sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Alberto Iria homenageado pela Câmara Municipal de Olhão


As comemorações do 1º Centenário do nascimento de Alberto Íria, ilustre olhanense, têm o seu ponto alto no dia 12 de Dezembro, às 16h00, com uma homenagem e a inauguração da exposição bio-bibliográfica “Alberto Iria 1909-2009”, na Biblioteca Municipal de Olhão.
A Câmara Municipal de Olhão assinala no espaço da Biblioteca Municipal o centenário do nascimento de Alberto Íria, um dos seus filhos ilustres, que muito contribuiu para a preservação da memória escrita do Algarve e de Olhão. A sessão contará com a presença da viúva e das suas duas filhas, bem como de algumas personalidades olhanenses que com ele privaram e que darão o seu testemunho vivo da personalidade e da obra de Alberto Íria. Simultaneamente será inaugurada uma exposição ilustrativa da sua vida e obra.
Alberto Íria nasceu em Olhão, em 27 de Dezembro de 2009. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Universidade de Lisboa e habilitado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista de Coimbra, desenvolveu a sua vida profissional na Biblioteca e Arquivo da Assembleia Nacional e, posteriormente, no Arquivo Ultramarino, do qual foi Director ao longo de 30 anos. Para além da sua vasta produção bibliográfica, Alberto Íria foi membro da Academia Portuguesa de Ciências (Secção de Letras) e da Academia Portuguesa da História , cuja Sala de Honra ainda hoje leva o seu nome.
A exposição que homenageia Alberto Íria ficará patente até ao dia 31 de Dezembro de segunda-feira a sábado, das 13h00 às 19h00.