domingo, 16 de maio de 2010

Clubes fecham as portas: Câmara é responsável. - CFC


A CÂMARA É RESPONSÁVEL PELO ALARME DADO PELOS CLUBES DE QUE VÃO FECHAR AS PORTAS, PORQUE NÃO ASSUME AS RESPONSABILIDADES QUE DEVIA E CONFORME PROMETERA. Critica em comunicado o movimento Cidadãos Com Faro no Coração (CFC), que Algarve Press transcreve na íntegra;
- Há dinheiro mal gasto, mas clubes ficam para trás
1. O alarme que já começou a ser dado pelos clubes desportivos de que vão fechar as portas ou reduzir as actividades, é da responsabilidade da maioria na Câmara, por falta de apoio, contrariamente ao prometido.
A maioria não percebe, nem reconhece, a importância dos relevantes serviços públicos que os clubes prestam à sociedade e à promoção de Faro. E também não respeita o trabalho voluntário e abnegado dos seus dirigentes, em prol dos jovens e outros graus etários, valorizando as pessoas e evitando males sociais.
A situação é de colapso, com os dirigentes a “mendigar” junto da Câmara, atolados em dívidas e compromissos pela falta da contrapartida financeira da autarquia. Há técnicos que também não recebem.
Ao contrário do prometido, a maioria deixou os clubes para trás, gastando mal o dinheiro noutras coisas, pelo que CFC apela para que lhes seja dada prioridade, bem como a outras associações e instituições sociais.

2. Na campanha eleitoral, em reuniões com os clubes, a maioria comprometeu-se a pagar o que estava em atraso no prazo de 60 dias e tudo a tempo e horas. Até latas de tinta ofereceram aos clubes!
A situação dramática atual mostra que a maioria praticou um enorme embuste para caçar votos. Passados sete meses, não pagaram nada de 2009, nem de 2010!
Ainda mais grave: relativamente a 2009 não querem pagar apoios pelas atividades regulares dos clubes e outros; para 2010, vão reduzir as verbas e dizem não saber quando pagarão!

3. A maioria argumenta que não apoia, porque não tem dinheiro. O argumento é falso, porque fazem uma gestão ruinosa pagando milhares de euros aos administradores das empresas municipais e fazendo contratos com a Fagar de 1,4 milhões de euros para limpeza.
O argumento também é falso, porque fizeram as promessas sabendo e afirmando na campanha eleitoral que a Câmara tinha “das situações de maior descalabro a nível nacional”. Sabendo-o e prometendo, conclui-se que enganaram deliberadamente os clubes e a população.