sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

COMITIVA BÚLGARA VISITOU ALBUFEIRA

Projecto educativo trouxe ao concelho 12 professores da Bulgária

O Município acolheu um grupo de professores búlgaros que durante um dia visitou vários equipamentos culturais e educativos do concelho. O objectivo passou pelo intercâmbio de conhecimentos referentes aos actuais métodos de ensino, nomeadamente ao recurso a quadros interactivos.

“Comenius Regio Partnerships – The Magic of the Activ Board –European reality in school” é o nome do projecto responsável pela visita de doze professores da Bulgária ao concelho de Albufeira, no passado dia 25 de Novembro.

Os docentes, provenientes da cidade de Shumen, estiveram no Algarve de 22 a 27 de Novembro, visitando, para além de Albufeira, os concelhos de Faro e São Brás de Alportel.

A comitiva foi recebida nos Paços do Município pelo Vice-Presidente da autarquia e Vereador do Pelouro da Educação, José Carlos Rolo, seguindo-se uma visita a diversos estabelecimentos escolares do concelho e à Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

A Escola EB 2,3 Professora Diamantina Negrão, o Jardim-de-Infância de Olhos de Água, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Vale de Carro e a Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras, foram os equipamentos escolhidos para dar a conhecer à delegação búlgara as condições de ensino existentes no concelho. A visita incluiu também uma passagem pela Biblioteca Lídia Jorge, uma casa de cultura bastante virada para o público estudantil, portadora de um acervo documental apreciável e com múltiplas actividades desenvolvidas.

Esta iniciativa surge no âmbito do projecto “Comenius Regio Partnerships – The Magic of the Activ Board –European reality in school”, coordenado pela Direcção Regional de Educação do Algarve e pelo Regional Inspectorate for Education de Shumen. O Agrupamento de Escolas Professora Diamantina Negrão – Albufeira, a Escola Secundária Belchior Viegas – S. Brás de Alportel, a FRAPAL – Federação Regional das Associações de Pais do Algarve, a “Primary school Panayot Volov”, a “Yoan Ekzarh Balgarski compprehensive school” e a “ICON - company for delivery of communication services” são os parceiros deste programa.

Os objectivos do projecto passam pelo intercâmbio e programação de actividades relacionadas com a utilização dos quadros interactivos e com o desenvolvimento de recursos virtuais que neles possam ser utilizados. Recorde-se que Albufeira tem todas as salas de aula do 1.º ciclo e jardins-de-infância equipadas com quadros interactivos, tornando-se num caso único do país. Paralelamente, o concelho foi pioneiro em matéria de actividades extra-curriculares e nos últimos 7 anos viu serem construídas 57 novas salas de aula de 1º ciclo, 20 salas de jardim-de-infância, 4 novas escolas e ampliado todo o parque escolar existente.