quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Algarve participa em estudo nacional sobre Parkinson

O primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença de Parkinson (DPk), chega à região do Algarve, já no mês de Outubro. Promovido pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com o apoio da Direcção-Geral da Saúde, este estudo irá decorrer nos próximos meses em várias zonas do país de modo a determinar a prevalência da doença a nível nacional. As equipas vão estar em Faro a partir de dia 1 de Outubro, em Tavira de dia 10, em Loulé de dia 12 e em Lagoa de dia 19 para a recolha de dados.
A avaliação será conduzida no terreno pelo Grupo KeyPoint e consiste, numa primeira fase, na aplicação de um questionário e uma escala de diagnóstico de presunção da doença, presencialmente, em domicílios escolhidos aleatoriamente. Numa segunda fase, aos inquiridos identificados como tendo diagnóstico suposto desta doença ou que estejam a tomar medicação anti-parkinsónica será proposto a realização de uma consulta com um neurologista para confirmação do diagnóstico, num hospital próximo da residência. “Até à data, não há evidência de quaisquer estudos epidemiológicos de base populacional realizados em território nacional para determinar a prevalência de DPk. Torna-se por isso essencial a implementação de um estudo epidemiológico para o desenvolvimento de estratégias de saúde adaptadas ao real número de doentes”, diz Joaquim Ferreira, neurologista do Hospital de Santa Maria e coordenador científico do estudo.
De acordo com Helena Machado, presidente da APDPk, “este estudo vai permitir ter dados comparativos com os de outros países da Europa. Além disso, é um motivo de grande orgulho para a Associação, que desta forma vai poder estimar com mais rigor o número de pessoas portadoras da Doença e ajudá-las”. Sobre a Doença de Parkinson (DPk): A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, estima-se que cerca de 20 mil portugueses sofrem de Parkinson, embora não existam dados concretos. A APDPk é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPPS) com sede em Lisboa e tem delegações em todo o país. Os seus principais objectivos são a sensibilização para a doença de Parkinson, apoio aos doentes e angariação de meios para intervir junto dos organismos competentes.