terça-feira, 3 de agosto de 2010

Tavira e Lagoa: Dois grandes espectáculos - Amália Hoje e Tinariwen




Amália Hoje dão concerto em Tavira
O projecto Amália Hoje regressa ao Algarve para um espectáculo na Fábrica Balsense, em Tavira, no dia 4 de Agosto. Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, dos The Gift, Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça, dos Plaza, vão estar acompanhados de uma orquestra e de um coro de vozes, com quem gravaram em estúdio a versão pop das canções de Amália Rodrigues.
Criado em 2009, o projecto Amália Hoje recriou num álbum com o mesmo nome os fados imortalizados por Amália como "Gaivota", "Foi Deus", "Fado Português", "Nome de Rua" e "Grito". Com cerca de 60 mil unidades vendidas, este trabalho discográfico esteve mais de quarenta semanas no top, tornando-se o álbum mais vendido em Portugal o ano passado.
Ainda em 2009, em Outubro, os quatro elementos deste projecto esgotaram o Coliseu dos Recreios com um concerto que contou com a presença de um coro feminino e da Orquestra Sinfónica da República Checa. O espectáculo ficou registado num DVD, lançado em Maio último, que inclui outros temas como "Com que voz", "Rasga o passado" e "Soledad".
Eventos de música, desporto, arte e gastronomia compõem o programa “Allgarve” que este ano oferece também animação de rua, novo circo e música clássica, num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que inclui um número recorde de cerca de 90 eventos.

Tinariwen levam ritmos touaregues a Lagoa

O promontório de Nossa Senhora da Rocha, em Lagoa, prepara-se para acolher, no dia 5 de Agosto pelas 22h, um espectáculo dos Tinariwen, banda pioneira da música touaregue contemporânea. Integrado no programa «Allgarve», este concerto irá reunir um conjunto de temas que invocam o passado épico das tribos do Sahara, num estilo decisivo para as reivindicações culturais e identitárias da juventude de países como Argélia, Líbia, Nigéria e Burkina Faso.
Os Tinariwen, uma das bandas seleccionadas para actuar na abertura do Mundial de Futebol da África do Sul, foram criados em 1979 por Ibrahim Ag Alhabib, voz e guitarra principais. O estilo musical do grupo - "Tishoumaren" – caracteriza-se pela utilização da guitarra eléctrica, baixo eléctrico e bateria e pela combinação de melodias tradicionais com influências de Bob Marley, Bob Dylan e outros músicos do New Wave marroquino.
As suas canções reflectem a paixão colectiva que fortalece a resistência, as suas poesias transmitem os problemas do exílio, denunciam a repressão no Mali e a sua política de expulsão para a Argélia.
Em 2005, os Tinariwen foram galardoados com o Prémio África da BBC Rádio 3 e, recentemente, receberam também o prémio da revista Uncut para melhor álbum de 2009 – “Imidiwan” – categoria para o qual estavam também nomeados Bob Dylan, Grizzly Bear e Animal Collective, entre outros.
Inserida no Festival Sons do Atlântico, esta actuação é um dos grandes momentos da edição de 2010 do «Allgarve», que conta este ano com um programa mais abrangente, com destaque para a introdução de animação de rua, novo circo e música clássica num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro e que oferece um número recorde de perto dos 90 eventos.
Este programa de valorização turística tem por objectivo reforçar a região algarvia como destino turístico de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.