionar um espaço de partilha, reflexão e debate de ideias e experiências entre profissionais da informação, num encontro que reúne especialistas de diversas entidades. Vai ser a 8 e 9 de Junho, no Salão Nobre, sob o tema “Perspectivar o futuro”. Deste modo, será também assinalado o Dia Internacional dos Arquivos.
A preservação dos espólios fotográficos será o grande tema de análise. Actualmente, as colecções fotográficas constituem um património valioso no acervo documental de muitas instituições. A preservação deste espólio é um elemento importante na gestão de qualquer repositório arquivístico. Face à fragilidade do documento fotográfico torna-se necessário reflectir sobre programas de preservação.
Assim, do programa consta, no dia 8, uma sessão de abertura que contará com as presenças da Vereadora da Cultura da C.M. Albufeira, Marlene Silva, do Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, da Directora Regional de Cultura do Algarve, Dália Paulo, do Sub-Director da DGARQ, Francisco Barbedo e do Director do Arquivo Distrital de Faro, João Sabóia. De seguida, o painel em cena tem por tema “Modernização administrativa e gestão da qualidade” e vai juntar Manuela Pinto, da Universidade do Porto e Carlos Guardado da Silva, do Arquivo Municipal de Torres Vedras. À tarde, o painel versa sobre “Preservação do património fotográfico” e será analisado por Luís Pavão, do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa e Cármen Almeida, do Arquivo Fotográfico Municipal de Évora. A moderação destes painéis ficará a cargo de Nelson Vaquinhas e Sónia Negrão, do Arquivo Histórico de Albufeira. Às 17h00, será inaugurada a Exposição de Fotografias de Rui Gregório.
No dia seguinte, a manhã será para o Workshop "Descrição Documental", a cargo de Lucília Runa (DGARQ) e à tarde, será apresentado o Projecto de Genealogia do Algarve, por Nuno Campos Inácio.
A participação nestas jornadas é gratuita, mediante inscrição através do telefone 289 598 830, ou do email arquivo.historico@cm-albufeira.pt.

Albufeira apresenta “Outras Viagens, Outros Olhares” de 28 de Maio a 31 de Dezembro
“ALGARVE – DO REINO À REGIÃO”: MIL ANOS DA HISTÓRIA E CULTURA ALGARVIA


Algarve – Do Reino à Região”, abarca a herança material e espiritual que, do Gharb al-Andaluz à actualidade, tem vindo a moldar e caracterizar a identidade deste território, no sul de Portugal.
A Rede de Museus do Algarve – RMA está a promover uma iniciativa conjunta onde, pela primeira vez, se abordam os últimos mil anos da história e da cultura algarvia.
Trata-se de uma exposição estruturada em 13 exposições em simultâneo, que se articulam e complementam, distribuídas pelos vários centros urbanos, numa cooperação pioneira entre autarquias, museus, instituições sociais, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais (museologia, arqueologia, arquitectura, história, geografia, sociologia, antropologia, etnologia) e as populações dos vários municípios algarvios.
Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António são os Municípios envolvidos, que oferecem ao público um modo de conhecer o seu património, matriz cultural e a evolução histórica das suas comunidades.
No que concerne a Albufeira, o Museu Municipal de Arqueologia vai acolher de 28 de Maio a 31 de Dezembro, a exposição intitulada “Outras Viagens, Outros Olhares”. Trata-se de uma exposição que traça uma linha no tempo em torno do olhar do outro, ou seja, desde os viajantes do séc. XIX, aos testemunhos dos veraneantes de hoje, passando pelos curiosos olhares dos primeiros turistas.
As restantes exposição são: “Alcoutim, Terra de Fronteira” (Câmara Municipal de Alcoutim), “Castro Marim, Baluarte Defensivo do Algarve” (Câmara Municipal de Castro Marim), “O Reino dos Algarves de Aquém e para Além Mar”( Câmara Municipal de Lagos), "Algarbia Cartographica – Leituras e Resenha da Cartografia Regional”, “Do Gharb ao Algarve: Uma Sociedade Islâmica no Ocidente” (Câmara Municipal de Silves), “Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista” (Câmara Municipal de VRSA), “Os Descobrimentos Portugueses” (Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão - Faro), “Os Compromissos Marítimos no Algarve” (Museu da Cidade de Olhão), “Manuel Teixeira Gomes – Entre dois séculos e dois regimes”, “Portimão – Território e Identidade” (Museu de Portimão), “Sombras e Luz – O Século XIX no Algarve” (Museu do Trajo de S. Brás de Alportel), “Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico” (Museu Municipal de Faro), “Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve” (Museu Municipal de Loulé) e “Cidade e Mundos Rurais” (Museu Municipal de Tavira).