domingo, 5 de junho de 2011

5 de Junho- Dia Mundial do Ambiente


A preservação do meio ambiente é uma questão que deve ser encarada, por cada um de nós, com a máxima seriedade. Porque, por muito impercetíveis que alguns possam ser ou parecer, são inúmeros os impactos negativos da nossa vivência no meio ambiente. Cabe-nos por isso a responsabilidade de uma participação ativa na minimização desses efeitos.

Dedicado em 2011 particularmente às florestas, por ser este o Ano Internacional das Florestas, o Dia Mundial do Ambiente deve ser celebrado por isso como incentivo à mobilização das comunidades de todo o Mundo, na preservação deste património indispensável à vida na Terra.

O equilíbrio do nosso Planeta depende largamente deste! mundo verde. Basta pensarmos em questões tão simples como o papel que as florestas desempenham no controlo das alterações climáticas, para tomarmos consciência da ligação que há entre a sua e a nossa existência. Colocar a humanidade em risco destruindo esta inestimável fonte de vida, será, não só o mais insensato, como o mais grave de todos os crimes praticados pelo próprio Homem.
Contribuir para conservar este bem valioso e que deve ser garantido também às gerações futuras, não é difícil. Basta que, cada um de nós previna o risco, adotando hábitos e práticas que garantam a segurança da floresta. Só o respeito pela natureza nos permitirá continuar a usufruir dos muitos benefícios que ela nos proporciona, tanto ao nível económico como social e ambiental.
No Dia Mundial do Ambiente, vale a pena pensar no futuro da flo resta. E se hoje não plantarmos uma árvore, basta que ajudemos a não destruir nenhuma.

Carlos Silva Gomes

Governador Civil de Faro