quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

No Centro Interpretativo dos Frutos Secos: A EMPREITA EM DESTAQUE NO ARRANQUE DO CICLO DE ATELIERS “TRANSFORMA”


Vai ter início este mês o ciclo de ateliers “transformA”, uma iniciativa da Divisão de Cultura e História Local da Câmara de Loulé, a ter lugar no Centro Interpretativo dos Frutos Secos. Neste arranque está prevista a realização de dois ateliers dedicados à empreita, coordenados por Cremilde Lourenço, que decorrerão nos dias 23 e 30, das 14h30 às 17h30.

As inscrições poderão ser feitas através do telefone 289 400 611.

Pretende-se com esta actividade divulgar e possibilitar uma maior fruição do espaço onde outrora funcionou uma unidade fabril de transformação e comercialização de frutos secos, desactivada nos anos 90 do século passado e adaptada a espaço museológico em 1998, num esforço de valorização da tradição agrícola concelhia de cultivo, transformação e comercialização de frutos secos (amêndoa, figo e alfarroba).

Neste espaço pode-se contactar com vários objectos e processos tradicionais que se relacionam com esta actividade socioeconómica, dos quais se destacam uma máquina de partir amêndoa e outra de triturar alfarroba, obtendo-se aí melhor conhecimento desta realidade concelhia e algarvia.

“transformA” pretende dar uma visão mais abrangente da temática frutos secos, com um conjunto de ateliers que dão a conhecer o ambiente onde estão inseridos, a caracterização das profissões com eles relacionadas e a doçaria algarvia, misturando-se arte com tradição.

Cada atelier terá a duração de duas sessões, cada temática será tratada uma vez por mês e serão dados por formadores que trabalham na área e que desejam partilhar os seus conhecimentos. Além de uma troca de experiências, será sobretudo um momento de convívio.

Próximos ateliers: Atelier de Bonecos de Pano (20 e 27 Fevereiro), Atelier de Trapos e Fiapos (20 e 27 Março), Atelier de Culinária com Frutos Secos (17 e 24 Abril), Atelier de Arranjos de Flores Secas (22 e 29 Maio).