quinta-feira, 29 de julho de 2010

O MELHOR MARISCO NO PALCO DE EXCELÊNCIA QUE É A RIA FORMOSA


FRANCISCO LEAL MOSTRA A QUALIDADE DO MARISCO QUE VAI SER SERVIDO NO FESTIVAL

OS "AMIGOS DO FESTIVAL" CONTINUAM A MARCAR PRESENÇA NO CERTAME COM UM PAVILHÃO PRÓPRIO




O jardim Pescador Olhanense, na baixa da capital da Ria Formosa, volta a ser palco, de 10 a 15 de Agosto, do Festival do Marisco de Olhão, que este ano comemora as bodas de prata, continuando a ser, também por isso, considerado um dos melhores e maiores ventos gastronómicos e musicais do país.
Na apresentação da 25ª edição, ontem á tarde, no salão nobre da autarquia, o edil
olhanense Francisco Leal recordou que o Festival do Marisco de olhão "tornou-se ponto de passagem obrigatório para milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que visitam a região algarvia nesta época do ano", assumindo que "o Festival é parte importanmte de todo um grande programa de eventos que, durante o ano, colocam Olhão entre as cidades mais visitadas da região".
O autarca salientou a oferta dos "melhores bivalves e mariscos da Ria Formosa, confeccionados das mais variadas formas, sempre com a garantia de total qualidade e muita variedade", com o evento a ser um ponto de referência especial na rota turística do Algarve.
Aliás, Vítor Lopes, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, Fesnima, presente na cerimónia de apresentação do Festival, admitiu que este ano, apesar da crise, tal como aconteceu na edição anterior, o certame possa "receber cerca de 60 mil visitantes".
Até porque, ciente das dificuldades financeiras por que passam as famílias, além da "redução dos preços dos ingressos" (ver caixa), a organização anunciou a "criação de um pak familiar, com direito ao ingresso, pão manteigas e bebidas, iniciatíva que minimizará ainda o tradicional incómodo das filas", disse Vitor Lopes, que admitiu a diminuição do orçamento de "750 mil euros gastos no ano passado, para os 620 mil previstos para esta edição", tudo por culpa da crise.
Mas o espectáculo não pára e, além dos mariscos e da doçaria típica da região, todos os dias a partir das 19h30, os visitantes do certame encontrarão muito artesanato local e regional, bem como bazares para adquirirem a tradicional caneca alusiva ao evento, que esta ano tem a cor prata, alusiva aos 25 anos do evento.
Os tradicionais espectáculos, com artistas portugueses e estrangeiros de nomeada (ver programa), são outro ponto de referência do Festival do Marisco de Olhão, uma iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, com a organização da Fesnima.
Outro atractivo do certame, tal como aconteceu o ano passado, será "a tenda Allgarve Gourmet, que traz grandes 'chefs' à cidade cubista e ao evento", sublinhou Francisco Leal, que destacou ainda "o apoio do programa Allgarve'10".

Horário: 19h30-01h30
Preço: €8
Crianças: €3 (dos 7 aos 12 anos)
Até aos 6 anos de idade entrada grátis, desde que acompanhados.

Programa
10/08 – Platinumm ABBA
11/08 – Mickael Carreira
12/08 – Netinho
13/08 – Idolomania
14/08 – Xutos & Pontapés
15/08 – Europe
10/08 – 15/08 – Allgarve Gourmet